Empresas dão dicas de estratégias do Prêmio Reclame AQUI para se manter no radar de confiança do cliente e garantir o lugar no pódio da premiação
Quem achou que participar do Prêmio Reclame AQUI era moleza, se enganou! Essa semana rolou a entrega do Prêmio Reclame AQUI 2022. E, meus amigos, que evento! Foi uma noite com muitas vitórias, e, também, muita música boa com Michel Teló.
E nada melhor do que começar essa quinta-feira com um #tbt muito mais que especial. No RA Trust 2022, o Reclame AQUI trouxe Americanas – Loja Online, Leroy Merlin e Ultrafarma. Todas figuram entre as grandes finalistas e compartilham as estratégias do Prêmio Reclame AQUI para que se mantenham no pódio. Vamos relembrar?
Apesar da premiação acontecer só em dezembro, o trabalho para essa conquista começa muito antes. As estratégias do Prêmio Reclame AQUI são o motor para alavancar a vitória e trazer as empresas participantes para o pódio.
Fazer parte da premiação não é para qualquer um. Nessa disputa, entram apenas empresas que já conquistaram a confiança do consumidor. Elas trabalham diariamente para firmar os laços de confiança. E para isso, é preciso mão na massa e trabalho redobrado.

Prêmio Reclame AQUI: como conquistar o troféu?
No bate papo, Felipe Paniago CMO do Reclame AQUI, conversou com Karla Cristine dos Santos, Diretora de Experiência e Atendimento ao Cliente da Leroy Merlin , Junior Souza, Gerente de Relacionamento com os Clientes na Ultrafarma e Priscila Ferreira, Gerente de Operações na Americanas.
O primeiro passo para uma boa estratégia do Prêmio Reclame AQUI, é lembrar que as empresas são feitas por pessoas. E quem conta isso, é a Karla. De acordo com ela, é preciso colocar as pessoas no centro da estratégia, os clientes, analistas e todos os envolvidos. As pessoas precisam se sentir únicas para trazer resultados efetivos. Uma baita dica, né?
A Ultrafarma ainda complementou a dica, acrescentando a importância de conhecer o seu consumidor em todos os detalhes. Para Júnior, a principal estratégia está em antecipar ações para que a solução de um problema chegue o quanto antes. O consumidor precisa estar preparado para todas as ações da marca.
Veja também: RA Trust XP 2022 mostrou o que é preciso para proporcionar o MELHOR atendimento ao consumidor
Os impactos das ações do atendimento na confiança do consumidor
Não é de hoje que a gente sabe, no Reclame AQUI os consumidores pesquisam pela marca antes de fechar negócio. O laço de confiança começa a ser construído antes mesmo de fechar a compra.
Já deu para perceber que uma reclamação pode trazer impactos positivos e negativos para a marca. A grande provocação é: o que fazer para que as reclamações sejam uma oportunidade de trazer uma nota positiva?
Priscila, gerente de operações da Americanas, contou que a velocidade no atendimento é essencial. Ela ainda reforçou o Manifesto do Reclame AQUI: o cliente não quer ser encantado, ele quer ter o problema resolvido e sair do atendimento satisfeito.
De acordo com ela, é importante fazer tudo que está ao alcance da marca, responder uma mensagem privada, entender as reclamações que ainda não foram avaliadas como uma oportunidade e ter a gestão 100% ao lado da operação.

Os resultados além da vitória
Ganhar é bom, e figurar no pódio é melhor ainda. Não é a primeira vez que essas empresas participam. E elas sabem que os resultados vão além do troféu de ouro. A Karla, ainda compartilhou os frutos da vitória:
“Receber o Prêmio é o esperado, as pessoas se dedicam e trabalham. Automaticamente você tem uma reputação que vai abrir portas. Então, hoje o cliente está mais online e pesquisa muito mais na hora de fazer um negócio. E isso, sem sombra de dúvidas, fortalece a confiança na marca.”
A fórmula dos campeões
Estar entre as empresas indicadas ajuda a fortalecer a imagem institucional da marca. E para isso é essencial agarrar todas as oportunidades de votação. Todo mundo pode votar e ninguém pode ficar de fora dessa.
Mas você já sabe, a premiação é resultado de um trabalho intenso de atendimento. É preciso que as pessoas estejam por dentro do processo, de ponta a ponta. Gostaram das dicas: venha aqui compartilhar com a gente o que você tem feito para alcançar esse pódio! Quais são as grandes estratégias para conquistar a confiança do seu consumidor?