Índice

Para consumidores

1 – Vai congelar a aba da reputação ou as reclamações?

2 – O que é a aba de reputação da empresa e por que ela vai ser congelada?

3 – Por quanto tempo a aba de reputação da empresa vai ser congelada?

4 – Por que não estou conseguindo avaliar a minha reclamação?

5 – Eu quero reclamar de uma empresa! Como eu faço?

Para empresas

– Mas o que é esse congelamento das Abas?

– Por quanto tempo irá durar o congelamento das abas?

Minha reputação então nunca terá alteração?

– Além da aba de reputação, o tempo de resposta também será congelado?

– Corro risco de perder meu Selo RA1000?

– O conteúdo das novas reclamações ficarão disponíveis publicamente?

– Quando acabar o congelamento, todas as reclamações serão computadas?

– Será mudada alguma regra em relação a como as empresas respondem as reclamações?

– Então eu não preciso mais responder as reclamações?

– A apresentação das abas no HugMe também será congelada?*

Para consumidores

1 – Vai congelar a aba da reputação ou as reclamações?

Somente a aba da reputação será congelada para as empresas que assim desejarem. As reclamações seguem normalmente para as empresas. Não tem alteração na publicação da reclamação ou na resposta das empresas.

2 – O que é a aba de reputação da empresa e por que ela vai ser congelada?

A reputação das empresas é calculada com base nas avaliações dos consumidores. Clique aqui para saber mais.

Somente serão congeladas as abas de 6 meses (01/09/2019 – 29/02/2020) e 12 meses (01/03/2019 – 29/02/2020) no período da pandemia. Esse congelamento não vai interferir nas respostas das empresas.

A medida visa ajudar as empresas durante a crise do Coronavírus. Como a crise se estendeu no último mês, muitas empresas podem ter tido seu atendimento impactado.

Porém a reputação segue normal na aba geral e para empresas que não optaram pelo congelamento de suas abas de reputação.

3 – Por quanto tempo a aba de reputação da empresa vai ser congelada?

Por enquanto, o congelamento da aba de reputação vai se estender por tempo indeterminado.

4 – Por que não estou conseguindo avaliar a minha reclamação?

Durante a pandemia, os consumidores podem avaliar a reclamação assim que a empresa publicar uma resposta.

Após isso, basta acessar a opção de avaliar pelo e-mail que receber ou acessar a sua conta do Reclame AQUI.

5 – Eu quero reclamar de uma empresa! Como eu faço?

Para publicar a sua reclamação, primeiro, entre em sua conta do Reclame AQUI, clicando aqui. Se não tiver conta no Reclame AQUI, clique aqui.

Depois que entrar em sua conta, basta digitar o nome da empresa que você quer reclamar nesta página aqui.

Assim que você publicar a reclamação, a empresa recebe o conteúdo para começar o atendimento. Vale lembrar que, dentro da sua conta do Reclame AQUI, é possível visualizar as suas reclamações. Além disso, você também pode fazer uma réplica ou avaliar o atendimento.

Para empresas

O Reclame AQUI entende o impacto que exerce no mercado através de seu sistema de reputação e ,especialmente neste momento de pandemia da COVID-19, tem sido procurado intensamente por consumidores procurando atendimento para solução de seus problemas.

Já é claro que está extremamente difícil para as empresas manterem operações regulares de atendimento e até mesmo entenderem como e quando conseguirão resolver suas demandas com seus clientes, dada a situação caótica em que o mercado se encontra, com operações de transferência de pessoas para trabalho domiciliar, determinação de fechamento de estabelecimentos, proibições de viagens e tantas outros fatores operacionais.

Mais: Coronavírus: o que muda na rotina das empresas?

Sensível a tudo isso, o Reclame AQUI está tomando medidas para preservar a reputação das marcas, dando mais tempo para que as empresas regularizem suas operações e encontrem tais soluções, ser alienar o direito dos consumidores apresentarem suas insatisfações e buscarem soluções.

Entendemos que todas as reclamações postadas no site Reclame AQUI a partir de 1° de março de 2020 não devam impactar momentaneamente a reputação das marcas, uma vez que dado todo o já exposto, não estariam representando a realidade do compromisso destas marcas com seus clientes.

Assim, resolvermos Congelar as ABAS de Reputação de 6 e 12 meses

Mas o que é esse congelamento das Abas?

Todo dia 1° de cada mês, as abas de 6 e 12 meses tem seu período de cálculo alterado adicionando o último mês vigente.

Ou seja, a reputação que hoje é calculada entre Setembro de 2019 até Fevereiro de 2020, seria atualizada no dia 1° de Abril entre Outubro de 2019 até Março de 2020.

Exemplo de visualização no Reclame AQUI

O congelamento será interromper essa atualização natural do período de reputação que ocorre todos os meses, para que as empresas não sejam impactadas neste momento tão difícil.

Durante o congelamento de abas, o período calculado será sempre entre 01/09/2019 até 29/02/2020.

