blog reclame aqui

Alerta golpe! Boleto Falso: Tem como identificar?

Se tem uma coisa que nos pega desprevenidos é o golpe. Imagina só, receber a fatura do seu cartão de crédito por e-mail, realizar o pagamento e só depois descobrir que se trata de um boleto falso?   

Não é de hoje que sabemos, os golpes existem! E com o avanço da tecnologia, nem sempre a gente consegue identificá-los de cara.  Por isso, vale o alerta para não sair no prejuízo: recebeu um boleto? Fique com o pé atrás!

É importante atenção redobrada durante o pagamento. O Reclame AQUI separou dicas para te ajudar a identificar o boleto falso e não cair no golpe.

Falsa Central de Atendimento: Fique em alerta e saiba como se prevenir do golpe

Como identificar um boleto falso?

Os pequenos detalhes fazem a diferença. Todos os boletos possuem uma série de informações que ajudam a identificar se houve algum tipo de alteração. 

Erros ortográficos
A primeira dica é: fique atento se existe algum tipo de erro ortográfico ou inconsistências nas informações registradas.  Veja se o seu nome, CPF ou endereço estão escritos corretamente. Mas não é só isso!  

Diferença entre boletos
Também é preciso entender a diferença entre os boletos de conta de consumo, e os boletos registrados. Hoje em dia, com as contas digitais, qualquer pessoa consegue gerar um boleto para receber depósitos de pagamento. Esses boletos são os boletos registrados. Eles possuem 8 grupos de números no código de barras, e o último grupo é composto por 14 dígitos. 

Diferente dos boletos de conta de consumo, que são aqueles de água, luz, telefone e internet. Essa conta possui 4 grupos de números, e o último grupo com 12 dígitos. Olha só que baita dica importante. Isso porque ao realizar depósitos para boletos registrados, a transferência cai para uma pessoa física.

Quem é o beneficiário?
Olhe bem as informações do beneficiário. O beneficiário é aquele que recebe o pagamento. Nesse caso, confira se a empresa é real. E você sabe como: pesquise a reputação no Reclame AQUI, veja como está o atendimento. Além disso, confira se o CNPJ disponível no documento existe mesmo.

Código de barras
O código de barras também não pode ficar de fora dessa conferência. Se durante a leitura o banco não consegue processar o pagamento, evite digitar o código. Acontece que o erro de leitura também pode dar indícios de uma ação fraudulenta.

O que o código de barras mostra
Uma outra dica bem legal, é conferir os três primeiros números do código, que representam o banco recebedor. E os últimos dígitos, que representam o valor a ser pago (sabia dessa?). Durante a confirmação do pagamento também vale rever se a data de vencimento, o valor e o banco estão corretos.  Houve alguma divergência entre o logotipo do banco e o código do recebedor? Então, nada de confirmar o pagamento do boleto!

como identificar boleto falso
Dicas de como identificar boleto falso

Como se proteger do golpe?

Evite o pagamento de boletos enviados por Whatsapp, SMS ou e-mail. Os ambientes mais seguros ainda são os sites oficiais das lojas online, ou a retirada do boleto direto na loja física, se houver a possibilidade. Mesmo após todas as conferências, você ficou na dúvida se o boleto é da empresa mesmo?  Entre em contato direto com os canais oficiais da marca. 

E o que fazer se cair no golpe? O primeiro passo é avisar imediatamente o banco. Em alguns casos, é possível realizar o bloqueio do pagamento já que o boleto tem um prazo para compensação de até 3 dias. Sem contar que a loja também precisa estar ciente sobre o pagamento do boleto fraudado. 

A Febraban reuniu uma série de dicas legais com informações sobre os golpes e fraudes financeiras. Quer ficar por dentro?  Veja AQUI

E claro, se você já passou por alguma situação assim, conta para a gente!  No Reclame AQUI, o seu relato é muito importante para ajudar outras pessoas a se protegerem dos golpes. 

Esses golpes podem aparecer na Black Friday, não caia!

Fontes: Nubank/Banco do Brasil/Febraban/ Gshow

precisa-reclamar

2 comentários »

  1. É bom mesmo estas dicas pra gente ficar esperto antes de pagar um boleto.
    Já recebi falso boleto de telefone e também e-mail falso de banco dizendo que tinha pontos pra receber de algo que não tenho.
    Muito cuidado porque o que não falta é golpista na praça.

Deixe uma resposta

%d