A jornada do consumidor para fazer um bom negócio pode virar facilmente o roteiro de um filme. Por exemplo: “O caçador de desconto perdido”, “Desconto no País das maravilhas”, “O senhor dos cupons: a sociedade do frete grátis”, “A fantástica fábrica de cashback”, “50 tons de promoção” e por aí vai.
O fato é que o consumidor virou um “Sniper Americano” em busca de ofertas. Afinal de contas, ele não aceita pagar o preço cheio de nada sem antes investigar se há uma promoção escondida ou um cupom que pode reduzir o impacto no bolso.
Aliás, não é só sobre economizar; é o prazer da conquista. É o momento de compartilhar no grupo da família: “consegui 30% de desconto no tênis novo!” Ou seja: o desconto virou sinônimo de vitória.
Mas olha: apesar dessa busca frenética por preço baixo, não é só isso que o consumidor observa na hora de fechar uma compra, viu? Aliás, para explicar melhor as expectativas do consumidor, preparamos este artigo. Continue a leitura para saber mais!
O impacto da digitalização e da economia no consumo
Não dá para negar que a tecnologia transformou o jeito de consumir. Afinal de contas, hoje, com poucos cliques, o consumidor compara preços, investiga a reputação da marca, assiste e lê reviews e por aí vai. Tudo para decidir se aquela empresa merece sua atenção.
Ao mesmo tempo, mudanças econômicas, como a inflação e o aumento do custo de vida, fizeram com que os consumidores se tornassem ainda mais estratégicos, analisando cada centavo antes de gastar.
Isto é, não basta uma promoção qualquer para atrair a atenção. O cliente está mais exigente e bem informado, buscando não apenas preços baixos, mas também transparência, valor agregado e práticas éticas por parte das marcas.
De toda forma, a sensação de ter um controle maior sobre suas escolhas de compra é, sem dúvida, um dos grandes legados da digitalização. Por outro lado, isso também é um desafio para as empresas.
O resultado é um mercado onde o consumidor tem mais poder do que nunca. Eles não só esperam boas ofertas, como também questionam: “Por que este preço?”; “Essa promoção é real?”; “Essa empresa respeita o meio ambiente e seus funcionários?”
As respostas para essas perguntas podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma marca em tempos de transformação digital e econômica.
Vale a leitura: Pesquisa de reputação e reviews — o escudo antifraude dos consumidores para a Black Friday 2024.
O que os consumidores esperam?
Não é segredo para ninguém que o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos. Naturalmente, as expectativas deles em relação às marcas também mudaram.
Mas, afinal? O que os consumidores querem? Como eles vivem? Do que eles se alimentam? Explicamos a seguir. Olha só!
Desconto para valer
Nada irrita mais o cliente do que uma “promoção” que não é bem o que parece. O famoso “tudo pela metade do dobro” já não passa despercebido. Afinal de contas, o consumidor sabe que os produtos foram inflacionados antes de datas promocionais apenas para simular um desconto.
Conforme já falamos por aqui, os clientes estão mais atentos e informados do que nunca, graças a ferramentas como histórico de preços e comparadores online. Eles sabem exatamente o valor real de um produto e estão prontos para expor práticas duvidosas, seja nas redes sociais ou em plataformas como o Reclame AQUI.
Economia no que é tendência, não no que está encostado
Não adianta colocar em promoção apenas aqueles itens encalhados no estoque, que estão fora de moda ou com pouca utilidade para o consumidor. Os clientes querem ver descontos em itens atuais e relevantes.
Entenda de uma vez por todas: descontos reais e promoções relevantes são, em essência, uma troca justa. Nesse contexto, o consumidor economiza, a empresa vende e ainda ganha a confiança e a lealdade dele.
Criatividade sem limites
Na Black Friday, são milhares de empresas disputando a atenção do consumidor. Nesse contexto, empresas que fazem promoções mais descoladas e criativas podem garantir um destaque.
Além disso, campanhas criativas criam conexões emocionais, geram engajamento e tornam a experiência de compra mais memorável.
