Classificação da reputação depende da qualidade do serviço prestado pelas empresas cadastradas no Reclame AQUI
É claro que a gente AMA ver empresas com reputação incrível no Reclame AQUI: isso significa que são empresas que respeitam o consumidor, se comprometendo a resolver os problemas que surgem com muita transparência, cuidado e principalmente, eficiência.
Mas, é aquilo: tudo pode acontecer, inclusive, empresas que já foram campeãs do Prêmio Reclame AQUI, com reputação de dar inveja, deixarem de ficar bem na opinião do público e que passaram a apresentar Reputação Ruim.
Por isso, a resposta é SIM (infelizmente né?!), uma empresa pode sair de uma reputação incrível para uma reputação ruim. Isso pode acontecer, principalmente, por conta da qualidade do atendimento.
Quando a empresa apresenta problemas que afetam diretamente sua relação com o consumidor, impactando a qualidade do serviço prestado e baixa resolução dos problemas registrados, a tendência é que os consumidores passem a avaliar mal a atuação dela.
E mesmo que a empresa continue respondendo a todas as reclamações recebidas no Reclame AQUI, se a solução dada não for eficiente e não resolver o que está acontecendo com o consumidor, a sua avaliação tende a ser baixa (avaliação dada pelo próprio consumidor, lembra?). E somado aos índices de solução, a nota provavelmente irá cair.
Caso uma marca, que já tenha tido uma reputação “RA1000”, “Ótimo” ou “Bom” e de repente se encontra com reputação “Ruim”, o conselho do Reclame AQUI é: procure empresas com serviços similares e que estejam com a reputação em dia para fechar o seu negócio.
Pesquise sempre a reputação. É como a gente sempre diz: quanto melhor a reputação, maiores as chances dessa empresa solucionar seu problema caso aconteça.
Dessa forma você evita passar por um problemão com empresas que não estão conseguindo resolver as insatisfações dos seus clientes.
Reputação pode mudar
Apesar das reputações poderem variar de acordo com o atendimento prestado por determinada marca, é importante lembrar que a empresa também deve estudar e analisar a fase mais difícil que está enfrentando e rever as suas responsabilidades perante os consumidores.
Dessa forma, poderá investir em estratégias e soluções que voltarão a resolver os problemas registrados, podendo reverter o seu índice de solução e consequentemente, as avaliações recebidas dos seus clientes.
Por isso, fica a dica: mesmo que uma marca esteja com uma reputação ruim em algum momento de sua história no Reclame AQUI, não deixe de verificar a sua evolução de reputação com o tempo, pois as avaliações podem mudar se a marca novamente se comprometer com o consumidor.
Leia também: RA1000: Confira as empresas que conquistaram o selo em abril