A expectativa era garantir o presente de Natal. A realidade: a compra chegou errada, e agora? Veja o guia de troca do produto na Black Friday 2022
Nessa altura do campeonato, as compras de Black Friday já começaram a chegar. Mas será que as expectativas foram atendidas com sucesso? Ao comprar online, a gente corre alguns riscos. O tamanho, a cor ou a qualidade pode não agradar. Se a compra chegou errada, é dor de cabeça na certa.
O primeiro passo para garantir a troca do produto é ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Afinal, é por lá que são definidas as regras do jogo. Por isso, o Reclame AQUI preparou um guia básico para você entender em quais situações pode solicitar a troca do produto na Black Friday.
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Dicas de troca de um produto:
- Vai comprar em loja física? Para as compras em loja física não há obrigatoriedade em trocar produtos sem defeito. Mas em alguns casos a troca é oferecida como um benefício. Nesses casos, o vendedor precisa cumprir com a promessa. Por isso, é importante se informar com antecedência sobre a política de troca da loja. Além disso, é válido guardar os comprovantes como Nota Fiscal ou etiqueta de troca.
- Compra em loja online? Para compras feitas pela internet, telefone ou catálogos a regra é clara: entra em campo o direito de arrependimento. O consumidor pode solicitar a troca ou a devolução em até 7 dias, sem precisar justificar o motivo. Lembrando que o direito de arrependimento passa a valer a partir do momento que o consumidor está com o produto em mãos. Quer entender como ele funciona? Se liga nessas dicas!
- Produto com defeito? A loja é obrigada a trocar produtos com defeitos ou ainda devolver o valor. Atenção! Aqui passam a valer uns prazos tanto para a loja física, como para a loja online.
Produtos como geladeira, fogão ou celulares são produtos considerados bens duráveis. Nesses casos, o prazo para pedir a troca do produto é de 90 dias. Já produtos como alimentos e bebidas, considerados não duráveis, o prazo para solicitar a troca são de 30 dias.