Faça parte: Reclame AQUI cria campanha #NegocieENaoCancele

Por quanto tempo irá durar o congelamento das abas?

O Congelamento das Abas de Reputação se estenderá por tempo indeterminado. 

Minha reputação então nunca terá alteração?

Com o congelamento, qualquer reclamação que sofra uma alteração de status no período calculado (Avaliação, Desativação ou Moderação) será contabilizada normalmente e poderá mudar os indicadores apresentados em até 24 horas, que é o prazo padrão de atualização do site.

Novas reclamações postadas não vão influenciar enquanto a aba de reputação estiver congelada.

Além da aba de reputação, o tempo de resposta também será congelado?

O tempo de resposta respeita as regras previstas no período da aba de reputação de 6 meses, portanto, também será congelado, mas poderá sofrer alterações com os dados das reclamações que ainda estão sendo computadas.

Conheça: Pacote de ajuda Reclame AQUI

Corro risco de perder meu Selo RA1000?

Caso a empresa não alcance os indicadores dentro do período calculado durante o Congelamento da Aba de Reputação, o Selo ficará indisponível.

O conteúdo das novas reclamações ficarão disponíveis publicamente?

Sim, apenas não serão computadas durante o congelamento.

Quando acabar o congelamento, todas as reclamações serão computadas?

Estaremos constantemente acompanhando o cenário para definirmos como será o retorno do funcionamento da aba de reputação.

Avisaremos as empresas com antecedência sobre a decisão e como será o processo.

Será mudada alguma regra em relação a como as empresas respondem as reclamações?

No Reclame AQUI, caso a publicação da reclamação ultrapasse 30 dias sem resposta da empresa que responde as queixas no Reclame AQUI, o consumidor poderá fazer a sua avaliação, mesmo sem o posicionamento da reclamada.

Devido o cenário atual, estamos removendo esta regra e o consumidor apenas poderá avaliar uma reclamação caso a empresa tenha respondido.

Então eu não preciso mais responder as reclamações?

Este processo é para garantirmos que a empresa terá o tempo necessário para buscar a solução para o seu consumidor, mas a resposta pública continua sendo de extrema importância no Reclame AQUI!

A apresentação das abas no HugMe também será congelada?*

Não, apenas na visualização do perfil da empresa no site Reclame AQUI. Quem possui a ferramenta HugMe poderá visualizar normalmente as atualizações.

*O congelamento é obrigatório?*
Não. Embora todas as empresas inicialmente serão congeladas, caso alguma prefira que o período de sua aba seja contabilizado normalmente, é só mandar um e-mail para nosso time.
*Mas Atenção!* A empresa que optar por não participar do congelamento, fica impedida de ser congelada novamente.

O Reclame AQUI está adotando algumas medidas pensando em como podemos ajudar às empresas nesse período de crise. Caso você tenha mais alguma dúvida, pode nos enviar um e-mail pelo acoescorona@reclameaqui.com.br

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86 comentários »

    • Olá, Lucy! Tudo bem?

      Obrigado por comentar em nossa publicação.

      O congelamento das reputações visa não prejudicar as empresas durante a crise, ficando a reputação delas a mesma nos períodos de 6 e 12 meses. Porém, no período Geral, os indicadores continuam computando todos os dias. Essa medida levou em conta diversos fatores que podem não estar no controle das empresas durante a pandemia.

      De qualquer forma, as empresas que estão no Reclame AQUI seguem respondendo normalmente as reclamações. Então, se você tiver algum problema com uma empresa, não deixe de publicar no site.

      Vale lembrar que o Reclame AQUI sempre orienta as marcas a fazerem o melhor atendimento.

      Além disso, a sua avaliação é muito importante para que outros consumidores consigam analisar o atendimento das marcas. Por isso, se entender que o atendimento que a empresa prestou para você foi ótimo ou ruim, por favor, não deixe publicar a sua avaliação.

      Conte sempre com o Reclame AQUI para ser o seu canal com as empresas!

      • Isso não é justo com o consumidor, pagamos pelo produto, esperamos, vence o prazo e não recebemos o produto, só a conta, enfim, acabou a minha credibilidade com vcs aqui do reclame aqui, pois tem gente se aproveitando justamente do momento d crise, e vcs estão apoiando com essa atitude d “congelamento” . Tenho vergonha d ser brasileira!

      • Vergonha. Estou sendo lesado pela empresa sorte online em R$158,00 reais e vi que nesse período diversas pessoas também estão. Acho melhor vocês fecharem o site pois não estão contribuindo em nada. Total decepção com o reclame,aqui. Vocês já foram um site sério e de referência para o consumidores. Nota zero para vocês.

      • Péssimo esse congelamento. Tem empresas, como exemplo a Loja Vizzo, que nao esta entregando seus produtos desde antes da pandemia, lesando inúmeros consumidores e a reputação dela esta regular. Quem olha o site de primeira, acha que a loja é confiável e não é. Eles estão, inclusive, desaparecidos!

