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Reclame AQUI: 3 dicas para ter suas reclamações avaliadas pelos clientes

Separamos algumas dicas bem legais para você conseguir as avaliações dos clientes dentro do Reclame AQUI. Acompanhe todas elas no post!

Para quem faz atendimento pelo Reclame AQUI, sabe muito bem que a avaliação do cliente é fundamental para entrar no índice de reputação da marca.

Por essa razão, neste texto, você vai conferir algumas dicas simples, que podem te ajudar bastante na hora de pedir a avaliação do seu atendimento no Reclame AQUI. Acompanhe. 🙂

1 – Nunca, em hipótese alguma, deixe de responder a reclamação do cliente

Parece boba, mas essa dica é fundamental principalmente para quem conhece as regras do site Reclame AQUI.

Antes de seguir com a dica, vale destacar uma coisa: para empresas que não têm o mínimo de 50% de reclamações respondidas, os consumidores podem publicar uma avaliação, mesmo sem uma resposta publicada pela empresa, em até 3 dias! 

Isso faz muita diferença, pois, sem uma resposta sua, o cliente pode avaliar negativamente, o que interfere bastante na reputação da sua marca.

No caso da empresa ter mais de 50% respondidas, se uma reclamação ficar sem resposta, a opção de avaliar fica liberada para o cliente após 30 dias.

Dito tudo isso, ao responder uma reclamação, portanto, os consumidores têm sim mais chances de avaliar de forma coerente o atendimento prestado por você. 🙂

2 – Mande lembretes para os consumidores

Uma outra maneira de conseguir as avaliações dos consumidores é pelo envio de lembretes, seja por telefone, e-mail ou até mesmo pela função de lembrete dentro da Área da Empresa

Aliás, a função de lembrete ajuda as empresas a enviarem, em nome do próprio Reclame AQUI, um e-mail com o pedido de avaliação da reclamação.

Para enviar o lembrete, basta entrar nos seus tickets respondidos e localizar o símbolo de uma estrela.

Ao clicar, o consumidor automaticamente recebe o lembrete para avaliar a reclamação dele. 🙂

De toda forma, não deixe de lembrar os consumidores da importância que a avaliação dele tem para a reputação da sua empresa no Reclame AQUI.

Leia também: Como manter um bom relacionamento com seu cliente?

3 – Responda a reclamação com pedido de avaliação

Logicamente dentro de um contexto mais favorável vale a pena também pedir avaliação pela resposta feita por você na reclamação do consumidor.

Porém vale lembrar que quanto mais o problema estiver próximo de uma solução ou até mesmo solucionado mais fácil será solicitar a avaliação e receber uma boa nota do consumidor. 🙂

Sendo assim, tente não pedir avaliação se não houver uma possibilidade mais concreta de resolver o problema do seu cliente.

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