Alguns erros podem te afastar da solução do problema. Ou trazer ainda mais problemas. Vem entender como reclamar no Reclame AQUI!
Quem confia sabe, o Reclame AQUI é sinônimo de solução. Afinal, quem nunca falou: “reclama no Reclame AQUI que eles resolvem!”. Na verdade, não é bem assim. A solução do problema é por conta da empresa, mas o RA está sempre aqui para te dar aquela mãozinha.
Ao escrever uma reclamação, quanto mais clareza e transparência nas informações, maiores são as chances de solução do problema.
Contudo, nós sabemos que na hora da raiva, com a cabeça quente por conta do problema, nem sempre reclamar no Reclame AQUI pode ser tão simples. Por isso, o Blog Reclame AQUI listou alguns possíveis erros para evitar ao escrever uma reclamação. Chega mais!





Cadastro desatualizado
O Reclame AQUI é um canal de comunicação entre empresas e consumidores. Agora imagina só, você tem um problema, a empresa entra em contato e não consegue encontrá-lo. Um telefone desatualizado ou e-mail pode mudar todo o rumo da solução.
Por isso, o primeiro passo antes de reclamar é conferir se todas as suas informações estão atualizadas. Assim você fica por dentro de todas as etapas da reclamação.
Se houver necessidade, a empresa entra em contato para esclarecer dúvidas ou te passar atualizações sobre o seu problema.
Muito além da reclamação: como o Reclame AQUI ajuda a resolver os problemas
Escrever palavrões ou palavras de baixo calão
Às vezes, é tanta dor de cabeça para resolver um problema que acaba saindo um palavrão ou outro. Respira! Antes de tudo, é importante lembrar que do outro lado há uma pessoa comprometida em ajudá-lo.
Além disso, escrever palavrões, insultos ou palavras de baixo calão compromete a qualidade do texto. Inclusive, pode dificultar a compreensão das informações.
Afinal, quando o texto possui uma palavra de baixo calão ou imputação de crime, essas palavras são automaticamente editadas pela plataforma.
Sempre que possível, leia e releia a reclamação. Garanta que as informações estão claras, precisas e sem nenhum tipo de palavrão.
Dá para confiar no Reclame AQUI! Vem entender como funciona a plataforma
Expor dados pessoais na plataforma
Não escreva informações pessoais, ou dados do cartão de crédito. A reclamação é sempre pública e pode ser lida por qualquer pessoa. E todo cuidado é pouco!
A publicação de dados pessoais compromete a sua segurança, e a de terceiros. Quando o dado cai em mãos erradas, você encontra ainda novos problemas, como pessoas se passando por você para aplicação de golpes ou fraudes em seu nome. Imagina só, é dor de cabeça em dobro.
Transparência é tudo
É claro que nem sempre é possível escrever todos os detalhes no texto da reclamação. Sendo assim, faça uma contextualização breve e objetiva sobre o problema.
Caso seja necessário expor mais detalhes, a dica é utilizar o campo de anexos para envio de arquivos. Por lá, você consegue enviar documentos e fotos que complementam o seu relato público. Esses arquivos ficam disponíveis apenas para o Reclame AQUI e a empresa.