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Entenda sobre o RA

Análise do cliente na página de uma empresa no Reclame AQUI

Entenda o que o cliente costuma levar em consideração quando este realiza uma análise à uma página de empresa no Reclame AQUI.

Entenda o que o cliente costuma levar em consideração quando este realiza uma análise à uma página de empresa no Reclame AQUI.

Que o Reclame AQUI é a maior referência no que diz respeito à reputação de empresas e que é parada obrigatória de atuais e, principalmente, de potenciais novos clientes, isso todos nós já sabemos.

Mas nos cerca de 30 milhões de acessos, por mês, o que exatamente o cliente costuma levar em consideração quando este realiza uma análise em nosso site?

Neste artigo, vamos explicar o que pode ser muito decisivo nesta etapa tão crucial de formação de opinião e decisão de compra.

Análise do cliente sobre reputação

Análise do selo de reputação RA1000
Imagem ilustrativa selo RA1000

Reputação nada mais é do que a opinião já formada sobre algo.

No caso das empresas, é a ideia obtida a partir da experiência de relacionamento com o seu público.

No Reclame AQUI, a reputação das empresas é formada pelas avaliações dos atendimentos prestados aos clientes que procuram ajuda pela plataforma.

São os clientes, portanto, que determinam o quão confiável é a empresa, num cenário referente a resolução de conflitos pré e/ou pós vendas.

Mas o que significam as reputações das empresas, no Reclame AQUI?

Vamos entender, então, o que querem dizer cada reputação e as suas respectivas carinhas.

Não recomendado

Empresas com essa reputação geralmente não respondem ao Reclame AQUI. Isso é preocupante pelo fato de que o cliente que precisa de ajuda, muito possivelmente está esgotando as suas tentativas de falar com a empresa e ignorá-lo tende a fazer com que a experiência deste relacionamento se torne negativa a um ponto irreversível.

Ruim

Essa reputação indica que a empresa responde pelo menos 50% dos pedidos de ajuda, no Reclame AQUI, no entanto, a carinha vermelha indica que a experiência de atendimento pode não ser nada boa e que o melhor a se fazer é pesquisar melhor e pensar duas vezes antes de comprar.

Regular

Quando a empresa tem essa reputação, fica claro para o cliente que existe um trabalho em prol de melhorias e que os potenciais problemas podem ser tratados com atenção, mesmo que com algumas dificuldades pelo caminho.

Bom

E como a própria nomenclatura da reputação indica, esta é uma boa empresa para se relacionar. Ela já entende bem a importância de uma boa reputação e busca constantemente por melhorias para atender de forma satisfatória a sua base de clientes.

Ótimo

Nesta empresa o cliente sabe que pode confiar! Ela estará sempre de olho e disponível para auxiliar com esclarecimentos e com providências, no momento que se fizer necessário. A carinha verde gera uma sensação de segurança que toda empresa precisa transmitir para o seu cliente.

RA1000

O Selo RA1000 indica o total comprometimento da empresa com o atendimento ao cliente. As empresas que possuem esta reputação, foram avaliadas pelos clientes atendidos e conseguiram chegar no mais alto nível de satisfação, no Reclame AQUI.

INDICADORES

Análise de indicadores
Imagem ilustrativa de indicadores


Agora que conhecemos as reputações que as empresas podem ter no Reclame AQUI, e sabemos o que quer dizer cada uma delas. Vamos entender também como o cliente enxerga os indicadores que fazem parte da construção dessa reputação final.

Sim, além da Reputação, o cliente também analisa os indicadores para considerar se algum está abaixo da sua expectativa.

Percentual de Resposta

Este é um indicador que só depende da empresa querer torná-lo positivo.
Ele mostra o percentual de reclamações que a empresa respondeu, ou seja, aponta se os clientes estão sendo respondidos ou estão ficando sem o retorno solicitado.

Terrível de imaginar que uma empresa a qual eu quero comprar nem responde os seus clientes,hein?!

Percentual de Solução

Quando a empresa recebe uma reclamação, no Reclame AQUI, é claro o pedido de ajuda para chegar a uma determinada resolução. Essa é a necessidade racional do cliente e o mínimo que ele espera que seja feito, afinal, de nada adianta responder todas as reclamações e não resolver os problemas, não é mesmo?!

Percentual de Novos Negócios

No momento de avaliar o atendimento recebido e após indicar se o problema foi ou não resolvido, o cliente também indica se voltaria a fazer negócio com a empresa. Esse indicador transmite o grau de confiança em novas relações de consumo, mesmo que a anterior tenha tido um final feliz.

Nota Média do Consumidor

Mais do que ter o problema resolvido, o cliente clama por um atendimento de qualidade. Este indicador aponta o quão dedicada a entregar boas experiências de atendimento a empresa está, perante ao tratamento das reclamações.

Veja também: “Gerenciamento de crise: A novidade da Brand Page para a sua marca

Análise de informações sobre a empresa

Imagem ilustrativa referente ao campo de informações sobre a empresa.
Imagem ilustrativa referente ao campo de informações sobre a empresa.

E quem disse que o momento de decisão de compra é fácil e rápido?

Pois é! O cliente que pesquisa por uma empresa, no Reclame AQUI e que realiza esta análise, também quer saber desde quando ela tem cadastro na plataforma (isso ajuda a entender muita coisa), ano de fundação (que pode ser informado pela empresa no campo “Sobre”), além dos principais motivos de reclamações.

Respostas Públicas

Nem todo mundo sabe, mas a esmagadora maioria de acessos ao Reclame AQUI não são de consumidores que reclamam, mas daqueles que estão ali para pesquisar. E como ficou claro nos tópicos anteriores, além de consultar a reputação da empresa, este público consome outros conteúdos, como é o caso da resposta pública.

É respondendo de forma estratégica que a empresa pode garantir ajuda não somente ao consumidor dono da reclamação, mas a toda a sua audiência na plataforma.

Afinal, além das pessoas que estão buscando entender a presença de transparência das empresas no atendimento, tem muita gente tentando resolver problema simples apenas lendo as reclamações de outras pessoas e o posicionamento da empresa.

Análise dos demais conteúdos

Estamos na era digital e somos bombardeados, constantemente, por diversos tipos de conteúdos atrativos e que nos ajudam a conhecer melhor as empresas, os seus produtos e os seus serviços.

No Reclame AQUI, a empresa também pode entregar conteúdos estratégicos para impactar de forma positiva aquelas pessoas que estão ali, querendo consumi-los.

Por isso, a RA Brand Page ajuda diversas empresas a publicar esses conteúdos exclusivos, colocar alerta de crise, destacar as redes sociais e dúvidas frequentes, inserir uma vitrine de produto, colocar conteúdos em destaques, além de muitas outras possibilidades.

Imagem Ilustrativa RA Brand Page
Imagem Ilustrativa RA Brand Page

A jornada de pesquisa é intensa, mas o consumidor não abre mão de realizá-la, e como vimos neste artigo, o Reclame AQUI é um grande aliado das empresas que buscam destaque, inclusive, perante a concorrência.

5 momentos que sua marca pode impactar o consumidor no Reclame AQUI





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