A comunicação interna deve fazer parte do ambiente corporativo para que os colaboradores sintam-se parte da organização como um todo.

Além disso, a comunicação interna que é uma área que geralmente anda em conjunto com o RH da empresa, deve ser feita de uma maneira que engaje o colaborador e faça-o participar do proposto pela corporação, integrando-o à cultura e também ao ambiente em que exerce suas atividades.

A comunicação interna possui um poder muito grande dentro das empresas, pois ao lidar com pessoas, a gestão deve se atentar a fatores internos e externos que influenciam na produtividade e também na qualidade de vida do funcionário.

Como fazer uma comunicação interna efetiva e que engaje o meu colaborador?

Veja também: Colaboradores fazem parte dos resultados da empresa

1.  Tenha canais de comunicação de fácil acesso

Existem diversas formas para comunicar de forma eficiente o colaborador, mas para fazer isso da melhor forma, o melhor é entender qual o segmento da empresa, ambiente físico de trabalho e também o perfil dos colaboradores que estão presentes.

Se a empresa é da área de varejo ou industrial, e requer que o funcionário esteja sempre em atividade com o público, o ideal é que a empresa tenha canais de comunicação que impactem esse público em seu momento de pausa, por exemplo, uma TV corporativa que roda comunicados no ambiente de descanso, almoço ou no café, ou até mesmo um jornal mural, desde que seja atualizado periodicamente e não seja esquecido.

Se a empresa é um escritório e os profissionais passam a maior parte do tempo em suas máquinas, é muito legal investir em redes sociais corporativas, grupos no Facebook e até e-mails. Dessa forma, o funcionário consegue conciliar a sua rotina de trabalho com o recebimento de comunicados e avisos da empresa.

2. Estimule a interação dos funcionários

Para entender o que precisa melhorar no ambiente corporativo, é necessário que a empresa forneça espaços e momentos para que o colaborador interaja, dê sua opinião, como elogios, sugestões e críticas.

Faça enquetes, votação, concursos que envolvam a criatividade e até mesmo rodas de conversas de assuntos específicos para que a cultura da empresa seja sempre fortalecida e também revista quando necessário.

Saiba: Posicionamento de marca: O que é e qual sua importância?

3. Seja ágil com comunicado importantes

Em toda empresa a rádio peão pode acontecer, e para evitar conflitos, frustrações ou insegurança dos funcionários, é muito importante que a empresa esteja atenta a mudanças de leis, regras, imprevistos e comunicar o funcionário imediatamente de forma clara e objetiva.

4. Faça cronogramas de ações 

Datas sazonais são muito importantes para os colaboradores. 

Fazer ações que parabenize as pessoas e mostre sensibilidade pelas datas e momentos em família fortalece a relação entre empresa e funcionários.

Agir de forma humana é sempre essencial.

Além das dicas que demos acima, lembre-se de sempre pensar em ações e formas de engajar o seu funcionário, para que o ambiente corporativo tenha uma troca saudável de informações e aprendizados.

Veja mais: 4 lições de Marketing que a Beyoncé ensina para sua empresa

Deixe uma resposta