blog reclame aqui

Compras online mais seguras: dicas para evitar cair em fraudes

Fazer compras online é uma prática cada vez mais comum e, felizmente, cair em golpes de lojas virtuais falsas é um fenômeno cada vez mais raro. Afinal de contas, os mecanismos de proteção estão cada vez mais robustos e os próprios internautas já têm mais experiência para fugir de roubadas e realizar suas compras online mais seguras.

Ainda assim, não é uma boa ideia baixar a guarda completamente. Golpes e fraudes no comércio eletrônico ainda existem, por isso, ter em mente algumas dicas fundamentais é muito importante para o consumidor evitar prejuízos e outros problemas — especialmente nesta época do ano, próxima da Black Friday e das compras de Natal.

É exatamente para isso que estamos aqui. Nesse artigo, vamos passar por alguns dos principais elementos aos quais você precisa prestar atenção para se certificar de que está fazendo um negócio legítimo. Definitivamente, sua segurança sempre deve ficar em primeiro lugar, não é mesmo?

Como saber se um site é seguro?

Existem alguns sinais básicos que você pode procurar para checar a segurança (ou falta dela) de um determinado site. Confira abaixo:

Possui Certificado de Segurança?

Para início de conversa, é importante checar se a loja virtual em questão possui um certificado digital de segurança válido.

Basicamente falando, os chamados certificados SSL (Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes Seguros) ou TLS (Transport Layer Security, ou Segurança da Camada de Transporte) são responsáveis por adicionar uma camada de criptografia à comunicação entre os servidores do site e o seu navegador.

Em outras palavras, sem o SSL/TLS, sua navegação acaba ficando muito mais exposta, uma vez que um invasor em qualquer ponto dessa comunicação poderá capturar dados sensíveis seus, como senhas e números de cartão de crédito.

Ao incorporar um certificado SSL/TLS, o protocolo HTTP — responsável por toda transmissão de dados na internet — transforma-se em HTTPS. O “S” no final é de “segurança”.

Se quiser entender um pouco mais sobre o que é certificado SSL e sua importância para os usuários, não deixe de ler este artigo no blog da Hostinger.

Ter selos de segurança não garante que o site que você está visitando é 100% seguro, mas já é uma boa indicação de que os responsáveis por aquela página estão empenhados em tornar a sua navegação mais protegida e privada.

A esse ponto, você deve estar se perguntando como identificar se um determinado site tem um certificado de segurança válido. É bem simples: qualquer navegador moderno exibe um ícone de cadeado na barra de endereços caso a página aberta esteja protegida por um protocolo SSL/TLS. Veja, abaixo, exemplos nos navegadores Chrome e Safari:

Compras online mais seguras: Exemplos de páginas protegidas por um protocolo SSL/TLS
Exemplos de páginas protegidas por um protocolo SSL/TLS

Ao clicar no ícone do cadeado, você poderá obter mais informações sobre o certificado de segurança daquele site, caso deseje.

O domínio do site tem o mesmo nome da marca?

Essa é uma dica importante para garantir que você está realizando compras online mais seguras.

Muitos sites mal-intencionados tentam se passar por páginas legítimas, de boa reputação, para atrair consumidores incautos ou desatentos. Além de copiar todo o layout e linguagem do site original, muitas vezes o golpe também envolve obter um domínio que seja o mais próximo possível do endereço original, para confundir os visitantes.

Por isso, para compras online mais seguras, é sempre importante verificar na barra de endereço do seu navegador se a URL do site que você está visitando tem o mesmo nome da marca ou da loja virtual.

Alguns golpistas podem registrar domínios muito próximos do endereço legítimo, como “amerlcanas.com” no lugar de “americanas.com” (note que o “i” foi substituído por um “L” minúsculo) ou “amazcn.com” no lugar de “amazon.com”. Portanto, muita atenção.

