Ao nos aproximarmos do fim da Black Friday, uma nova pesquisa do Reclame AQUI mostra que o consumidor se planejou mais e evitou gastar muito dinheiro. No levantamento colhido das 18h às 20h45 desta sexta-feira (25) com 1.001 visitantes do site do Reclame AQUI, é possível perceber que a maioria das pessoas adquiriu itens de tíquete mais baixo.
Ao serem perguntados sobre o que adquiriram na Black Friday, os campeões de compras foram eletroeletrônicos (aparelhos de som, videogames, etc.), com 13,7%. Em seguida, vêm roupas e calçados, com 12,7%. Enquanto na primeira categoria é possível encontrar alguns itens de fato mais caros, as vestimentas, somadas a outros grupos de produtos, puxaram o valor médio de gasto para baixo.
Isso é comprovado quando vemos que 20,3% das pessoas gastaram até R$ 100, e 21,3% despenderam entre R$ 100 e R$ 300 em suas compras de Black Friday. Por outro lado, a próxima faixa de preço com mais respostas dos entrevistados foi entre R$ 1.000 e R$ 2.000, com 17,5%. Este salto é representativo justamente daqueles que compraram eletroeletrônicos de tíquete alto, com outros produtos mais caros.
Dá para perceber, então, que uma boa parcela dos consumidores foi controlada nos gastos de Black Friday. Este comportamento é reforçado quando vemos que 52,8% das pessoas responderam que compraram exatamente apenas o que planejavam. Já 18,9% disseram que compraram totalmente por impulso, e 28,3% afirmaram que tanto compraram sem refletir, como adquiriram produtos planejados.
Os dados da pesquisa sobre forma de pagamento ajudam a mostrar que de fato o brasileiro parece ter reservado algum dinheiro para as compras nesta Black Friday. O levantamento mostra que 24,6% fizeram compras à vista no PIX, 11,6% no boleto e 5,2% em dinheiro. O que pode indicar que houve um controle para evitar o endividamento pelo pagamento parcelado. No fim, 58,6%% usaram o cartão de crédito.
Por outro lado, a maioria, 40,2%, confessa que só voltaria a comprar mais se encontrasse algo que valesse realmente a pena. Outra grande parte dos respondentes, 39,6%, vão se ater ao planejamento acham que compraram o suficiente.
Todos esses dados podem mostrar um comportamento de compra mais responsável do brasileiro na Black Friday. Porém, ao mesmo, uma baixa oferta de grandes descontos em produtos mais caros. Isso fez as pessoas gastarem mais em itens de baixo valor.
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