As promoções de Black Friday no Brasil costumam começar dias antes da sexta-feira, e em 2022 não foi diferente. Para entender se o consumidor já estava se antecipando e garantindo suas compras, o Reclame AQUI realizou uma pesquisa nesta quinta-feira (25). O levantamento foi aplicado entre as 18h30 e 20h com 1.012 visitantes do site de reclamações. E pelo visto, o jogo do Brasil e a Copa do Mundo distraíram o consumidor nesta pré-Black Friday.
Dos entrevistados, 44,1% afirmaram que ainda não fizeram compras, apesar de pretenderem buscar algum produto ainda. Isso pode ser um retrato de como a atenção do público estava dividida com a partida da Seleção que ocorreu na tarde de quinta. Assim, somente 22,5% já compraram, enquanto 33,4% não compraram e nem pretendem.
Entre a parcela que ainda pretende fazer compras nesta Black Friday, as três categorias de produtos mais buscados são clássicos de vendas da data. Esse movimento de intenção de compra já se relaciona com as reclamações recebidas até esta quinta sobre Black Friday no Reclame AQUI.
Segundo a pesquisa, os itens mais buscados são eletrodomésticos e eletroportáteis, com 12,3%. No Reclame AQUI, eletroeletrônicos é a 4ª categoria com mais reclamações até 22h de quinta-feira. Em seguida, roupas e calçados são buscados por 11,4%, sendo que moda feminina já é a primeira categoria mais reclamada no RA. Em terceiro lugar nas intenções de compras estão smartphones, com 10,1%, que é a 2ª categoria com mais reclamações no momento em nosso site.
Já é possível também perceber uma decepção do consumidor com os descontos. A Black Friday brasileira costuma ter uma fama de promoções pouco empolgantes, em comparação com sua versão original americana. Por isso, muitos se frustram todo ano com as oportunidades oferecidas pelos varejistas. Diante disso, 34% disseram que esperavam mais das promoções. Outros 32,4% afirmaram que em suas buscas não encontraram bons descontos.
Resta agora ver se na sexta-feira o cenário será melhor para o consumidor e se isso mudará sua percepção sobre a data.
Leita também:
Consumidores denunciam sites falsos que se passam pela Magalu na Black Friday