Existem alguns serviços que podem te ajudar na verificação de domínios. No Posso Confiar, por exemplo, basta colar a URL do site que você deseja verificar para saber a reputação dele. A página mantém um grande banco de dados que separa sites legítimos de fraudes e golpes digitais, informando caso você esteja em uma página mal-intencionada.

Ah! Essa dica também vale para os e-mails que chegam na sua caixa de entrada. Ao receber um e-mail de promoções, ofertas ou descontos das lojas online que você costuma visitar, sempre cheque se o endereço do remetente bate com a URL do site em questão. Caso negativo, pode ser que você esteja se deparando com uma fraude.

Leia também: Fraudadores usam sites fakes de grandes lojas para enganar consumidores

Compras online mais seguras: como o navegador indicou?

Outra boa ideia ao verificar a reputação de um site é tirar proveito dos recursos do navegador que você utiliza. Isso porque, a cada nova versão, os navegadores incorporam novas tecnologias e funcionalidades pensadas para detectar possíveis fraudes e ameaças de segurança.

Uma das mais comuns tem a ver justamente com os certificados SSL/TLS. Hoje, quase todos os navegadores chamam a atenção do usuário caso o site aberto não tenha um certificado do tipo, geralmente com um aviso do tipo “Não Seguro”. No caso do Chrome, por exemplo, a barra de endereços fica assim:

Compras online mais seguras: Veja como é o aviso de um site não seguro na barra do Chrome
Veja como é o aviso de um site não seguro na barra do Chrome

Em casos mais extremos, de sites que já estão em bancos de dados como páginas que disseminam malware ou cometem fraudes, os navegadores podem exibir avisos mais chamativos. No Chrome, por exemplo, o carregamento da página pode ser bloqueado e substituído por este aviso:

Compras online mais seguras: Entenda como é um aviso mais chamativo do Chrome
Entenda como é um aviso mais chamativo do Chrome

Você ainda pode, caso queira, ignorar o aviso de segurança e acessar o site em questão — mas tenha em mente que estará entrando em uma zona provavelmente insegura.

Preste atenção nesses detalhes para fazer compras online mais seguras

Acima, nós demos três dicas de caráter técnico para averiguar a reputação e a possível segurança de um site. Entretanto, existem também algumas informações que você pode investigar. Dessa maneira, você vai ter uma ideia ainda melhor sobre a segurança do site, para realizar compras online mais seguras.

Os dados da empresa estão visíveis?

Por exemplo: é sempre uma boa ideia verificar se os dados da empresa estão visíveis em alguma página da loja virtual em questão. Geralmente, comércios eletrônicos legítimos se preocupam em exibir esses dados com algum destaque, justamente para transmitir ao consumidor uma maior sensação de segurança.

Você pode procurar as informações básicas da empresa — como CNPJ, endereço, razão social e inscrição estadual — no rodapé do site ou em subpáginas como “Sobre” ou “Quem Somos”. Dessa forma, se esses dados não estiverem visíveis em nenhum local do site, desconfie. Com certeza existem lugares melhores para realizar suas compras online mais seguras.

Verifique a Situação Cadastral do CNPJ

Por outro lado, se os dados estiverem disponíveis, um bom segundo passo é verificar a situação cadastral do CNPJ da empresa. Isso pode ser feito no site da Receita Federal, e mostra se a Pessoa Jurídica em questão é legítima e está em situação regular.

Verifique os dados de contato

Certifique-se de que a loja virtual oferece canais de contato com o cliente e divulga esses canais com algum destaque em seu site. De preferência, tente estabelecer contato com a loja antes de fazer a compra. Assim, você consegue verificar se o atendimento existe mesmo e é feito por um ser humano real, em vez de um robô.

Leia a Política de Uso

E-commerces confiáveis sempre têm uma seção ou página de Política de Uso ou Política de Privacidade. Nele, a empresa descreve a forma como faz negócios, o que inclui formas de pagamento, métodos de frete, políticas de troca, informações sobre como a empresa processa/armazena os seus dados e muito mais.

