Para quem faz atendimento pelo Reclame AQUI, sabe muito bem que a avaliação do cliente é fundamental para entrar no índice de reputação da marca.

Por essa razão, neste texto, você vai conferir algumas dicas simples, que podem te ajudar bastante na hora de pedir a avaliação do seu atendimento no Reclame AQUI. Acompanhe. 🙂

1 – Nunca, em hipótese alguma, deixe de responder a reclamação do cliente

Parece boba, mas essa dica é fundamental principalmente para quem conhece as regras do site Reclame AQUI.

Antes de seguir com a dica, vale destacar uma coisa: para empresas que não têm o mínimo de 50% de reclamações respondidas, os consumidores podem publicar uma avaliação, mesmo sem uma resposta publicada pela empresa, em até 3 dias! 

Isso faz muita diferença, pois, sem uma resposta sua, o cliente pode avaliar negativamente, o que interfere bastante na reputação da sua marca.

No caso da empresa ter mais de 50% respondidas, se uma reclamação ficar sem resposta, a opção de avaliar fica liberada para o cliente após 30 dias.

Dito tudo isso, ao responder uma reclamação, portanto, os consumidores têm sim mais chances de avaliar de forma coerente o atendimento prestado por você. 🙂

2 – Mande lembretes para os consumidores

Uma outra maneira de conseguir as avaliações dos consumidores é pelo envio de lembretes, seja por telefone, e-mail ou até mesmo pela função de lembrete dentro da Área da Empresa

Aliás, a função de lembrete ajuda as empresas a enviarem, em nome do próprio Reclame AQUI, um e-mail com o pedido de avaliação da reclamação.

Para enviar o lembrete, basta entrar nos seus tickets respondidos e localizar o símbolo de uma estrela.

Ao clicar, o consumidor automaticamente recebe o lembrete para avaliar a reclamação dele. 🙂

De toda forma, não deixe de lembrar os consumidores da importância que a avaliação dele tem para a reputação da sua empresa no Reclame AQUI.

Leia também: Como manter um bom relacionamento com seu cliente?

3 – Responda a reclamação com pedido de avaliação

Logicamente dentro de um contexto mais favorável vale a pena também pedir avaliação pela resposta feita por você na reclamação do consumidor.

Porém vale lembrar que quanto mais o problema estiver próximo de uma solução ou até mesmo solucionado mais fácil será solicitar a avaliação e receber uma boa nota do consumidor. 🙂

Sendo assim, tente não pedir avaliação se não houver uma possibilidade mais concreta de resolver o problema do seu cliente.

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