Guia de e-commerce – Tudo sobre o comércio eletrônico e dicas
Nos últimos anos o comércio eletrônico ganhou ainda mais espaço no mercado. Aproveite esse crescimento e veja nosso Guia do E-commerce com dicas para sua marca!
Nos últimos anos o comércio eletrônico ganhou ainda mais espaço no mercado. Aproveite esse crescimento e veja nosso Guia do E-commerce com dicas para sua marca!
Fazer compras pela internet já virou hábito entre os consumidores. A prova disso é que, em 2021, o comércio eletrônico bateu recorde de faturamento: R$ 161 bilhões.
O montante representa um crescimento de 26,9% se comparado ao ano de 2020. Então, de olho no crescimento do setor, muita gente pensa em empreender online. É aí que entra o guia do e-commerce.
Afinal de contas, para ter uma loja virtual de sucesso, — ou qualquer outro tipo de negócio —, é necessário fazer um bom planejamento. Nesse contexto, é importante considerar: estoque, logística, atendimento ao cliente, plataformas de vendas, soluções de pagamento, segurança digital, design, usabilidade, arquitetura da informação, acessibilidade e por aí vai.
Se você pensa em abrir um e-commerce ou procura soluções para otimizar os resultados da sua empresa, chegou ao lugar certo. Nós do blog Reclame AQUI preparamos um guia do e-commerce com várias dicas legais para ter uma loja virtual de sucesso. Confira!
Um e-commerce — ou comércio eletrônico — é uma empresa que faz transações comerciais pela internet. O processo de compra e venda é mais ou menos assim: o consumidor entra em uma página da web própria da empresa; visualiza os produtos ou serviços disponíveis; adiciona os itens de desejo no carrinho; escolhe uma forma de pagamento; e finaliza o pedido. Tudo isso de forma online.
Quem nasceu em meio às tecnologias não consegue nem imaginar a vida sem compras pela internet, mas nem sempre foi assim. A verdade é que as negociações comerciais feitas pelos meios digitais se misturam com a história da internet, que surgiu entre 1960 e 1970. É claro que, naquela época, não eram e-commerces propriamente ditos, mas podemos considerá-los como embriões, sabe?
No entanto, o primeiro comércio eletrônico mesmo só nasceu em 1994: o NetMarket. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a empresa foi pioneira ao fazer transações online com pagamento via cartão de crédito. E o produto vendido foi um CD do cantor britânico Sting.
No mesmo ano surgiu a Amazon e no ano seguinte o eBay. Já no Brasil, a moda pegou apenas em 1996 com a Booknet, uma livraria virtual. A empresa existe até hoje, mas agora é conhecida como Submarino.
E-commerces e marketplaces são plataformas de vendas online. Todavia, os negócios atuam de formas diferentes.
Enquanto o e-commerce tem uma plataforma exclusiva para comercializar os produtos da loja, o marketplace atua com estrutura compartilhada para diversos sellers. Isto é, o marketplace é uma espécie de shopping virtual que reúne vários lojistas.
Abrir um e-commerce próprio exige um investimento mais robusto por causa dos custos com desenvolvimento da plataforma, meios de pagamento, marketing, entre outros.
Por outro lado, ao vender por meio de um marketplace, o processo é facilitado porque basta cadastrar os produtos na plataforma escolhida com o ecossistema todo pronto. O problema é que existe uma menor flexibilização para campanhas de marketing, layout da página, promoções personalizadas, entre outros. Além disso, é necessário pagar uma porcentagem das vendas para a plataforma.
Fizemos um resumão com prós e contras dos dois tipos de vendas online para deixar claro que não existe uma plataforma melhor que a outra. Escolher entre trabalhar com e-commerce ou marketplace depende dos objetivos macro do negócio.
Pensou bem e decidiu que o melhor para você é abrir um e-commerce? Apesar de não ser muito complicado, o processo exige uma dedicação que vai além de estoque e plataforma de vendas. Afinal de contas, existem outros aspectos importantes que interferem na qualidade dos serviços. Veja, a seguir, um passo a passo para começar o seu e-commerce.
As pesquisas de mercado são fundamentais para certificar-se de que o terreno está favorável para o seu ramo de atuação, sabe? Sem esse estudo prévio, fica difícil saber se existe demanda para o seu produto, se os consumidores estão dispostos a pagar pelo valor cobrado, quais são as preferências de consumo, quem são suas correntes etc.
Sendo assim, faça uma pesquisa de mercado com o objetivo de reunir dados relevantes para nortear as estratégias, como:
Planejar significa pensar lá na frente e criar estratégias para atingir os objetivos almejados. No entanto, não basta imaginar o futuro e deixar os desejos no campo dos sonhos. No mundo dos negócios, é necessário elaborar um planejamento estratégico, que envolve processos sistêmicos para alcançar o sucesso do negócio. Veja algumas etapas importantes para elaboração do documento:
A plataforma de e-commerce é responsável pelo layout, usabilidade, responsividade, segurança, entre outros aspectos do comércio eletrônico. Como isso tem um forte peso na experiência do usuário e nas vendas, é fundamental pesquisar bastante para investir em ferramentas de qualidade.
Nesse contexto, você tem duas opções: investir no desenvolvimento de um e-commerce do zero, ou assinar um plano com empresas especializadas. A assinatura costuma ser interessante porque você pega a plataforma pronta e apenas customiza de acordo com identidade visual e necessidades do seu e-commerce.
Atire a primeira pedra quem nunca desistiu de uma compra online porque o frete estava mais caro que o próprio produto. De fato, valor do frete e prazo de entrega estão entre os fatores que influenciam as vendas no e-commerce.
Sendo assim, estude as melhores formas de envio e invista em tecnologias de logística para otimizar o processo. Vale até pensar em montar centros de distribuição em regiões estratégicas para tornar o frete mais acessível e agilizar as entregas.
Uma coisa não dá para negar: as compras pela internet são mais autônomas por natureza. Na maioria das vezes, o consumidor recebe o produto no conforto de sua casa sem precisar falar com um único funcionário da empresa.
Apesar de toda essa liberdade, o e-commerce precisa oferecer canais de atendimento para esclarecer dúvidas, auxiliar o consumidor na jornada de compra e até resolver problemas. É por isso que é importante estruturar um SAC e oferecer atendimento em diversos pontos de contato como e-mail, redes sociais, telefone, Reclame AQUI e por aí vai.
Prontinho! Depois de cuidar de todos esses detalhes, o seu e-commerce estará bem estruturado para começar a funcionar. No entanto, agora vem mais uma questão essencial: atrair consumidores e converter vendas. É sobre isso que vamos falar a seguir.
Não adianta ter um e-commerce bem-estruturado sem consumidores para comprar nele, concorda? Pois bem, depois de preparar o negócio nos mínimos detalhes, é necessário investir em ações para atrair consumidores, converter vendas e fidelizar. Vamos dar algumas dicas a seguir. Confira!
As ações de marketing digital servem para gerar valor para o e-commerce e despertar o desejo de consumo pelos produtos ou serviços à venda. Dessa forma, é possível atrair clientes e vender. Nesse contexto, vale apostar em:
De acordo com uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI, 94% dos consumidores não compram de empresas com má reputação no mercado. E não é difícil imaginar o motivo: ninguém quer fazer negócios com empresas sem credibilidade e correr o risco de não receber, não é mesmo?
Construir uma boa imagem é fundamental para transmitir confiança ao consumidor e fechar vendas. Anote aí algumas recomendações para manter uma boa reputação:
Vale lembrar que até mesmo as reclamações são oportunidades para melhorar a reputação da marca. Até porque todos os e-commerces podem cometer erros algumas vezes. No entanto, o que diferencia uma empresa da outra é a forma que ela age diante das crises. É possível até fidelizar após situações desagradáveis. Então, vale a pena pensar nisso!
O espaço de reviews e avaliações serve para os consumidores compartilharem suas experiências. E olha: os clientes leem esses comentários antes de tomar uma decisão de compra, viu?
É por isso que a estratégia é interessante para atrair compradores e converter vendas. Entenda melhor quais são os benefícios de divulgar reviews:
Apesar disso, o simples fato de ter reviews não é suficiente. As avaliações precisam ser dadas por clientes reais e que, de fato, tiveram experiências com a loja ou produto em questão, combinado?
Investir em plataformas que coletam reviews verdadeiros, como a RA Trustvox, portanto, é essencial. Dessa forma, é possível garantir transparência ao processo e agregar confiança para a marca.
As datas comemorativas apresentam oportunidades para alavancar as vendas. Basta olhar para Black Friday para entender melhor. Em 2021, por exemplo, a data movimentou R$ 4,2 bilhões.
E existem diversos outros eventos comemorativos que podem ser aproveitados para criar ações temáticas com promoções e brindes personalizados. Veja alguns exemplos:
Lembre-se: para ter sucesso com as ações, é necessário planejar tudo com antecedência. Dessa forma, sua empresa consegue bons preços com os fornecedores e garante promoções atrativas aos consumidores. Se deixar tudo para última hora, você pode ficar sem estoque para suprir o aumento da demanda.
Além disso, muitas vezes, é necessário reforçar a equipe para dar conta do recado. Essa preparação é fundamental para evitar transtornos na experiência do cliente que podem manchar a reputação da empresa.
Viu só? O guia do e-commerce apresenta vários passos importantes para garantir sucesso nas vendas pela internet. Nesse contexto, um dos pontos mais importantes é a reputação da empresa. Afinal de contas, isso contribui para atração de compradores e para a conversão em vendas.