Num mar de anúncios de descontos e ofertas, fica difícil resistir a uma “promo”. Mas é preciso ter cuidado redobrado para garantir que a oferta é real e não cair em nenhuma cilada por aí.
Vale lembrar que, com a Black Friday 2022 batendo na porta, golpes podem aparecer. Nas vitrines virtuais é comum encontrar maquiagem de preço, propaganda enganosa, lojas falsas e o frete lá em cima. Enfim, tudo pode acontecer. Por isso, antecipar os cuidados para a data mais esperada do ano, é fundamental para evitar dores de cabeça.
E tem consumidor que já está se preparando faz um tempo, viu? A gente já te contou, lá em agosto, que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI, 74,4% dos consumidores consideram o preço o decisor para fechar a compra. E 66,1% já estão monitorando o valor há um tempo. E você, como está se preparando?
Para garantir que a oferta é real, o Reclame AQUI separou algumas dicas.

Ligue o desconfiômetro
Em ano de Copa do Mundo, se você quer aproveitar a Black Friday para comprar TV, saiba que a probabilidade de você encontrar uma SMART TV de 50 polegadas, 4k pela metade do preço é muito baixa. Apesar da promoção ser atrativa, ela pode não ser real! Esses anúncios enganosos são comuns nas redes sociais.
Com o preço lá em baixo, é difícil não cair em tentação. Para se prevenir desse tipo de golpe, é preciso ir com calma, e o bom senso precisa entrar em campo. Desconfie de valores muito baixos e ofertas irresistíveis com senso de urgência, como estoque e tempo limitados. Fica a dica: ligue o desconfiômetro!
Um outro ponto importante é acompanhar os valores desde já. Os comparadores de preço são uma ótima dica. Eles ajudam a monitorar ofertas reais e também garantem que você não vai pagar pela metade do dobro.
Radar da Black Friday 2022: Cuidados com o preço do frete
Cuidado com phishings!
Para quem não sabe, os phishing são ataques de segurança online para roubar dados pessoais e financeiros. Geralmente, hackers utilizam a identidade visual da loja e, assim, conseguem ganhar a confiança do consumidor. Esses ataques acontecem por meio de anúncios online, SMS, WhatsApp ou e-mail.
Para se prevenir dos phishings, é importante sempre acessar o site oficial da empresa para confirmar que a oferta é real. Antes de clicar em qualquer link, viu? Sejam eles recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Evite baixar qualquer tipo de arquivo dessas mensagens. Sem contar que, se o remetente não está na sua lista de contatos, provavelmente é cilada.
Na dúvida, vale dar um Google no texto da mensagem: se for cilada, é provável que textos similares apareçam nos resultados de pesquisa. Apesar da sofisticação dos golpes que utilizam mensagens e logotipo das marcas, fique atento aos erros ortográficos e gramaticais.
Radar da Black Friday 2022: Use o Reclame AQUI para comparar!
A oferta é real, mas tem como saber se o site é confiável?
Nem só de preço baixo vive o consumidor durante a Black Friday. No Reclame AQUI, é a reputação que te diz se a loja merece sua confiança. E não para por aí, com mais de 600 mil empresas cadastradas, você pode conferir se o site existe mesmo. Por isso, fique sempre de olho nas informações disponíveis na página da empresa: como site, CNPJ, canais de contato e endereço da loja. E claro, também na reclamação de outros consumidores para saber o que eles estão falando.
Todos os anos, o Reclame AQUI faz uma super cobertura do evento para te contar quem são as empresas mais reclamadas, e os principais problemas que surgem na Black Friday. Então, já sabe, se tiver algum problema na Black Friday 2022, conta para a gente!