A reputação online influencia a decisão de compra dos consumidores. Saiba como construir o indicador de confiança da sua marca ⭐
Não importa o tamanho do seu negócio, as estratégias precisam envolver a opinião do consumidor. Ainda mais empoderados de informações, os consumidores que pesquisam online antes de comprar precisam encontrar confiança para tomar a decisão de compra.
E claro, a tomada de decisão é influenciada pela opinião de outros consumidores. Isso porque na pesquisa online, os comentários, avaliações e opiniões antecipam as experiências, além de validar as suposições que o seu consumidor tem sobre a marca.
Recapitulando
No último conteúdo, nós conversamos sobre a importância da reputação digital no fortalecimento da sua marca. Não dá para deixar o consumidor de fora dessa conversa, ele é o protagonista dessa construção! Para crescer a reputação, é preciso apostar em proporcionar boas experiências. Perdeu o conteúdo e quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe AQUI 💚
Agora, chegou a hora de crescer o indicador de confiança da sua empresa e alcançar novas oportunidades de negócio. Vem descobrir com o blog Reclame AQUI como construir a reputação online da sua marca. Saiba mais:
O Blog RA preparou uma série de conteúdos para ajudar seu negócio a gerar confiança e trilhar um caminho reputacional de sucesso. Vem descobrir tudo sobre reputação com o Reclame AQUI!
A trilha reputacional começa AQUI: estratégias para construir a reputação online
Encarando a opinião do consumidor
Você acompanha o que os consumidores dizem da sua marca e o mais importante, em quais canais eles expressam essa opinião? É preciso conversar com o consumidor onde ele está. Não importa se é um review na loja online, um comentário nas redes sociais ou uma reclamação no Reclame AQUI, é importante estar disponível para dialogar e assumir a responsabilidade pela solução do problema.
Transformando problemas em oportunidades
Cada conversa com o consumidor traz insights valiosos sobre a empresa, desde qualidade do produto, melhorias no atendimento ou sugestões de posicionamento da marca. É sempre importante lembrar que a opinião do consumidor tem riqueza de dados. Cada vez que a empresa se empenha em ouvir o cliente, ela está mais perto de garantir a satisfação e o fortalecimento do relacionamento.
Leia também: Não tenha medo da opinião do consumidor! Use as avaliações para evoluir o seu negócio
Excelência no atendimento é tudo
Todo consumidor valoriza o bom atendimento. É no atendimento que o consumidor sabe se os valores da empresa estão alinhados com o que ela propaga, com a reputação e a experiência prometidas. Por isso, o atendimento deve reforçar como a sua marca quer ser vista pelo consumidor. Quer entregar o melhor atendimento? Fica a dica: Aposte em atender bem como você gostaria de ser atendido.
A experiência precisa estar na estratégia e no coração da empresa
Você já sabe a importância de uma experiência. Mas, não custa lembrar, o consumidor precisa viver uma boa experiência do início ao fim: desde o momento em que ele fecha a compra até quando surge um problema.
Aliás, quando os problemas surgem a experiência precisa ser tão boa quanto o momento da compra. Por isso, é preciso acompanhar a solução ainda mais de perto. Dessa forma, você garante que o consumidor vai lembrar da sua marca, e principalmente do seu atendimento.
Leia também: Sua marca pensa em Experiência do Cliente na hora de atender?
A reputação faz parte da história da sua marca
A conversa com o consumidor ajuda na manutenção da confiança. Ou seja, a reputação é uma estratégia de gerenciamento de crise. A reputação reflete o grau de compromisso da empresa quando as coisas não vão tão bem assim. Quanto melhor a reputação, maiores são as chances da empresa se recuperar em momentos de crise.
Aliás, você sabia que é possível encontrar em um único lugar todos os valores consolidados sobre a reputação de uma marca? Esse lugar existe, e não é tão difícil assim encontrá-lo, o Reclame AQUI reúne os principais indicadores para o consumidor realizar compras seguras.
Quer entender como o seu índice no Reclame AQUI afeta a percepção do consumidor? No próximo conteúdo da série, nós te contamos! 😉
Esse conteúdo faz parte de uma série especial sobre Reputação no Reclame AQUI.
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