Jogo limpo
A honestidade nunca sai de moda. Afinal de contas, os consumidores modernos não se contentam apenas com promessas. Eles esperam dados concretos, informações detalhadas e atitudes que correspondam ao discurso da marca.
Quando há falta de transparência, surgem muitas dúvidas e desconfianças ao longo da jornada. E a gente sabe muito bem que a confiança é um elemento essencial no processo de decisão de compra.
Compromisso com o futuro
Se sua marca ainda não pensou em sustentabilidade ou impacto social, está na hora de repensar. O consumidor atual está de olho em como os produtos são feitos, quem os fabrica e quais causas a empresa apoia.
Lembre-se: o cliente não pensa nem duas vezes antes de trocar uma marca sem propósito por outra que contribua para o bem-estar social ou para a preservação do planeta.
Atendimento que faz a diferença
Um atendimento de qualidade é aquele que vai além do básico. Isto é, em vez de apenas resolver problemas e esclarecer dúvidas, o consumidor valoriza um suporte que busca sempre superar expectativas e garantir boas experiências de compra.
Além disso, existe uma demanda crescente por personalização. Afinal de contas, os usuários desejam ser tratados de maneira única, não como um número ou um pedido genérico.
Personalizar o atendimento, seja chamando o cliente pelo nome, reconhecendo compras passadas ou sugerindo soluções específicas com base em seu histórico, faz toda a diferença.
Confira também: Conecte-se com o cliente em todos os canais! Como fazer uma estratégia omnichannel para e-commerces?
O papel do Reclame AQUI nessa jornada

O Reclame AQUI você já conhece muito bem, não é mesmo? Só para esclarecer, somos um ecossistema completo que reúne os principais conteúdos de opinião gerados pelo consumidor.
A grande questão aqui é que fazer aquela visitinha básica na plataforma já faz parte da jornada do consumidor — seja para resolver problemas, seja para investigar a reputação das marcas.
Devido a toda essa relevância para o cliente, o Reclame AQUI se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas que querem melhorar suas práticas e conquistar confiança. Veja só como a plataforma pode ajudar a sua empresa a atender às expectativas do consumidor moderno:
- Reputação: o Reclame AQUI é uma plataforma de transparência. Por lá, o consumidor pode avaliar a postura das marcas ao lidar reclamações, por consequência, tomar decisões de compra mais informadas. Então, marcar presença na plataforma e oferecer um bom atendimento por lá por resultar em vendas e fidelização;
- Reviews: as avaliações são relatos de consumidores reais a respeito da experiência com determinado produto, serviço ou marca. É um recurso importante para gerar credibilidade e gerar vendas. A RA Reviews entra nesse contexto como uma ferramenta que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Além disso, as avaliações podem ser espelhadas no perfil da marca no Reclame AQUI;
- Feedbacks: cada reclamação ou review é um feedback valioso. Afinal de contas, eles apontam falhas que podem passar despercebidas pela equipe interna. Então, usar o Reclame AQUI de maneira estratégia também é uma forma de identificar oportunidades de melhoria para alinhar suas práticas às expectativas modernas;
- Cupons de desconto: o Reclame AQUI também tem um espaço para as empresas divulgarem cupons de descontos exclusivos. E como os códigos são exibidos em um ambiente seguro, os consumidores tendem a confiar mais.
Por fim…
As expectativas dos consumidores em relação às marcas mudaram. Hoje, ele exige descontos reais, relevantes, campanhas criativas, responsabilidade social, transparência e atendimento de qualidade. Para vender, portanto, você precisa adaptar o seu negócio à nova realidade. De toda forma, o Reclame AQUI é um grande aliado nesse momento porque ajuda a sua marca a atender boa parte dessas demandas.
Interessou-se pelo assunto e quer saber o que mais o Reclame AQUI pode fazer pela sua empresa? Então, leia mais um artigo para conhecer os produtos estratégicos do Reclame AQUI para alavancar a sua marca.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail