O consumidor brasileiro segue sem um dia de paz. Uma nova modalidade de golpe surgiu no pagamento com cartão por aproximação. Nessa modalidade, o pagamento é bloqueado e as vítimas são orientadas a inserir o cartão na máquina. A partir daí, os golpistas conseguem roubar dados das vítimas, levando a um baita prejuízo financeiro.
O pagamento com cartão por aproximação é uma das facilidades das transações financeiras. Uma mão na roda para quem busca por praticidade. É só aproximar o cartão e prontinho! Pagamento concluído sem nem precisar digitar a senha.
Entretanto, a facilidade também aciona o alerta para golpes que já conhecemos. É o caso do golpe que aproxima a máquina perto do bolso inesperadamente e leva embora o dinheiro do consumidor. Mas muita atenção! Veio uma nova modalidade de golpe.
Afinal, por onde acontece esse golpe e como se proteger? Se liga nas dicas que o Reclame AQUI separou:

Como funciona o golpe?
Agora, através de um vírus, os golpistas bloqueiam o pagamento por meio do cartão com aproximação. Com isso, o consumidor precisa inserir a senha do cartão. É aí que os dados são roubados, e eles utilizam as informações para realizar compras fraudulentas.
O que inicialmente parece ser um bloqueio de segurança, na verdade, é uma baita cilada. Tudo começa quando os golpistas se passam por funcionários de uma instituição financeira e entram em contato com o dono do estabelecimento comercial.
A partir daí, eles informam que a maquininha de pagamento precisa de uma atualização e pedem para o dono do estabelecimento comercial acessar um link. Ao clicar no link, o lojista realiza a instalação de um vírus no computador conectado à máquina.
O pagamento por aproximação gera um código único. Caso os dados sejam copiados, eles são inutilizáveis. É por isso que ocorre o bloqueio na primeira tentativa de pagamento. Assim, a vítima é obrigada a inserir o cartão na maquininha e colocar a senha. Os dados são capturados pelos golpistas e não dá outra, é prejuízo na certa!
Como o Reclame AQUI ajuda a resolver seu problema?
Como se prevenir do golpe do cartão por aproximação?
É claro que nem sempre todo bloqueio significa golpe. Entretanto, prevenir é melhor do que remediar. Em casos assim, a melhor opção é realizar uma nova tentativa de pagamento em outra maquininha de cartão. Se o erro persistir, você pode usar dinheiro ou PIX como alternativa de pagamento.
Cuidado redobrado mesmo, vale para o lojista. É importante ter muita cautela ao clicar em qualquer tipo de link. Sempre que possível entrar em contato com a prestadora de serviços, para garantir se existe alguma atualização necessária. Além disso, é sempre bom manter em dia um bom antivírus ativo no computador.
Caiu no golpe, e agora?
Percebeu alguma transação incomum? Realize o bloqueio do cartão o quanto antes. Logo após, entre em contato com o banco ou instituição financeira responsável e solicite o bloqueio da transação.
Não é de hoje que o Reclame AQUI alerta sobre os cuidados ao pagar com cartão por aproximação. É sempre bom lembrar que todo cuidado é pouco. Confira o extrato do banco, e mantenha as notificações de transações ativas. Fique sempre em alerta para identificar compras desconhecidas.