      • Olá, Não era para terem feito o descongelamento depois do dia 01/06? Pois várias empresas ainda estão com os dados congelados.

    • Concordo, pois o canal agora perde sua função. Basta verificar quantas respostas foram dadas no período em questão.
      Sugiro em respeito aos consumidores, retirarem o site do ar então…

    • Concordo plenamente, Lucy.
      Falta de respeito com o consumidor proteger apenas as empresas. mesmo que estejam erradas.

    • Exato! Protegem as empresas e deixam os consumidores às cegas…
      Uma empresa séria será honesta quanto as mudanças no prazo de envio/entrega, disponibilidade de estoque, etc. Na minha opinião essa decisão só deixará o consumidor ainda mais vulnerável à propagandas enganosas e oportunismos.

    • Que absurdo! Quer dizer que as empresas, como a DECOLAR, que deveria ter se preparado para a pandemia, que não cumpre seus compromissos, que empurra para os consumidores o ônus da crise ficará com a sua “reputação” congelada sabe-se lá por qual acordo com o Reclame Aqui? Ora, a DECOLAR é uma empresa que intermédia passagens aérea, dentre outros serviços e sabia muito bem, por ter como lucro o contato com variáveis internacionais, que a Pandemia chegaria ao Brasil! Fosse ela uma pequena empresa, seria compreensível, não uma empresa desse porte! Completamente injusto é muito suspeito! Basta ver que as “congeladas” estão se valendo desse expediente e pouco ligando para os consumidores!
      Será que também teremos que fazer reclamações do Reclame aqui?
      Lamentável!

      • Injusto e muito inconsequente , pois a Decolar está literalmente cancelando os voos das pessoas sem ao menos uma satisfação , não possuem canais de atendimento , é um verdadeiro ROUBO. N sei onde está meu dinheiro , estou c as malas prontas , aguarda do minha alteração de voo para depois de amanhã . Fiz a alteração em 4/05! Minhas contas de telefone altíssimas p provar o qto me deixam esperando na linha sem atendimento . Sem SAC , sem um telefonema , sem nada ! NADa. Se essa empresa já faliu eu não sei , mas c certeza vai falir depois dessa pandemia com a qtdade de processos que vai levar . Gente, estou simplesmente nas mãos dessa Decolar , já fiz duas reclamações não respondidas , meus 5600 de passagem literalmente sumiram e eu não sei nem mais se vou viajar , uma viagem do inferno! E vcs congelam a reputação dessa empresinha tratante? Pelo amor de Deus . Sem mais

  1. Olá,
    Primeiramente, achei admirável a postura do Reclame Aqui, em relação à reputação das empresas, durante este momento delicado.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Para mim não ficou tão claro o risco de perder o selo de RA 1000. Durante o congelamento, a mesma reputação anterior (finalizada em 29/02)) ficará disponível, certo? Então, o risco de perder o selo, é após o descongelamento das reputações?

    Desde já, muito obrigada!

    • Olá, Jéssica! Tudo bem?

      Obrigado por comentar!

      O Reclame AQUI está disposto a ajudar também as empresas durante esta pandemia, e essa foi uma das medidas para diminuir um pouco o impacto desta crise. Além disso, também fizemos outras ações, você pode conhecer aqui. 🙂

      Sobre a sua dúvida, em relação ao RA1000, a empresa pode correr o risco de perder o selo caso haja alguma alteração nas reclamações que estão dentro dos períodos de 6 meses (01/09/2019 – 29/02/2020) e 12 meses (01/03/2019 – 29/02/2020).

      Portanto caso exista alguma alteração nas reclamações avaliadas nesses períodos, como uma desativação por exemplo, a reclamação avaliada deixa de existir, e isso pode impactar no selo RA 1000.

      Outro exemplo também é se o número de avaliadas cair para menos de 50 por conta de uma desativação ou moderação.
      Veja no link as regras do selo RA1000: https://blog.reclameaqui.com.br/o-que-e-o-selo-ra1000/

      Ou seja, se não tiver nenhuma alteração nas reclamações que estejam dentro deste período, o RA1000 pode permanecer nas abas de 6 e 12 meses da empresa.

      Espero que tenha sanado as suas dúvidas.

      Conte com o Reclame AQUI sempre que precisar!

  2. Bom dia,

    O fato de alguma empresas não terem sua produção diária interrompida, não faz com que as mesmas sejam prejudicadas devido a esse congelamento?

    O que quero dizer é: se a empresa galgar boas avaliações, não terá seus índices alavancados nesse período, correto?

    Agradeço desde já!

    • Olá, Caio!

      Obrigado por comentar!

      Nesse caso, o congelamento se dá apenas nas abas de 6 meses e 12 meses, que correspondem às reclamações publicadas até 29/02.

