A Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo, se aproxima. Para atrair a atenção dos clientes e garantir bons resultados, as empresas precisam criar estratégias para lidar com o aumento no volume de atendimentos — e as possíveis crises geradas. Mas como fazer isso? É esse o tema que vamos abordar nesse texto.
Ao mesmo tempo que a BF garante um aumento significativo para os lucros dos negócios, toda essa movimentação pode gerar problemas ou falhas de comunicação. Sendo assim, para não se alastrar para uma crise maior, devem ser tratadas de forma ágil e eficiente
são pontos que devem ganhar atenção: apostar em uma equipe eficiente, prestar atendimento de qualidade e ter uma boa ferramenta para garantir que todas essas questões sejam tratadas com seriedade e alta resolutividade.
Importante ressaltar que esses fatores são cruciais não só na Black Friday, mas para criar um bom vínculo com o público. Com isso, garante-se um relacionamento cada vez mais próximo e saudável com os consumidores. Esse elo pode ser decisivo para restabelecer a confiança no seu produto ou serviço quando uma crise surgir.
Como identificar o início de uma crise?
O planejamento prévio é essencial para garantir que a empresa esteja monitorando os temas com mais chance de gerar crises para o negócio. E uma das formas mais eficientes de realizar esse processo está na contratação de uma plataforma de social listening. Essa ferramenta é capaz de coletar menções públicas de uma marca e auxiliar no atendimento digital.
Ou seja, com esses dados em mãos, os profissionais da organização têm mais tempo de agir e também aprimorar o monitoramento, incluindo novas palavras-chave e criando regras de pesquisa que identifiquem de forma mais rápida potenciais problemas.
Ferramentas que se integram ao Reclame AQUI, como o módulo Social da plusoft Omni CRM, por exemplo, são excelentes para fazer essa varredura nos perfis públicos das redes sociais e identificar quando uma crise começa a se formar.
Com essa identificação precoce, uma equipe de atendimento é direcionada para resolver as questões dos clientes que possuem alguma queixa ou problema antes mesmo de comprometer a reputação da marca ou a opinião de outros compradores.
Caso a sua plataforma de monitoramento também realize o atendimento aos perfis corporativos da marca — como acontece com o módulo Social da plusoft Omni CRM — também é possível disponibilizar ofertas na Black Friday que podem ser ainda mais assertivas e conquistarem um novo público, direcionando ofertas e promoções ao encontro da lista de desejo dos usuários que já interagem com o seu negócio.

Dicas para aprimorar o atendimento na Black Friday e garantir boas vendas
Um bom atendimento é a chave para o sucesso. Seja para conquistar um melhor relacionamento com o cliente ou solucionar o início de uma crise identificada.
Em uma época como a Black Friday, temos algumas dicas para oferecer uma excelente experiência para o consumidor e elevar as taxas de vendas:
- Tenha um assistente virtual que disponibiliza atendimento 24 horas por dia para resolver dúvidas e serviços simples;
- Ofereça autonomia para o público ao proporcionar autoatendimento;
- Monitore suas redes sociais e execute melhorias nos processos;
- Faça um bom trabalho no pós-venda;
- Prepare os colaboradores para a alta demanda e, se possível, contrate temporários.
Com esses pontos cobertos, as chances de seu negócio passar ileso pela Black Friday só vão crescer!
Caso você queira se aprofundar sobre gerenciamento de crise, esse ebook oferece ainda mais conselhos sobre como atuar da forma correta em momentos sensíveis. Boa leitura!

Texto escrito pela equipe da Plusoft
A Plusoft é uma das maiores empresas de human experience (HX) do Brasil