Sendo assim, verifique se as lojas com a qual você pretende fazer compras online mais seguras dispõe de uma área do tipo e leia as informações nela contidas. Se notar algum elemento estranho, mal redigido ou que desrespeite o Código de Defesa do Consumidor, é uma boa ideia acender o instinto de alerta.

Desconfie de ofertas milagrosas

Em síntese, aqui vale o velho ditado popular: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Se você está buscando um produto que custa, em média, R$ 1 mil e uma determinada loja está oferecendo o mesmo item por apenas R$ 400, é ainda mais importante pesquisar sobre a reputação da empresa.

Isso não quer dizer que qualquer oferta ou desconto significativo é um indicativo de fraude. Todavia, sites mal-intencionados costumam apelar para o imediatismo do consumidor — pense em alertas do tipo “esta oferta vai durar pouco”, cronômetros ou elementos parecidos — para incentivar compras impulsivas e sem pesquisa.

Para compras online mais seguras, analise a qualidade do site

Confira com cuidado todos os elementos do site. Ou seja, os textos são escritos corretamente, sem erros ou sinais de tradução automática? As imagens dos produtos são carregadas corretamente? O layout é exibido da forma correta, sem quebras ou elementos fora do lugar? O tempo de carregamento e a estabilidade da página são bons?

Embora textos, imagens e sites de qualidade não sejam garantias de uma loja virtual confiável, é fato que empresas sérias investem recursos para garantir ao consumidor uma impressão de profissionalismo, justamente para evitar desconfianças. Portanto, atenção a esses detalhes!

Pesquise sobre a empresa no Reclame AQUI

Por fim, faça como os mais de 30 milhões de consumidores cadastrados: para compras online mais seguras, não deixe de pesquisar a reputação da empresa no Reclame AQUI. São mais de 360 mil empresas cadastradas na plataforma. Então, as chances de você encontrar por aqui a marca com a qual quer fazer negócios é muito grande.

Ao checar a reputação de uma empresa no Reclame AQUI, você poderá rapidamente perceber possíveis fraudes e lojas não confiáveis para realizar suas compras online mais seguras. Mas as vantagens da plataforma vão além disso: analisando as opiniões e reclamações de outras pessoas, você poderá ter uma ideia da experiência oferecida ao consumidor pela empresa em questão e evitar marcas que não prezam por uma boa relação com os seus clientes.

Conclusão para você de fato realizar compras online mais seguras

Pronto! Agora você já tem uma boa coleção de dicas para checar a procedência e a reputação de um site que você não conhece. Por fim, vamos passar pelos passos principais dos tópicos acima:

  1. Certifique-se de que o site em questão tem um certificado de segurança SSL/TLS.
  2. Verifique se o domínio do site tem o mesmo nome da loja/marca, sem letras visualmente semelhantes ou outros possíveis disfarces.
  3. Tire proveito dos recursos do seu navegador e preste atenção a possíveis alertas de site inseguro.
  4. Veja se a loja virtual exibe seus dados básicos, como CNPJ e endereço, no site.
  5. Verifique a situação cadastral do CNPJ da loja.
  6. Confira se a loja oferece canais de contato e exibe esses dados com destaque. Cheque se o atendimento é feito por pessoas reais e dispostas a ajudar.
  7. Leia a política de uso da loja para entender como ela processa os seus dados e lida com pagamentos e trocas.
  8. Desconfie de ofertas milagrosas.
  9. Analise a qualidade do site, prestando atenção na redação de textos e no layout das páginas.
  10. Use o Reclame AQUI para checar a reputação da loja, evitar cair em golpes e se certificar de que a empresa em questão preza por uma boa relação com você, cliente.

Boas compras!


Bruno Santana

Autor: Bruno Santana

Jornalista da área de cultura, entusiasta de cinema, tecnologia e gatos. Redator de conteúdo da Hostinger, plataforma de hospedagem de sites, registro de domínio e tudo o que você precisa para colocar o seu site no ar.

Deixe uma resposta

%d