      De toda forma, o congelamento é opcional para as empresas. Caso elas queiram manter a atualização normal das reputações, é necessário enviar um e-mail para o nosso time.

      Vale só lembrar que essa medida visa diminuir os impactos que podem surgir com a pandemia.

      Ficamos à disposição.

      • Parabéns, a vcs quê trabalhar com satisfação, um ótimo, produtos, amei, seus produtos,vai enfrente.

  3. Ola, bom dia!
    O congelamento ficará disponível para todas as empresas?
    Reparei que em algumas a informação não ficou disponível.

    • Olá, Camila! Tudo bem?

      Obrigado por comentar.

      Inicialmente todas as empresas serão congeladas, mas caso tenha o interesse de manter a reputação como está, sem congelar, basta entrar em contato solicitando para nosso time por e-mail.

      Aqui vai um ponto de atenção: a empresa que optar por não participar do congelamento fica impedida de ser congelada novamente, ok?

      Ficamos à disposição.

  4. Não acho justo que uma empresa que não prestou o serviço e que não teve nenhum ônus com o cancelamento, se aproveite da situação para não devolver os valores recebidos indevidamente. Se elas têm problema de caixa, o consumidor não pode ser penalizado, nem arcar com problemas aos quais não deu causa!

  5. Enquanto a mim, estou precisando de uma resposta de uma empresa urgente, e a pergunta vai ficar congelada sem nenhum indício de quando poderei ter retorno? Qual a probabilidade da empresa “entrar com tudo” e responder questionamentos ou reclamações importantes?

    • Pois é Luiz, façam isso então ! Perde totalmente a funcionalidade principal do Reclameaqui, afinal os novos consumidores, ao consultarem as empresas, entenderão que a nota é atualizada e reflete a atualidade, o que, de fato, não será, entrando em contradição, realizando compras e caindo no mesmo problema que milhares que opinaram cujas notas não serão contabilizadas.
      Injustiça.

  6. A terabyte por exemplo está se aproveitando do COVID19 pra justificar as suas semrpe demoradas entregas, um ato vergonhoso.

    UMA SEMANA pra simplesmente separar no estoque a mercadoria

  7. Precisa repensar a metodologia. Se voces nao informarem os consumidores nesse momento de pandemia em qual empresa podemos confiar, vamos cair em diversos golpes de empresas grandes.
    A HOTMILHAS por exemplo, empresa de anos de mercado esta aplicando golpes nos consumidores, usando as milhas e nao pagando por elas. Se voces nao divulgarem, outros milhões que estão precisando de dinheiro nesse momento, irão achar que receberão um valor na data, mas ficaram apenas com emails pedindo desculpas pelo atraso, mas nada de dinheiro!!!!!

    • E pior, o blog.reclameaqui.com.br está censurando os comentários que fiz aqui. Diga-se de passagem, antes que aleguem algum destrato meu, feitos com respeito, mas com contundência que esse absurdo do Reclame aqui merece. Lamentável e muito suspeitas essas atitudes. Mesmo que censurem mais uma vez, só me darão razão para que eu faça chegar aos consumidores tais estranhezas.

  8. Queremos resposta!
    Como resolver as coisas de mercadorias pagas e que chegaram quebradas.
    A empresa lucra e o consumidor que vai ter prejuízos?

  9. Só gostaria de saber por qual motivo minha reclamação foi excluida por 2 vezes sem resposta, faz parte tbm desse processo, e por que não fui ao menos comunicada por email, desde ja não usarei mais o canal pra reivindicar meus direitos

  10. Deveria congelar o site! Vamos ter que fazer novamente as reclamações quando descongelarem,vai ser permitido? fora isso seria desnecessário esse site.Ja que a intenção é manter o consumidor informado e livrá-lo de golpes,não ‘incentivar golpistas’.

  11. Eu estou enganado ou vocês censuraram os meus comentários?
    Lamento, mas isso só demonstra atitude suspeitas, como eu afirmei e tantos outros usuários o fizeram.
    Perderam a legitimidade…

  12. Eu vim aqui reclamar do Itaúcard agora eu quero é reclamar do Reclame Aqui que parou de funcionar devidamente!

  13. Também tenho uma dúvida: Uma vez que o período de congelamento terminar, as reclamações que foram realizadas durante o período do mesmo passarão a ser contabilizadas na nota da empresa? Por que caso não passem a ser consideradas após o período de congelamento, essas reclamações simplesmente não terão efeito certo?

  14. Isso é totalmente injusto com o consumidor visto que, algumas empresas estão se aproveitando desse momento de pandemia e fazendo o que querem e bem entender com o cliente. Por exemplo, empresa prometendo que vc pode pegar ou receber no mesmo dia e vc ficar dias esperando e nem obter uma resposta satisfatória sobre o problema pois, tudo que o consumidor quer é que seja dada a devida atenção ás suas queixas e ofertada uma solução viável para o seu problema em tempo hábil. Então quer dizer como estamos em período de crise as empresas podem agir como bem entender? Porque é isso que o RECLAME AQUI está passando como mensagem aos clientes. Vocês estão protegendo as empresas e deixo meu questionamento, QUEM VAI NOS PROTEGER? Sinceramente depois de ler isso, esse site perder a credibilidade pra mim. Nesse momento estou me sentindo lesada pela empresa que não cumpriu sua parte no acordo e pelo RECLAME AQUI por defendê-la.

