Você sabe o que os consumidores dizem da sua marca por aí? Descubra a importância de impulsionar a reputação a favor do seu negócio 🚀
Em meio a tantas opções, você já parou para pensar qual é o grande diferencial do seu negócio no mercado? Se a sua empresa ainda não tem uma reputação online consolidada, talvez você esteja perdendo tempo e dinheiro.
Marcar presença digital e se manter ativo na jornada do consumidor são grandes diferenciais competitivos de uma marca. É aí que entra em jogo a reputação online, um dos atributos mais importantes do seu negócio, construída a partir da opinião do consumidor. Aliás, você já sabe a importância de uma boa reputação?
O Blog RA preparou uma série de conteúdos para ajudar seu negócio a gerar confiança e trilhar um caminho reputacional de sucesso. Vem descobrir tudo sobre reputação com o Reclame AQUI!
O consumidor é o protagonista da reputação
Os consumidores são os grandes protagonistas da reputação. Afinal, a reputação está atrelada à percepção das pessoas sobre a qualidade do produto, às experiências proporcionadas no atendimento, o posicionamento ético, o compromisso com a satisfação do cliente e muitos outros fatores.
Nesse contexto, os consumidores dizem se os valores propagados são reais e o nível de confiança de uma empresa, determinando se a reputação é boa ou ruim. Por isso, para ganhar visibilidade e confiança é necessário fazer valer as boas experiências que sua marca vende.
Leia AQUI: Cliente fiel: como conquistar um consumidor?
A soma das experiências
A opinião do consumidor sobre uma experiência tem poder sobre a reputação da marca. Nas redes sociais, os problemas ganham grandes dimensões, e quase que em tempo real, uma experiência negativa é vista por milhares de outras pessoas.
- 60% dos consumidores indicam ou elogiam publicamente as marcas que oferecem uma boa experiência;
- 52% deixaram de comprar quando amigos ou familiares tiveram uma experiência ruim com a marca.
Dessa forma, quanto melhor a experiência proporcionada ao consumidor, maiores são as chances dele sair satisfeito de uma compra, falar bem da marca nas redes sociais ou recomendar o produto para um amigo.
O impacto desse boca a boca garante maior credibilidade, visibilidade, gera confiança e fortalece a imagem da marca, entre diversos outros benefícios. Além disso, a opinião fortalece positivamente a reputação do negócio.
Leia também: Full Journey: como é a nova jornada do consumidor?
Quem não é visto não é lembrado
Já deu para notar que a reputação online é o grande diferencial competitivo na internet. Isso porque quando as pessoas compartilham experiências boas sobre a sua empresa, maiores são as chances de garantir confiança, crescer a reputação e atrair novos clientes.
Com uma boa reputação, as marcas conseguem se manter ativas na memória e no dia a dia do consumidor, ganhando ainda mais relevância na jornada de compra. Afinal, a marca passa a ser considerada pelas boas experiências que ela proporciona.
Ainda não sabe como destacar a reputação do seu negócio e nem por onde começar? O Blog RA já adianta, não é preciso ir muito longe, é possível trazer a voz do cliente para estratégia reputacional da empresa. No próximo conteúdo dessa série, a gente te conta. Fica ligado! 💚
Esse conteúdo faz parte de um especial sobre Reputação no Reclame AQUI.
Curtiu? Compartilhe e ajude outras empresas a trilhar uma jornada de sucesso.