A maior Black Friday dos últimos anos tem apresentado muitas surpresas boas e novidades, principalmente na internet.
A ferramenta de monitoramento de redes sociais do Reclame AQUI, o HugMe, acompanhou as menções sobre o evento da 0h até as 15h desta sexta-feira, 23, e das 3.780 citações do período, 2.895 são positivas (76%) e 885 negativas (24%).
O volume representa um aumento de 127% com relação ao mesmo horário da quinta-feira, 22, quando o HugMe começou o monitoramento do Twitter. Da 0h às 15h, foram 1.660 menções, sendo 85% positivas e 15% negativas.
Veja o comparativo com o primeiro levantamento AQUI.
“É preciso levar em consideração que o consumidor tem uma grande expectativa pela Black Friday, pesquisa, encontra o produto e bons preços. E quando nossa ferramenta monitorou as menções no Twitter, percebemos que o consumidor, ao comprar, ao ter a experiência de compra efetivamente, pode viver a frustração em algum aspecto, o que pode contribuir para esta queda no índice positivo nas redes sociais”, comentou o diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago.
Fast Food
Outra característica dessa Black Friday nas redes sociais é a menção de marcas de alimentação. Ou seja, os consumidores estão usando as redes sociais para falar das promoções de comida nas redes, sobretudo de fast food.

Tanto que no ranking geral de produtos, o setor domina com 95% de menções positivas, enquanto perfumaria e produtos de beleza ficam em segundo lugar. No top 10 de empresas, o Burger King lidera com 94% de citações positivas. Em seguida estão Mc Donalds com 87% e iFood, 72%.

Além disso, as menções positivas de Twitter relacionadas às marcas de alimentação foram registradas entre 11h e 14h, horários de almoço, quando os consumidores viveram suas experiências de compra das promoções de Black Friday.
Sobem menções no Twitter e reclamações
Assim como nas redes sociais, no Reclame AQUI também houve aumento de reclamações.
Durante a tarde desta sexta-feira, das 12h às 16h, foram registradas, em média, 230 reclamações por hora. Durante a madrugada, por exemplo, a “hora do rush” das reclamações registrou 126 reclamações, da 0h à 1h de sexta-feira. Em 2017, essa média foi de 199 reclamações entre 12h e 16h da sexta-feira de mega ofertas daquele ano.