  15. Entendi.. vocês estão beneficiando as empresas de má fé do péssimo atendimento fornecido e prejudicando os milhares de clientes de fizeram do Reclame Aqui o que ele é hoje..

    Com ou sem covid, o que foi prometido tem que ser cumprido, isso é questão de ética!

  16. Vocês não estão percebendo que o reclame aqui não está respondendo para o consumidor somente para as empresas .somente os consumidores não mais procurarem o reclame aqui e assim o site será desativado, pois se é um site para proteger o consumidor de empresas desonestas , por que o consumidor é a arte mais venerável.o os procons de todo o pais estão aí trabalhando firme e forte para coibir as empresas fraudulentas que se aproveita da boa fé do consumidor, o PROCONS não congelaram nada a favor de empresas que estão roubando o consumidor com pressos abusivos em álcool gel, máscaras, gás, combustível , alimentos e muitos outros produtos e serviço pelo contrário . Querem reclamar ,denunciar e acima de tudo resolver os problemas :procurem o sites do Procon é assim que eu resolvo todos os meu problemas como consumidora

  17. Exatamente, Amanda e Camila. Estou passando por isso nesse momento com a empresa BoaCompra… Reclame Aqui caiu 100% no meu conceito. Não tem nada de justo nisso…

  18. Se há essa proteção para as empresas, congelamento de scores, acho que o próprio site do RECLAME AQUI, perdeu sua credibilidade. Acredito que pra ser um mediador entre empresas e clientes, deve se abster de proteger A ou B. É nesses momentos de crise que vemos quem é quem, e não duvido nada que esse gesto de fraqueza do RECLAME AQUI deve ter ocorrido em outros momentos, e deveria ser auditada ou pedir pra sair desse ramo de mediação. LAMENTÁVEL!!!

  19. Lamentável o posicionamento desse site RECLAME AQUI conosco. Perdeu totalmente sua credibilidade. Justamente por estarmos passando por essa crise (pandemia) é que vocês deveriam acolher nossas reclamações. Lastimável e muiiiito estranho.

    • Olá, Pablo! Tudo bem?

      O seu pedido já foi passado para nosso time responsável. Foi enviado em particular um novo e-mail com mais orientações e informações.

      Grande abraço!

  20. RA caiu no descrédito! Ao assim agir, invertem seu objetivo, privilegiando as empresas, que estão se aproveitando do momento para inadimplir seus contratos, em detrimento do consumidor!!! Minhas duas reclamações contra a mesma empresa nem sequer vão ser respondidas e vai ficar por isso mesmo, pois a negativação dessa empresa, nesse período, não será levada em conta. Lamentável!!!

  21. Absurdo isto que o reclame aqui esta fazendo. Um site que deveria proteger os consumidores esta protegendo as empresas. A hotmilhas, por exemplo, comprou muitas milhas de seus clientes e não esta pagando alegando problemas após a quarentena. Até seria justificável para as compras realizadas antes da pandemia. Mas hoje ainda ela continua fazendo novas compras de milhas de seus clientes, revendendo as milhas e não pagando de quem comprou. Não estão agindo na boa fé. E a avaliação no reclame aqui não considera estas recentes e inúmeras reclamações. Um internauta que confie no RECLAME AQUI , ao entrar na página desta empresa, vai se deparar com um “emoji” de carinha sorridente e ser levado a fazer negócio com um empresa que não esta honrando seus novos compromissos assumidos

  22. Acho que faz sentido para alguns tipos de produtos e serviços que foram contratados antes da pandemia, porém, tudo que vem sendo comercializado após a pandemia, devem ter todas as mudanças e adaptações necessárias observadas pelas empresas e acho que devem estar sujeitas a avaliação dos clientes. Por exemplo, uma empresa que atua por aplicativo, realizando compras e entregas de produtos de supermercados, e possui muitas reclamações de produtos entregues diferentes do pedido, que realiza cobranças indevidas reiteradamente, precisa ser devidamente identificada especialmente neste momento em que este tipo de serviço tem sido tão utilizado. Vejo por exemplo um APP que usei e está cheio deste tipo de reclamação, mas com uma boa reputação (congelada), induzindo ao cliente que apenas olha as notas a entender que se trata de uma empresa confiável neste momento. Eu não percebi o congelamento da avaliação quando vim pesquisar sobre o APP.
    Eu sugeriria que neste período as notas não ficassem em evidência, fazendo com que as pessoas precisassem de um olhar mais aprofundado nas reclamações e respostas, para daí cada um poder fazer sua avaliação pessoal do risco em negociar com a empresa.

