Seja nas férias ou num feriado prolongado, quem é que não gosta de uma viagem? Tem gente que gosta de viagens curtas, outros já preferem uma programação extensa. Não importa o roteiro, o que vale mesmo é curtir cada momento.
Janeiro é mês de férias e ainda dá tempo de aproveitar. Que tal uma viagem para recarregar as energias e curtir novas experiências? Para tirar o seu planejamento do papel, e se jogar na estrada é importante estar atento.
O Reclame AQUI trouxe o alerta: mesmo nas viagens de férias todo cuidado é pouco. Por isso, se liga nas dicas para não errar no planejamento:

Pesquise a reputação das agências de turismo
Na hora de contratar pacotes de viagens, é importante um olho no destino dos sonhos, e outro na reputação da agência, viu? Não é novidade pra ninguém, mas o barato pode sair caro. Se liga só:
- Evite comprar através de links que chegam por e-mail com promessas de promoções ou até mesmo sorteios, eles podem ser os famosos phishing!
- Na hora de fechar um pacote de viagem, pesquise a reputação da empresa no Reclame AQUI para comprar com confiança.
- Guarde todos os comprovantes de pagamento para evitar problemas futuros.
- Garanta que as reservas estão corretas, e evite dores de cabeça com passagens aéreas ou de ônibus.
O golpe do falso imóvel
Pensou em pegar a estrada e sair por aí sem rumo? Calma! Na prática, é preciso ter um planejamento bem definido. E hospedagem não fica de fora dessa. Reservar com antecedência ajuda a economizar uma boa grana.
Entretanto, é importante lembrar que o golpe “da falsa casa da praia” continua sendo aplicado. Parece até golpe velho, mas tá sempre em alta. Antes de fechar a hospedagem é necessário alguns cuidados:
- Se possível, pesquise com antecedência, evite reservas feitas através de redes sociais.
- De preferências para sites especializados em pacotes de viagens e hospedagens. Neles, é possível ler os comentários de outros hóspedes.
- Antes de concluir a reserva, veja se consegue fazer uma chamada de vídeo com o dono do imóvel para conhecer o lugar.
- Busque o endereço do local no Google maps para saber a localização exata
- Vai fazer o pagamento? Confira se os dados bancários são os mesmos do proprietário da reserva.