A nova geração modificou a forma de consumir, e isso faz com que diversas áreas ganhem oportunidades de inovar e crescer.

Uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo é o turismo, pois hoje, o consumidor busca experiências que agreguem valor a sua vida e que realizem pequenos ou grandes sonhos.

As viagens que agreguem conhecimento, como intercâmbios, cursos rápidos e até trabalhos ou projetos voluntários crescem cada dia mais nos desejos e planejamentos das pessoas.

Com esse crescimento no setor do turismo, nós conseguimos ver grandes oportunidades de fortalecimento de marca e desenvolvimento no atendimento ao consumidor.

Agências de viagens, companhias aéreas, redes de hotéis, hostels ou locações de casas e muitas outras empresas que se relacionam com o turismo estão investindo em tecnologias que melhorem a experiência do consumidor.

Entre as soluções, temos:

Chat para pequenos conflitos ou dúvidas

No momento de fechar um roteiro, fazer um pagamento ou até mesmo algum cancelamento, é muito complicado para o consumidor entrar em contato via telefone, e-mail ou registrar mensagens em sistemas, sendo que a expectativa para que o que foi comprado dê certo é muito alta e muitas vezes ele precisa de respostas com mais agilidade.

Para alcançar um nível de contato de transparência, confiança e agilidade, as empresas do segmento podem integrar um chat em seus sites e até mesmo no Reclame AQUI.

O Reclame AQUI possui um chat que é o único integrado a página da empresa no RA ou no próprio site da empresa.

Com esse chat, a troca de mensagens ocorre de forma rápida, informal, com trocas de arquivos e fotos, facilitando processos e também possibilita que o consumidor consiga responder o atendente que estará no sistema, pelo seu próprio Whatsapp.

Esse tipo de solução, empodera o atendente que pode encontrar formas mais claras e fáceis de falar com o cliente e também tranquiliza esse consumidor que precisa de soluções ágeis.

Conheça o RA Chat: RA Chat: fale com o consumidor no Reclame AQUI em tempo real!

Canais com avisos e comunicação clara

Falar de forma integrada e clara com o consumidor é muito importante, e isso não deve acontecer apenas nas redes sociais.

Canais que os consumidores acessam para buscar informações sobre a marca e serviços, são muito utilizados para pesquisas e influenciamento no momento de compra dessas pessoas.

Mostrar para o consumidor que você se importa com os problemas, expectativas e sonhos deles, é um passo importante para uma relação transparente.

Como podemos fazer isso?

Sabemos que os consumidores acessam o Reclame AQUI para pesquisar sobre a empresa, além de buscarem a reputação dela, querem ver as reclamações frequentes e se a empresa deu uma solução para o ocorrido ou não.

Por esse e outros motivos, o Reclame AQUI deixa disponível na página de perfil da empresa, alguns espaços para inserir comunicados, fotos de capa, FAQ, produtos ou serviços em destaque e até direcionamentos para sites e outros canais da empresa.

Conheça a RA Brand Page: Da análise de dados aos avisos importantes: por que você deve ter a RA Brand Page?

Análise de dados 

É preciso medir tudo o que acontece em nossos canais.

Os dados coletados não podem ficar parados, é necessário analisar e interpretar para fortalecer o que dá certo e modificar o que não engaja o público de interesse.

Pela RA Brand Page, a empresa consegue ver e analisar os dados de acesso de sua página no Reclame AQUI e também os dados dos principais concorrentes da marca, se tornando uma ótima oportunidade para mapear de forma macro e micro, tudo que se relaciona ao consumidor e ao mercado.

Além do Reclame AQUI, a empresa deve mapear diversas ações que são realizadas, tanto online quanto offline.

Para mapeamento de ações e análise de dados, a empresa deve entender técnicas e adquirir ferramentas que auxiliem nesse processo.

Entre os materiai e ações que podemos mapear, temos: e-mail marketing, redes sociais, banners, cliques no e-commerce, caminho do cliente no site, reclamações feitas, pesquisas e muito mais!

Os dados ajudam tanto no momento de criar uma campanha, quanto nos momentos de criar pacotes, entender roteiros desejados, formas de pagamentos mais utilizadas pelo público, entre muitas outras coisas.

Monitoramento e atendimento em redes sociais

As redes sociais são utilizadas diariamente por grande parte dos consumidores e muitas vezes tornam-se o caminho escolhido para muitos consumidores que estão com dúvidas, precisam resolver conflitos ou até mesmo elogiam e marcam os amigos em publicações que os impactam.

Manter as redes sociais atualizadas e também responder o consumidor resolvendo seu problema, indicando-o para o canal correto ou até mesmo fazendo respostas criativas para responder um elogio é muito importante para a relação entre as duas partes ser transparente e humanizada.

Um atendimento humanizado e personalizado é o que o consumidor busca das marcas, principalmente quando envolve expectativa do consumidor.

Manter as redes sociais sempre respondidas e atualizadas é uma tarefa que precisa de dedicação e muita atenção, mas pode ser otimizada através de ferramentas que fazem o tagueamento dos assuntos, definem prioridades, identificam mensagens duplicadas e que possibilitem o atendimento em todas as redes sociais pela ferramenta.

Conheça o RA Hugme: 7 funções úteis do RA HugMe para sua empresa!

Reviews de consumidores disponíveis para o público

Viagens são muito planejadas e com antecedência, durante o planejamento, os consumidores querem saber como foram as experiências vividas por outras pessoas.

Quanto mais informações e experiências para verificar, o consumidor aumenta seu tempo médio na página da empresa, com mais possibilidades para gerar um maior engajamento do cliente com a marca e potenciais vendas.

Reviews sinceros de consumidores são importantes para criar uma reputação confiável da marca ou produto e também para diminuir trocas e insatisfações.

Conheça a RA Trustvox: Reviews de compras aumentam tempo médio de consumidores em sites de e-commerce

Essas são algumas das ferramentas e ações que as empresas desse segmento podem fazer para melhorar a relação consumidor com a marca, se adequar ao mercado e a nova forma de consumo das pessoas e também priorizar o atendimento humanizado.

Entenda o novo consumidor: Seu atendimento está preparado para o novo consumidor?

Deixe uma resposta