  23. As empresas estão lesando os consumidores sem consequência nenhuma. Se não tem condições de atender prazo e produtos devido ao atual momento, simplemente, não deveriam o fazer…

    o que tem de empresas vendendo produtos sem estoque e não estornando o valor…

    e o ReclameAqui está acobertando e consentindo com isso

  24. Infelizmente a empresa que estou reclamando está se beneficiando deste congelamento para enganar pessoas com MUITAS vendas falsas , pois fizeram uma nota falsa com alguns atendimentos e apesar de estarem fazendo várias vendas que nunca serão entregues está com nota alta e continuam cheio de reclamações mas garantidos pela sua nota fictícia congelada de meses antes

  25. Infelizmente a empresa falsa que estou reclamando está se beneficiando do congelamento para fazer MUITAS vendas falsas, com nota boa falsa e cheia de reclamações com respostas copiadas e enviadas igual para todos os reclamantes e com nota intacta vendendo produtos que nunca foram nem serão entregues, até acabar a pandemia já enganaram muita gente, e empresas seria não estão tendo problemas pra continuarem a ser sérias mesmo com restrições essa sim é a verdade

  26. Bom dia fui enganado pela cacau show que se aproveitou da pandemia para vender não enregar e não devolver o dinheiro, agora o site em que confiávamos fica congelado? O correto é analisar caso a caso onde a pandemia atrapalhou, onde a empresa se aproveitou do momento! vai explicar para duas crianças que não receberam seus ovos de pascoa por que a empresa vendeu mais do que podia!

  27. Discordo dessa atitude do Reclame Aqui: proteger as empresas em detrimento aos consumidores demonstra uma falta de propósito da plataforma com aquilo que (vende) ser o seu objetivo

  28. Vocês simplesmente fizeram com que as empresas se aproveitem da situação. É lógico que há situações em que a empresa não é culpada, mas outras simplesmente pararam de tentar ajudar os clientes.

    A SmartFit por exemplo não responde por nenhum canal e para cancelar você precisa ir com horário marcado na academia. Detalhe que por questão de saúde ainda permaneço em quarentena. Expliquei pro suporte deles e eles me responderam dizendo que não poderiam fazer nada.

    Qual a solução? Com certeza não é congelar. O “jênio” do marketing de vocês que teve essa ideia só esqueceu de pensar que as empresas em crise, os consumidores também estão com dificuldades.

    Se a empresa não segue as normas, ela deve receber avaliação negativa. Vocês pensam mais nas empresas de má índole ou no consumidor? De qual lado vocês estão?

  29. Um absurdo isso! A Cacau Show – Loja Online não entregaram milhares de ovos de Páscoa, não conseguimos nem receber e nem cancelar o pedido. Não estão atendendo no SAC ou em qualquer meio, só colocam respostas automáticas.Não respondem as solicitações do Reclame Aqui e vão continuar com a reputação Linda e Imaculada. Super justo pro consumidor.

  30. 4 grandes bancos estão congelando parcelas de financiamento. Eu tenho financiamento no Banco da Nissan que é uma multinacional, que está refinanciando o veículo, ou seja, cobrando juros e correção para que eu pague 2 meses depois. A reputação do banco está congelada, e milhares de pessoas estão sendo prejudicadas pela ganância. Reclame Aqui, acabe com esse congelamento, porque isso está beneficiando os poderosos e prejudicando os mais fracos.

  31. Infelizmente, ao escolher por proteger as empresas, deixa de ser transparente com os consumidores, o Reclame Aqui deixou de ser confiável. Quero fazer uma compra durante a crise. Preciso saber como a empresa trata os consumidores durante a crise. O Reclame Aqui escolheu esconder essa informação do consumidor. Uma pena. Hoje deixei de ser consumidor do reclame aqui.

  32. As empresas agora vão fazer o que quiser, vão atrasar, vão cumprir o que elas quiserem, ou seja, quem sai prejudicado com essas atitudes do Reclame Aqui é o consumidor. Ao invés de medidas para proteger o consumidor são lançadas medidas para encobertar empresas mau intencionadas nessa crise. Carta branca pra elas fazerem o que quiser contra o consumidor.

    • Justamente! Porque as empresas não estão resolvendonos problemas. Colocam respostas copiadas e coladas e pronto, o problema continua! Sem falar que tem umas que nem estão respondendo.

      Decepcionado com o reclame aqui protegendo dessa forma as empresas.

  33. O problema disso é que algumas empresas estão divulgando na pandemia que estão funcionando e entregando normalmente, quando na verdade não estão!

