Todo mundo merece “os mimos pagos” desde que eles façam parte do seu planejamento financeiro. Acontece que com tanta oferta imperdível e indo na onda do “gerente ficou maluco”, só é preciso um empurrãozinho para comprar por impulso. E aquela compra inofensiva, com o precinho lá embaixo, vira uma baita bola de neve.
O que muita gente não conta, é que passado o período de promoções, as dívidas chegam. E as contas fixas também não ficam para trás. É a hora de pagar o IPTU, IPVA, matrícula em escola e realizar a compra de materiais escolares.
Por isso, nessa missão, o Reclame AQUI vai te ajudar a passar pela Black Friday 2022 sem perrengue. Vem com a gente entender como manter o planejamento financeiro em dia para não perder a mão nas compras no final de ano.




Organização financeira: tem como tirar de letra?
A regra número um é entender qual o orçamento disponível para as compras. É importante ter uma visualização geral dos gastos fixos. Além disso, considere o valor que já está comprometido. Lembre-se das dívidas fixas de início de ano, empréstimos, aluguel e faturas de cartão. Nada de gastar muito mais do que se ganha!
Entendeu qual o valor que você tem disponível? Crie um teto de gastos para a Black Friday, e evite extrapolar os valores estabelecidos. Um real a mais ou a menos, vai fazer bastante diferença lá na frente!
A boa e velha lista de compras é a sua melhor amiga!
Está pensando em renovar o guarda-roupa, garantir uma viagem de férias ou comprar aquele tênis maravilhoso que você está namorando há uns dias? Parece tentador, mas pode ser cilada!
As compras não planejadas, comprometem o limite do cartão. E aí você fica num eterno looping: comprar por comprar e pagar dívidas. Por isso, faça escolhas inteligentes. Quer saber como? Pegue essas dicas!
- Crie lista de compras e entenda o que é prioridade
- Aproveite para antecipar as compras de Natal e o material escolar das crianças (se for o caso)
- A geladeira pifou ou a máquina de lavar está com problema? Coloque na lista de prioridades eletrodomésticos e itens essenciais
Dilemas financeiros: cartão de crédito ou pagamento à vista?
O cartão de crédito parece ser uma boa escolha. Ele até traz aquela sensação de alívio no valor total da dívida. Mas será que é bom mesmo? A real é que caso você não pague a fatura, os juros do crédito rotativo são altos. E aí como diz o velho ditado: “o barato sai caro”.
O planejamento financeiro para a Black Friday acontece bem antes dela começar. Ao longo do ano, é legal você criar uma reserva financeira para esses gastos. O pagamento à vista, ainda acaba sendo a melhor opção e você se livra das dívidas futuras.
O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.
Veja também:
Vem aí a Black Friday 2022: Reclamação e pesquisa é no Reclame AQUI
Pagamento com PIX pode bombar na Black Friday, mas é preciso ficar de olho nas lojas duvidosas
A Copa do Mundo começou! Vem ver os produtos mais procurados para a época