blog reclame aqui

Saiba o que consumidores estão pesquisando no Reclame AQUI

Você já sabe, mas não custa repetir: o Reclame AQUI está presente na jornada de compra e de solução do seu consumidor. Por isso, as empresas que já entenderam a importância de cuidar do seu perfil e reputação conseguem se destacar positivamente entre os concorrentes.

Saiba mais: Como usar o RA a favor da sua empresa

A nossa plataforma é o maior site de pesquisa e reputação da América Latina, recebeu 1 milhão de acessos em um único dia durante a pandemia e foi considerado um dos mil sites mundiais mais visitados no ano de 2020. Mas a pergunta que fica é: o que as pessoas têm procurado por AQUI atualmente?

Conheça as buscas feitas dentro do Reclame AQUI

Antes de mais nada, é preciso afirmar: a tendência é que o RA cresça cada vez mais, sendo procurado e utilizado recorrentemente pelos consumidores. Nesse sentido, as marcas que não se preocuparem com a nossa plataforma correm o risco de ficarem para trás.

Nesta matéria, analisamos as empresas mais buscadas entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro. Vamos aos resultados?

Entre as 100 empresas mais procuradas, encontramos:

As três maiores telefônicas ativas no Brasil

Juntas, Claro, Vivo e Tim receberam mais de 5 mil acessos
Juntas, Claro, Vivo e Tim receberam mais de 5 mil acessos

Dos três nomes apresentados, qual te transmite mais confiança? Tenho certeza que a sua resposta foi: “a única que atende seus consumidores publicamente”. Sob o mesmo ponto de vista, um dos nossos mandamentos diz que “toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver”.

Leia mais: Case TIM: única operadora de telefonia RA1000 no Reclame AQUI

Grandes companhias aéreas

Companhias aéreas são muito pesquisadas dentro do Reclame AQUI
Companhias aéreas são muito pesquisadas dentro do Reclame AQUI

Ou seja, viajar é coisa séria! Depois de meses de isolamento social, o brasileiro está desejando visitar outros lugares, conhecer novas culturas, experimentar diferentes culinárias e muito mais.

Entenda: Manifesto Reclame AQUI: “Toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver”

De acordo com uma pesquisa do Instituto Kantar Ibope Media e compartilhada pelo Ministério do Turismo, a maioria dos brasileiros pretende viajar neste segundo semestre do ano.

  • Ao todo, 72% dos entrevistados afirmaram querer viajar e conhecer novos lugares;
  • 59% acreditam que férias de verdade sempre incluem algum tipo de viagem;
  • Destinos turísticos nacionais são a preferência de 77% dos respondentes, enquanto os outros 23% optam por viagens ao exterior;

Viagens

Simultaneamente, as agências, empresas de busca de passagens aéreas e outras marcas relacionadas ao tema do tópico também apareceram por AQUI:

Temas relacionados a viagens foi tema de pesquisa de muitos brasileiros
Temas relacionados a viagens foi tema de pesquisa de muitos brasileiros

Instituições financeiras e similares

As instituições financeiras também apareceram em peso nesta pesquisa. Então, separamos as seis empresas mais clicadas no período analisado.

Os consumidores também quiseram saber mais sobre os bancos e similares
Os consumidores também quiseram saber mais sobre os bancos e similares

Não sabemos qual foi o motivo dessas visitas, mas podemos ter uma ideia porque o Banco Central publica um ranking dos motivos que mais geram reclamações para as instituições financeiras. Além disso, vale lembrar que o Reclame AQUI é uma das plataformas em que qualquer pessoa com CPF válido pode publicar sua queixa.

São eles:

  1. Irregularidades relativas a cartões de crédito, como a não realização de estornos, não reconhecimento de compras, cobranças duplicadas, inconsistência no valor da fatura, entre outros;
  2. Inconsistências relacionadas a não realização de débito automático autorizado pelo cliente, divergências em saques e depósitos em caixa convencional, problemas em transações ocasionados por falha humana, resgates de investimentos e similares;
  3. Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.

Continue lendo: Você conhece as principais mudanças no comportamento do consumidor?

Dados do Reclame AQUI são valiosos para as empresas

Entender o que as pessoas estão procurando no Reclame AQUI deveria ser um dos objetivos mais cobiçados de qualquer negócio. Ter essas informações em mãos é essencial para se prevenir de problemas e criar campanhas de marketing e atendimento mais eficazes.

Sabemos que o importante não é fingir que os problemas não existem, mas sim enxergar uma oportunidade em cada consumidor que abriu uma queixa pública. Sendo assim, não tem problema se sua empresa foi bastante procurada por AQUI recentemente.

Ao reverter a situação de quem confiou na sua marca para estabelecer uma relação de consumo, tenha a certeza de que você fidelizou mais um cliente.

Estamos atrás de histórias inspiradoras, porque o que é bom precisa ser contado! Você, empresa ou consumidor, tem alguma para compartilhar? Se sim, escreva nos comentários desta matéria. 💚

Deixe uma resposta

%d