  34. Péssimo! O que está acontecendo, agora que a aba está congelada, é que não respondem mais!
    A C&A Online, por exemplo, está simplesmente aceitando pedidos e pagamentos de compras E NÃO ESTÁ ENTREGANDO OS PEDIDOS! Sem interromper as vendas, sem informar nada nas redes sociais ou meios de comunicação, continuam fazendo propaganda milionária, mas em menos de 24 horas depois do pedido aprovado e pagamento aceito, a C&A manda e-mail informando que o pedido foi entregue e o cliente FICA SEM O PEDIDO. E não adianta pensar que reclamar vai ajudar, porque não existe mais canal de contato com o público funcionando.
    O Reclame Aqui era a saída nesses casos, antes da pandemia. Agora, vamos direto para o PROCOM, e fazer BO!
    Estamos na lama.

  35. Boa tarde!
    Entendo o seu lado e congelamento, mas minha opinião os sites de venda, lojas online precisam deixar claro vc a dificuldade de entregar e não fazer promessas q não poderão cumprir. Afinal todos estamos em crise de não puder entregar no não venda.

  36. Bom dia Felipe Peterson, entendo sua colocação, porém acho que o Reclame Aqui deve sim computar em momento futuro as reclamações. E claro, a plataforma levará em consideração quando o problema for de prazo de entrega ou algo do gênero, como falta de insumo devido à pandemia. Entretanto, entendo que o Reclame Aqui não pode deixar que o Covid-19 sirva de desculpa para as empresas não atenderem o consumidor.
    Tenho grande confiança no reclame Aqui, sempre que posso colaboro, e espero que vocês tenham uma decisão sábia a respeito.

  37. Não deveria haver esse congelamento, as empresas não podem justificar má prestação de serviço ou atendimento usando como escudo a situação do covid-19, pois as mesmas por estarem apresentando ofertas normalmente, como sites de vendas por exemplo, já se pré responsabilizam sobre a operacionalidade de suas funções. Isso só prejudica os consumidores que ficam sem saber a real situação de presteza de atendimento das empresas. Eu mesmo estou passando por uma situação intragável perante uma e a mesma está com boa pontuação (a mesma tem muitas reclamações recentes praticamente no mesmo problema do meu). Vocês deveriam rever essa política. Abraço.

  38. E os “colaboradores” do ReclameAqui só respondem aos comentários relacionados às empresas…. daí vc sabe à quem eles servem.

  39. Como empresária, acho péssimo a maneira com é conduzida as reclamações, muitas das reclamações feitas sobre a minha instituição são arbitrárias sem fundamentos, muitas inverdades por parte do reclamante, ficamos à mercê, não temos o direito de provar que estamos certos, quando resolvemos ainda ficamos sujeitos a uma avaliação injusta. E por último nunca me cadastrei no Reclame aqui, não concordo em participar sem ter a minha anuência. E gostaria de ter a possibilidade de escolha em ficar ou não a mercê de vocês.

    • Perfeito Sylvia!! É exatamente isso! Não pode ser 8 ou 80… tem que existir um meio termo, pois existem muitas pessoas mau caráter querendo ganhar dinheiro em cima das empresas!

  40. Péssimo! O que está acontecendo, agora que a aba está congelada, é que não respondem mais!
    A C&A Online, por exemplo, está simplesmente aceitando pedidos e pagamentos de compras E NÃO ESTÁ ENTREGANDO OS PEDIDOS! Sem interromper as vendas, sem informar nada nas redes sociais ou meios de comunicação, continuam fazendo propaganda milionária, mas em menos de 24 horas depois do pedido aprovado e pagamento aceito, a C&A manda e-mail informando que o pedido foi entregue e o cliente FICA SEM O PEDIDO. E não adianta pensar que reclamar vai ajudar, porque não existe mais canal de contato com o público funcionando.
    O Reclame Aqui era a saída nesses casos, antes da pandemia. Agora, vamos direto para o PROCOM, e fazer BO!
    Estamos na lama.
    As empresas não estamos respondendo as reclamações feitas aqui . Vocês perderam a credibilidade. Lamentável!!!!

  41. Só Lamento o RA tomar esse tipo de atitude e nos deixar a mercê de empresas como a C&A online que está vendendo normalmente, mas não está entregando os pedidos. Pegando o dinheiro do consumidor e não entrega os produtos comprados. A C&A também não possui um meio de contato como consumidor, muito menos responde aos e-mails enviados. Ao proteger esse tipo de empresa, o RA cairá em descredito. Se vocês acham que vale a pena, só lamento.

  42. Confesso que vejo um tanto quanto inusitado uma plataforma/site/empresa como o RA, que tanto ganhou respeito dos Consumidores ao longo dos últimos anos por prestar um serviço de compartilhamento de experiências de consumos e indicadores sobre essas em relação à Cias tomar esse tipo de atitude que desmerece o principal cliente dela (até onde sempre acreditei): O Consumidor!

