A gente sabe que antes de comprar, pesquisa é a palavra chave. E por isso, o Reclame AQUI está com você em todos os momentos da sua jornada de compra contribuindo com informações que te ajudam a entender melhor se uma empresa realmente é comprometida com o atendimento ao consumidor.
Mas não é só na reputação da empresa que você precisa ficar de olho. É muito importante saber se as empresas respondem o Reclame AQUI, pesquisar sobre qual a experiência de outros consumidores com a marca, se os problemas estão sendo resolvidos e como os consumidores têm avaliado o atendimento recebido.
Os indicadores disponíveis na página te ajudam muito nisso, a identificar se uma empresa está realmente comprometida com o consumidor na plataforma do Reclame AQUI. Com informações assim, torna sua compra muito mais segura e a pesquisa sobre reputação muito mais simples. Quer saber como eles funcionam? Veja só:

Entenda como é definida a reputação das empresas no Reclame AQUI
Na hora da pesquisa saiba identificar se a empresa é comprometida com o atendimento
- Reclamações Respondidas:
Esse indicador nos mostra qual a porcentagem de reclamações respondidas pela empresa no Reclame AQUI. Com ele, é possível saber se todas as reclamações recebidas foram respondidas.
Além disso, esse índice é muito importante para entendermos quais são as empresas que não respondem o consumidor no Reclame AQUI. Se a empresa tem menos de 50% das reclamações respondidas, automaticamente, ela fica com a reputação como “Não Recomendada”.
- Voltaria a fazer negócio
Muitas vezes, a gente tem um problema solucionado. Só que ele gerou tanta dor de cabeça para ser resolvido que a probabilidade de fechar comprar com a marca de novo é muito baixa porque tivemos uma experiência não tão legal.
É justamente a experiência dos consumidores com a marca que reflete esse indicador. Com ele, a gente consegue entender como está o nível de satisfação do cliente com a sua empresa.
- Índice de solução
É através desse indicador que a gente pode entender se a empresa está resolvendo os problemas.
Acontece que sempre que o consumidor avalia uma reclamação, ele deve informar se houve ou não a resolução do problema. E a partir daí, esse indicador mostra se os problemas que originaram as reclamações dos consumidores foram, de fato, resolvidos.
4. Nota do consumidor
A nota do consumidor reflete sobre como foi o atendimento prestado pela marca, e aí fica muito mais fácil saber como os consumidores avaliam de forma geral o atendimento recebido.
Muitas vezes, o consumidor teve um baita problemão, mas o atendimento prestado pela empresa foi tão rápido e eficiente que ele acaba avaliando com uma nota positiva, contribuindo para que outros consumidores também confiem na marca.
A importância de fazer a avaliação das suas reclamações
Pesquisando com transparência e confiança
São esses indicadores que ajudam o Reclame AQUI a calcular a reputação das empresas em nosso site, possibilitam que as informações reputacionais da empresa sejam muito mais claras para todos os consumidores que estão pesquisando em nossa plataforma, aumentando a confiança deles com as marcas.
Por isso, sempre que postar uma reclamação em nosso site, não deixe de avaliar a reclamação, contribuindo para que outros consumidores saibam sobre a sua experiência e também ajudando a nutrir as informações reputacionais das marcas.
3 comentários »
Excelente ferramenta que irei usar, isso pela total confiança e credibilidade que tenho com o RA.
Olá à todos os colaboradores do Reclame Aqui, venho aqui parabenizá-los pelo ótimo trabalho de cada um de vocês ou seja, todos vocês estão de parabéns, fizeram e estão fazendo à diferença sociedade e na vida dás pessoas de bem, obrigado “Reclame Aqui”, atenciosamente cliente consumidor Hotmart, PerfecPay, Eduzz, PayT, etc…etc…!
Boa tarde !
Acho excelente esse trabalho, assim temos facilidade e confiança em buscar empresas que nos oferece produtos e serviços.