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Construindo uma marca do zero: a importância da reputação no sucesso da sua empresa

Construindo uma marca do zero: a importância da reputação no sucesso da sua empresa

Construindo uma marca do zero: a importância da reputação no sucesso da sua empresa

Você sabe o que os consumidores dizem da sua marca por aí? Descubra a importância de impulsionar a reputação a favor do seu negócio 🚀

Em meio a tantas opções, você já parou para pensar qual é o grande diferencial do seu negócio no mercado? Se a sua empresa ainda não tem uma reputação online consolidada, talvez você esteja perdendo tempo e dinheiro.  

Marcar presença digital e se manter ativo na jornada do consumidor são grandes diferenciais competitivos de uma marca. É aí que entra em jogo a reputação online, um dos atributos mais importantes do seu negócio, construída a partir da opinião do consumidor. Aliás, você já sabe a importância de uma boa reputação?

O Blog RA preparou uma série de conteúdos para ajudar seu negócio a gerar confiança e trilhar um caminho reputacional de sucesso. Vem descobrir tudo sobre reputação com o Reclame AQUI!

O consumidor é o protagonista da reputação

Os consumidores são os grandes protagonistas da reputação. Afinal, a reputação está atrelada à percepção das pessoas sobre a qualidade do produto, às experiências proporcionadas no atendimento, o posicionamento ético, o compromisso com a satisfação do cliente e muitos outros fatores.

Nesse contexto, os consumidores dizem se os valores propagados são reais e o nível de confiança de uma empresa, determinando se a reputação é boa ou ruim. Por isso, para ganhar visibilidade e confiança é necessário fazer valer as boas experiências que sua marca vende.

Leia AQUI: Cliente fiel: como conquistar um consumidor?

A soma das experiências 

A opinião do consumidor sobre uma experiência tem poder sobre a reputação da marca. Nas redes sociais, os problemas ganham grandes dimensões, e quase que em tempo real, uma experiência negativa é vista por milhares de outras pessoas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box para entender os hábitos e comportamentos dos consumidores brasileiros:

  • 60% dos consumidores indicam ou elogiam publicamente as marcas que oferecem uma boa experiência; 
  • 52% deixaram de comprar quando amigos ou familiares tiveram uma experiência ruim com a marca.

Dessa forma, quanto melhor a experiência proporcionada ao consumidor, maiores são as chances dele sair satisfeito de uma compra, falar bem da marca nas redes sociais ou recomendar o produto para um amigo. 

O impacto desse boca a boca garante maior credibilidade, visibilidade, gera confiança e fortalece a imagem da marca, entre diversos outros benefícios. Além disso, a opinião fortalece positivamente a reputação do negócio. 

Leia também: Full Journey: como é a nova jornada do consumidor?

Quem não é visto não é lembrado

Já deu para notar que a reputação online é o grande diferencial competitivo na internet. Isso porque quando as pessoas compartilham experiências boas sobre a sua empresa, maiores são as chances de garantir confiança, crescer a reputação e atrair novos clientes. 

Com uma boa reputação, as marcas conseguem se manter ativas na memória e no dia a dia do consumidor, ganhando ainda mais relevância na jornada de compra.  Afinal, a marca passa a ser considerada pelas boas experiências que ela proporciona. 

Ainda não sabe como destacar a reputação do seu negócio e nem por onde começar? O Blog RA já adianta, não é preciso ir muito longe, é possível trazer a voz do cliente para estratégia reputacional da empresa.  No próximo conteúdo dessa série, a gente te conta. Fica ligado!  💚

Esse conteúdo faz parte de um especial sobre Reputação no Reclame AQUI.
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