    Independentemente dos tempos, se o serviço não esta sendo prestado como foi ofertado precisa refletir de forma ao que esta acontecendo. Toda empresa tem total autonomia mudar a forma como oferta com intuito que possa cumprir sem lesionar ou ferir a expectativa do seu consumidor/cliente. Se com a Covid-19 não se pode mais atender como antes, deixe claro isso e pronto. Será uma questão de bom senso cada consumidor avaliar as excepcionalidades e, à todos que acompanham avaliar se será lesionado também ou foi mera questão situacional, mas o RA não deveria deixar de fazer o que deveria fazer.

  43. Infelizmente, muitas empresas nesse período não estão prestando o atendimento devido ao consumidor. É só procurar sobre as reclamações e verá que as empresas não estão respondendo o consumidor, não resolvem o problema, simplesmente é como se não tivesse acontecido nada. Digo com propriedade pois fiz uma compra na MARISA e não consigo resolver meu problema. A empresa não respondeu ao reclame aqui, não tive retorno no e-mail e a fila do chat do site aparece que estou em 217 lugar. Me parece que muitas empresas aproveitaram o momento para relaxarem no atendimento e deixar o consumidor na mão. Estou para fazer um pagamento de uma compra no site da HERING, mas dado pelo problema com a marisa, vim verificar como está as reclamações da Henring, e confesso que fiquei com medo de realizar a compra. Reclamações de muito tempo não respondida, problemas com contato, envio de produto, atraso mais de meses. Como já estou com problemas com a MARISA, infelizmente evitarei de realizar essa compra pela HERING.
    Confesso que acredito que essa facilidade do Reclame aqui com as empresas nesse momento, permitiu uma brecha para esse descaso

  44. Boa tarde. A questão de congelar a reputação das empresas e injusto pelo fato de que elas Nao estão respondendo as , Não esta a minima para os clientes, a empresa de que estou reclamando ja vai p 3 reclamações e ela nem ai nem se quer um retorno, claro que elas não vão se importar a reputação delas que e o que as interessa esta congelada. O site reclama aqui era um canal de apoio aos consumidores, mais o momento que mais precisamos esta em falta e do lado das empresas grandes.

  45. Desculpe, Reclame Aqui! Isso não está certo, por esse desserviço a sociedade que usa esse canal para ser ouvido, das suas solicitações. Estão a proteger as empresas de maneira não idónea. Pois muitas empresas, já prestavam péssimos serviços e com o Covid 19 estão a usar à pandemia como desculpa, para não cumprir contratos com os clientes ou ludibria los. Acho que todos temos bom senso para avaliar os esforços de uma empresa boa ou má. E não é congelando que vão ajudar a resolução das empresas, e sim estão a tapar o sol com a peneira, acobertando ainda mais as atuações ilícitas de muitas delas em não cumprir com o contrato e serviços aos clientes como deveria ser .

  46. Uma pena que algumas empresas como o Boacompra se aproveitaram disso para sumirem completamente do mapa neste período, sem absolutamente nenhum suporte em nenhum canal, e isso é crítico por ser uma intermediária de vendas e compras online em um período que muitos evitam sair de casa! Tenho certeza que esta não é a única empresa a fazer isso! Desta vez o reclameaqui escolheu o lado em que o consumidor não está.

  47. Gente isso precisa ser corrigido a Minox store Brasil está vendendo, recebendo e não entregando os produtos e o que é pior não responde a ninguém, o site não ajuda ninguém com essa postura!

  48. Muito triste que algumas empresas grandes e com poucas concorrentes (como a Tim) se aproveitem desse tempo de pandemia e destinem quase que em sua totalidade os seus atendentes para apenas a retenção de clientes e não ao atendimento ao consumidor..
    Para cancelar o plano, consegui falar facilmente com alguém que tinha o propósito apenas de me reter como cliente.. Porém, agora que possuo plano Pré pago, não consigo falar com ninguém, somente com o atendimento eletrônico.. “engraçado” que a pandemia torna-se pretexto para deixar de atender certos consumidores, selecionando estrategicamente somente atendimento para clientes rentáveis ou com o intuito de diminuição de danos, como dito antes por exemplo, na retenção de clientes….
    Prioridades, pelo visto..
    Para eles, não somos nada além de números..

  49. A medida que “protege empresas” em um site voltada a proteção de consumidores é um contra-senso. Há empresas comuna “grão de gente” que está vendendo com a propaganda de “entregando normalmente” e vêm atrasando suas entregas sistematicamente, sob a justificativa de impacto da pandemia.

    Com certeza este site tem corresponsabilidade nesse tipo de prática de absoluta má-fé.

  50. Uma vergonha o que fazem com o consumidor. O Reclame aqui era uma das últimas ajudas que nós tinhamos para resolver nossos muitos problemas com as empresas, agora eles fazem isso. Entendemos que o momento é dificil, mas em que isso justifica a empresa desrespeitar os nossos direitos? Nós não arcamos com a nossa responsabilidade de pagar pelo produto? Então, as empresas, em sua boa parte milionárias, precisar planejar suas ações para cumprir também com as suas obrigações perante o consumidor! DECEPCIONADO COM O RECLAME AQUI!

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