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Vai reclamar no Reclame AQUI? Veja os erros que você deve evitar!

Alguns erros podem te afastar da solução do problema. Ou trazer ainda mais problemas. Vem entender como reclamar no Reclame AQUI!

Quem confia sabe, o Reclame AQUI é sinônimo de solução. Afinal, quem nunca falou: “reclama no Reclame AQUI que eles resolvem!”. Na verdade, não é bem assim. A solução do problema é por conta da empresa, mas o RA está sempre aqui para te dar aquela mãozinha.

Ao escrever uma reclamação, quanto mais clareza e transparência nas informações, maiores são as chances de solução do problema.

Contudo, nós sabemos que na hora da raiva, com a cabeça quente por conta do problema, nem sempre reclamar no Reclame AQUI pode ser tão simples. Por isso, o Blog Reclame AQUI listou alguns possíveis erros para evitar ao escrever uma reclamação. Chega mais!

Cadastro desatualizado

O Reclame AQUI é um canal de comunicação entre empresas e consumidores. Agora imagina só, você tem um problema, a empresa entra em contato e não consegue encontrá-lo. Um telefone desatualizado ou e-mail pode mudar todo o rumo da solução.

Por isso, o primeiro passo antes de reclamar é conferir se todas as suas informações estão atualizadas. Assim você fica por dentro de todas as etapas da reclamação.

Se houver necessidade, a empresa entra em contato para esclarecer dúvidas ou te passar atualizações sobre o seu problema.

Muito além da reclamação: como o Reclame AQUI ajuda a resolver os problemas

Escrever palavrões ou palavras de baixo calão

Às vezes, é tanta dor de cabeça para resolver um problema que acaba saindo um palavrão ou outro. Respira! Antes de tudo, é importante lembrar que do outro lado há uma pessoa comprometida em ajudá-lo.

Além disso, escrever palavrões, insultos ou palavras de baixo calão compromete a qualidade do texto. Inclusive, pode dificultar a compreensão das informações.

Afinal, quando o texto possui uma palavra de baixo calão ou imputação de crime, essas palavras são automaticamente editadas pela plataforma.

Sempre que possível, leia e releia a reclamação. Garanta que as informações estão claras, precisas e sem nenhum tipo de palavrão.

Dá para confiar no Reclame AQUI! Vem entender como funciona a plataforma

Expor dados pessoais na plataforma

Não escreva informações pessoais, ou dados do cartão de crédito. A reclamação é sempre pública e pode ser lida por qualquer pessoa. E todo cuidado é pouco!

A publicação de dados pessoais compromete a sua segurança, e a de terceiros. Quando o dado cai em mãos erradas, você encontra ainda novos problemas, como pessoas se passando por você para aplicação de golpes ou fraudes em seu nome. Imagina só, é dor de cabeça em dobro.

Transparência é tudo

É claro que nem sempre é possível escrever todos os detalhes no texto da reclamação. Sendo assim, faça uma contextualização breve e objetiva sobre o problema.

Caso seja necessário expor mais detalhes, a dica é utilizar o campo de anexos para envio de arquivos. Por lá, você consegue enviar documentos e fotos que complementam o seu relato público. Esses arquivos ficam disponíveis apenas para o Reclame AQUI e a empresa.

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