blog reclame aqui

Consumidor ainda espera promoções. Quais as chances do varejo em recuperar a Black Friday minguada?

Reclame AQUI monitora o tráfego de interesse dos consumidores nas promoções e analisa o movimento e o impacto no mês de novembro

A Copa do Mundo continua impactando as promoções do varejo. E o consumidor ainda espera promoções. A julgar pela performance da Seleção Brasileira na competição mundial, ainda tem água pra rolar nessa história. De fato, a vida do varejista não foi muito fácil no mês de novembro. E como será daqui a pra frente? O jeito vai ser criar oportunidades.

Nesse último mês que passou, o monitoramento do tráfego de consumidores no site do Reclame AQUI mostra que o interesse dos consumidores em pesquisa e compra na plataforma só não perdeu para o feriado de 15 de novembro. Ou seja, nos demais períodos, houve queda, principalmente em dias de jogos do Brasil, como o Reclame AQUI mostrou durante a Black Friday.

Jogo do Brasil na Copa esfria as vendas da Black Friday 2022

“As visitas dos consumidores ao site Reclame AQUI estão ligadas diretamente ao interesse em comprar. E o que vimos foi uma resposta dos consumidores à Black Friday. E o volume de reclamações corresponde ao número de transações de vendas do varejo e ao volume de problemas. E nos dois casos verificamos redução. Tomara que o Brasil vença a Copa e que de jogo em jogo o humor do consumidor melhore”, analisa o Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves.

Nem a Cyber Monday escapou. Neves acrescenta que “no mês de novembro tudo ia bem até o Brasil jogar”. Até o início da Copa do Mundo, havia um movimento de tráfego favorável ao varejo no site. Com os jogos, o interesse dos brasileiros na promoção foi dividido e, agora, se aguarda uma recuperação.

Jogo do Brasil impactou no interesse dos consumidores em compras, mesmo diante de poucos descontos ofertados pelo varejo

O Reclame AQUI traz um comparativo entre os dois primeiros jogos do Brasil com as primeiras semanas do mês de novembro, com a Black Friday e também com a Cyber Monday para se ter uma ideia do impacto que a Copa do Mundo, mais precisamente os jogos da Seleção Brasileira, teve na atividade do varejo.

Comparativo jogo Brasil x Sérvia x Dias 17 e 18 de novembro

Nesse primeiro comparativo, dos dias 24 e 25 – dias de Black Friday e estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo – com a semana anterior, nos dias 17 e 18 de novembro, verifica-se uma queda brutal de mais de 11% no número de consumidores pesquisando no RA. Neste primeiro jogo foi identificado o maior impacto para o varejo.

O gráfico mostra um início de quinta-feira (24/11) já mais fraco e desaba com a aproximação do horário da partida. Essa recuperação só veio na sexta-feira, e subiu para níveis mais compatíveis com a semana anterior, demonstrando leve recuperação no horário da “xepa da Black Friday.

consumidor-ainda-espera-promoções-1

Comparativo jogo Brasil x Sérvia x Dias 10 e 11 de novembro

Se olharmos em comparação a estreia da Seleção Brasileira na Copa e comparar com o mesmo período, dos dias 24 e 25 com a segunda semana de novembro – dias 10 e 11 -, vemos uma diferença menos significativa, na casa de pouco mais de 3,6%. Então nota-se que o impacto é crescente até o jogo do Brasil que coincidiu com a Black Friday.

consumidor-ainda-espera-promoções-2

Comparativo Dias 10 e 11 de novembro x Dias 17 e 18 de novembro

A próxima comparação envolve também quinta e sexta-feira, mas dois períodos “normais” da primeira e segunda semanas, dias 10 e 11 e dias 17 e 18. Vemos um crescimento de mais de 8% no tráfego, demonstrando que vinha em ascendência.

Podemos concluir então que o tráfego referente a pesquisa feita pelos consumidores ao site do Reclame AQUI vinha numa crescente no mês de novembro, demonstrando aumento no engajamento do consumidor com promoções e seu interesse em compras ofertadas pelas lojas. E que foi derrubado com o início dos jogos do Brasil na Copa e ofertas frustrantes na Black Friday.

consumidor-ainda-espera-promoções-3

Comparativo jogo Brasil x Suíça x Dias 7 e 8 de novembro

Neste gráfico, o comparativo é entre o segundo jogo da Seleção Brasileira, entre Brasil  Suíça dia 28, então a análise envolve dias 28 e 29, segunda e terça-feira, em comparação com dias 7 e 8, mesmos dias da semana, mas início do mês de novembro. Nesse comparativo, o site registrou 2% a menos no volume de tráfego.

consumidor-ainda-espera-promoções-4


Comparativo jogo Brasil x Suíça x Dias 14 e 15 de novembro (feriado)

E quando comparamos o segundo jogo, entre Brasil e Suíça, com os dias que envolvem o feriado, 14 e 15 de novembro, o saldo é positivo de acessos no período, 18%, com boa recuperação no dia seguinte ao jogo

consumidor-ainda-espera-promoções-5

Comparativo jogo Brasil x Suíça x Dias 21 e 22 de novembro

E, para fechar, quando fazemos a comparação do segundo jogo envolvendo os dias 28 e 29 com a semana anterior, os dias de início da Copa do Mundo, 21 e 22 de novembro, a retração no tráfego fica perto de 3%.

consumidor-ainda-espera-promoções-6

Consumidor ainda espera descontos. Quais as chances do varejo em dezembro?

Na semana após a Black Friday, o Instituto Reclame AQUI aplicou uma pesquisa na plataforma para entender o interesse de compra dos consumidores e a busca de ofertas. A consulta aconteceu no dia 29/11 e teve a participação de 1.334 usuários.

Dos consumidores que responderam à pesquisa, 70,5% disseram que não compraram na Black Friday 2022. Destes, 36% afirmaram que já não iam comprar de qualquer jeito e 64% não compraram porque não encontraram uma oportunidade por conta de preço. Ou seja, é um grupo de consumidores ainda à espera de oportunidades e que ainda está garimpando promoções. O consumidor ainda espera promoções na reta final de ano. Para o CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, esse é um público que precisa ser conquistado pelo varejo, um alvo a ser mirado até o Natal.

Quem diria! Na Black Friday, brasileiro se planeja mais nas compras e gasta menos

consumidor-ainda-espera-promoções-pesquisa

Consumidor ainda espera promoções na reta final do ano

“As pessoas estão desistindo de comprar. Mas se tiver alguma promoção interessante do ponto de vista dele, vai investir. E para o varejo, o que sobra? Tentar conquistar esse consumidor que ficou órfão de descontos, porque a Black Friday já ficou pra trás. A saída pode ser gerar mais promoções embaladas pela Copa – a venda de tvs foi beneficiada pela data -, ainda, e mirar no Natal. Vamos torcer pro Brasil ganhar a Copa. Caso contrário, os consumidores farão compras de Natal com uma ressaca daquelas”, finaliza o CEO do Reclame AQUI.

Entre os consumidores que afirmaram que vão em busca de mais ofertas, o maior percentual é para compras em lojas online nacionais. Tv continua sendo um item de alta procura, acompanhado de smartphones e produtos de linha branca, eletroeletrônicos, eletroportáteis. Então, se existe procura, porque tem interesse. Não é à toa que o consumidor ainda espera promoções atraentes, ou estão à espera de um milagre dos descontos onde querem, e nos 45 minutos do segundo tempo.

Já conhece o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI? Vem ver como é simples usar!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: