blog reclame aqui

Em breve, chega o fim do cadeado do Google: Saiba como reconhecer um site falso

Em maio, o Google anunciou mudanças importantes sobre o cadeado na barra de endereço. Para reforçar os padrões de segurança do navegador, o cadeado será substituído por um ícone de “ajustes”

Quando essa mudança acontece?

A substituição de ícone do cadeado está prevista para acontecer no Chrome 117, em setembro de 2023. 

Sendo assim, as conexões por HTTPS passam a ser um padrão de segurança do navegador. E claro, o uso do cadeado passa a não ser mais associado a credibilidade do site.  

O novo ícone de configurações, possui informações de segurança e controle de informações, de forma mais acessível. 

Lembrando que sempre que a conexão de um site não contemplar os padrões de segurança do navegador, o Google continua alertando os usuários.

Compras online mais seguras: dicas para evitar cair em fraudes

Entenda a mudança:

Um site com HTTPS, é confiável para compras?

De acordo com o Google, o ícone do cadeado sinaliza quando uma conexão é segura e protegida por HTTPS.

Isso significa que o site possui o protocolo SSL e usa uma conexão criptografada, para proteger o envio de informações como senhas, dados bancários e preenchimento de dados pessoais. Dessa forma, essas informações não podem ser acessadas por terceiros

Entretanto, com o aumento de páginas que utilizam o HTTPS, o cadeado já não é um indicador para reconhecer sites fraudulentos.

Dessa forma, a presença do cadeado pode causar confusão, já que alguns consumidores entendem que ele autentica a credibilidade da página.

Fica o alerta! Mesmo os sites fraudulentos que não são idôneos e não passam confiança,  também podem obter o certificado e exibir o ícone do cadeado.

Sendo assim, é importante encontrar novas alternativas para reconhecer um site seguro durante as compras online. 

Como saber se a empresa é confiável? Pesquise no Reclame AQUI

Saiba como reconhecer site seguro
Veja as dicas que o Reclame AQUI separou

Como reconhecer um site falso para comprar online?  Se liga nas dicas!

Se você também utiliza o cadeado do Google como um indicador para reconhecer um site confiável, é importante lembrar que mesmo os sites fraudulentos podem conter esse ícone. Ao comprar online, é preciso ter um olhar atento. Se liga nas dicas que o Reclame AQUI separou:

Na maioria das vezes, um site fraudulento pode ter o mesmo layout, comunicação e as mesmas imagens de uma marca conhecida.  

De todo modo, é comum que esses sites façam alterações na URL, por exemplo, troca de letras por números ou camuflagem de caracteres. Por isso, o pulo do gato está em reconhecer detalhes que não podem passar despercebidos. Verifique com muita cautela se existem alterações suspeitas na URL do site.

Vale lembrar que essa mesma dica também é válida para e-mails. Esses sites se aproveitam de “promoções imperdíveis” que acabam em poucos minutos, fazendo com que o consumidor ative o senso de urgência e clique no link. Viu um link suspeito? Evite clicar!

Além disso, você também pode contar com o Detector de Site Confiável do Reclame AQUI. Ele te ajuda a reconhecer um site legítimo, falso ou suspeito com base em uma análise da URL e de dados de registros do site. 

E falando em Reclame AQUI, se tem uma coisa que não pode ficar de fora é olhar a reputação da empresa, ela te ajuda a comprar com confiança e segurança. Sem contar que na página de uma empresa no RA você encontra informações como a URL do site, o CNPJ, endereço e canais de contato.

Com essas informações em mãos, você consegue saber se a empresa existe mesmo, e ficar longe de armadilhas online. 

Fontes: Blog Chromiu / Terra

precisa reclamar?

Deixe uma resposta

%d