Os holofotes ficaram divididos entre Copa do Mundo e Black Friday. E dividir essa atenção, foi um desafio até para o consumidor. Para quem apostou em desconto e preço justo, a Black Friday surpreendeu. No ranking de principais problemas do Reclame AQUI, foi difícil driblar velhos conhecidos. Para aquelas que resolveram garantir a camisa da Seleção Brasileira de última hora, deram de cara com o atraso na entrega.
Entre o início da Black Friday, na tarde de quinta-feira (23/11) até a tarde desta segunda-feira (28/11), por volta das 16h, atraso na entrega já era o segundo principal motivo de reclamação, representando 14,18% do volume total. Ficando atrás apenas de propaganda enganosa com 14,4% do volume de reclamações.

Torcedores ansiosos para a chegada da camisa do Brasil
Na estreia do Brasil, teve muito consumidor que deixou para comprar a camisa oficial da Seleção Brasileira perto da estreia. Entretanto, acabou precisando improvisar um novo look com as cores do Brasil, e lidar com a ansiedade da espera.
E esse atraso na entrega não passou despercebido. Acontece que muita loja antecipou os descontos e começou a Black Friday já no início desta semana. Enquanto isso, novas modalidades de frete também passaram a ser ofertadas. Contudo, a entrega rápida não passou de uma promessa, o varejo parece não ter uma estratégia logística definida para atender prazos de entrega quase que instantâneos.
Atenção aos prazos!
- Os cuidados com a entrega, começam a partir do momento que o produto vai para o carrinho. Nessa época do ano, com a alta demanda do setor logístico, desconfie de fretes caros, e prazos curtos. Nem sempre eles são atendidos, conforme a promessa de entrega.
- Escolha empresas que possuem mais de uma modalidade de entrega, e prazos mais flexíveis. Por isso, se você tem urgência com a entrega do produto, antecipe a sua compra.
- Além disso, fique de olho no rastreamento do produto. É por lá que você consegue acompanhar todas as etapas de entrega do seu pedido.
- Guarde todos os comprovantes de compra, até a entrega do produto. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, certo? Pode ser que você precise desses comprovantes caso a entrega atrase ou ocorra algum extravio.
- Na hora da compra, de olho no vendedor viu? Além de conferir a reputação, fique atento se também é um marketplace. Essa dica, a gente já trouxe e não custa lembrar, né?
- O produto atrasou, e agora? Na hora de reclamar, existe responsabilidade solidária entre todos envolvidos, por isso, a reclamação vale tanto para o lojista responsável quanto para a transportadora.
O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022! E durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.
Veja também:
A Black Friday ainda tá rendendo? Veja resumo da data e a expectativa para a Cyber Monday 2022
Jogo do Brasil na Copa esfria as vendas da Black Friday 2022
Já conhece o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI? Vem ver como é simples usar!