O Reclame AQUI entende o impacto que exerce no mercado através de seu sistema de reputação e ,especialmente neste momento de pandemia da COVID-19, tem sido procurado intensamente por consumidores procurando atendimento para solução de seus problemas.

Já é claro que está extremamente difícil para as empresas manterem operações regulares de atendimento e até mesmo entenderem como e quando conseguirão resolver suas demandas com seus clientes, dada a situação caótica em que o mercado se encontra, com operações de transferência de pessoas para trabalho domiciliar, determinação de fechamento de estabelecimentos, proibições de viagens e tantas outros fatores operacionais.

Mais: Coronavírus: o que muda na rotina das empresas?

Sensível a tudo isso, o Reclame AQUI está tomando medidas para preservar a reputação das marcas, dando mais tempo para que as empresas regularizem suas operações e encontrem tais soluções, ser alienar o direito dos consumidores apresentarem suas insatisfações e buscarem soluções.

Entendemos que todas as reclamações postadas no site Reclame AQUI a partir de 1° de março de 2020 não devam impactar momentaneamente a reputação das marcas, uma vez que dado todo o já exposto, não estariam representando a realidade do compromisso destas marcas com seus clientes.

Assim, resolvermos Congelar as ABAS de Reputação de 6 e 12 meses

Mas o que é esse congelamento das Abas?

Todo dia 1° de cada mês, as abas de 6 e 12 meses tem seu período de cálculo alterado adicionando o último mês vigente.

Ou seja, a reputação que hoje é calculada entre Setembro de 2019 até Fevereiro de 2020, seria atualizada no dia 1° de Abril entre Outubro de 2019 até Março de 2020.

Exemplo de visualização no Reclame AQUI

O congelamento será interromper essa atualização natural do período de reputação que ocorre todos os meses, para que as empresas não sejam impactadas neste momento tão difícil.

Durante o congelamento de abas, o período calculado será sempre entre 01/09/2019 até 29/02/2020.

Faça parte: Reclame AQUI cria campanha #NegocieENaoCancele

Por quanto tempo irá durar o congelamento das abas?

O Congelamento das Abas de Reputação se estenderá por tempo indeterminado. 

Minha reputação então nunca terá alteração?

Com o congelamento, qualquer reclamação que sofra uma alteração de status no período calculado (Avaliação, Desativação ou Moderação) será contabilizada normalmente e poderá mudar os indicadores apresentados em até 24 horas, que é o prazo padrão de atualização do site.

Novas reclamações postadas não vão influenciar enquanto a aba de reputação estiver congelada.

Além da aba de reputação, o tempo de resposta também será congelado?

O tempo de resposta respeita as regras previstas no período da aba de reputação de 6 meses, portanto, também será congelado, mas poderá sofrer alterações com os dados das reclamações que ainda estão sendo computadas.

Conheça: Pacote de ajuda Reclame AQUI

Corro risco de perder meu Selo RA1000?

Caso a empresa não alcance os indicadores dentro do período calculado durante o Congelamento da Aba de Reputação, o Selo ficará indisponível.

O conteúdo das novas reclamações ficarão disponíveis publicamente?

Sim, apenas não serão computadas durante o congelamento.

Quando acabar o congelamento, todas as reclamações serão computadas?

Estaremos constantemente acompanhando o cenário para definirmos como será o retorno do funcionamento da aba de reputação.

Avisaremos as empresas com antecedência sobre a decisão e como será o processo.

Será mudada alguma regra em relação a como as empresas respondem as reclamações?

No Reclame AQUI, caso a publicação da reclamação ultrapasse 30 dias sem resposta da empresa, o consumidor poderá fazer a sua avaliação, mesmo sem o posicionamento da reclamada.

Devido o cenário atual, estamos removendo esta regra e o consumidor apenas poderá avaliar uma reclamação caso a empresa tenha respondido.

Então eu não preciso mais responder as reclamações?

Este processo é para garantirmos que a empresa terá o tempo necessário para buscar a solução para o seu consumidor, mas a resposta pública continua sendo de extrema importância no Reclame AQUI!

O Reclame AQUI está adotando algumas medidas pensando em como podemos ajudar às empresas nesse período de crise. Caso você tenha mais alguma dúvida, pode nos enviar um e-mail pelo acoescorona@reclameaqui.com.br

Deixe uma resposta