No texto a seguir, entenda como funciona o RA Chat, e porque essa ferramenta é crucial para o seu negócio:
À medida que as gerações avançam, menos paciência se têm para métodos tomadores de tempo, como por exemplo: passar horas em uma fila para ser atendido. Com todos ocupados demais realizando várias tarefas ao mesmo tempo, os atendimentos práticos e dinâmicos passaram a ser mais valorizados, como por exemplo, as ferramentas de chat.
A praticidade do RA Chat
Vivemos na era em que as transações bancárias são instantâneas e com alguns cliques, é possível comparar preços, entender se a empresa tem uma boa reputação e se o produto é de boa qualidade. Se ainda restar dúvidas, o consumidor pode acessar o chat da empresa e falar com um atendente (caso a empresa tenha essa opção).
O RA Chat é uma ferramenta que foi desenvolvida pelo Reclame AQUI e permite a integração com o chat que a empresa já possui, por meio de um botão call to action atrelado às páginas da marca no nosso site.
A ferramenta proporciona o contato direto com o consumidor, e fica disponível nos horários e dias definidos pela marca, na página da empresa no Reclame AQUI e no fluxo de reclamação do reclamante.

Foi por essa razão que o Reclame AQUI viabilizou essa integração tão importante, levando praticidade para centenas de consumidores que acessam a página da empresa todos os dias, seja para pesquisar ou solucionar um problema.
Além disso a ferramenta facilita a rotina de atendimento da empresa, podendo assim, responder os consumidores em tempo real e em contrapartida, reter reclamações que podem ser solucionadas rapidamente sem precisar que o consumidor poste publicamente sua reclamação.
Leia também: Como o chat pode melhorar o relacionamento com seu consumidor?
Disponibilize seu canal de SAC por chat no Reclame AQUI
Sabemos que muitas vezes, o consumidor vem até o Reclame AQUI para solucionar um problema que obteve em alguma parte do caminho da negociação, referente a um produto ou serviço de uma respectiva empresa.
Desta forma, resolvemos estreitar esse o percurso entre o problema e a solução, oferecendo para a empresa a possibilidade de integração do RA Chat, para que o consumidor decida entre, falar diretamente com um atendente por chat, ou abrir uma reclamação de forma pública.
Entenda os benefícios da ferramenta
Oferecer uma ferramenta de contato direto entre a empresa e o consumidor na sua página do Reclame AQUI, não só traz um diferencial competitivo, como também fortalece a imagem e a credibilidade da marca. Mas além disso, a ferramenta também possui os seguintes benefícios:
- Disponível nos horários que a empresa achar pertinente;
- Facilita a comunicação e a conversão dos consumidores que estão no processo de pesquisa de compra;
- Acesso a relatórios e dados de retenção através do HugMe
- Facilita a solução de problemas, e consequentemente a retenção de reclamações mais fáceis de serem resolvidas.
- A troca de mensagens fica visível apenas para o consumidor e a empresa
- Nota interna do consumidor para a empresa, para fins de monitoria e qualidade, disponível ao final de todas as trativas
Importante: As avaliações realizadas pelo o RA Chat não contam e não interferem para a nota da empresa no Reclame AQUI, pois o intuito da ferramenta é oferecer um canal de comunicação direto, que possibilite a resolução dos problemas sem que o consumidor precise postar publicamente uma reclamação.
Ao utilizar o RA Chat, nós recomendamos:
Uma ferramenta tão importante para a construção e manutenção da credibilidade de uma marca para com o consumidor, exige alguns cuidados:
1. Faça um atendimento personalizado para cada consumidor
Cada cliente é um cliente diferente, por essa razão é importante realizar treinamentos constantes com sua equipe de atendimento, para alinhar uma comunicação focada na qualidade e rapidez do atendimento.
2. Evite tempos longos de espera
Tempos muito longos de espera por uma resposta, gera insatisfação e frustração no cliente. Fique de olho nesse indicador, pois reflete diretamente na credibilidade da sua marca.
Gerencie seus tickets
A empresa que contrata a ferramenta RA Chat, recebe também um acesso de gerente na plataforma HugMe e consegue gerenciar, como também, atribuir os tickets ao atendente responsável.
Importante: Neste caso, quando a empresa não possui o HugMe contratado, o acesso fica limitado apenas ao módulo de RA Chat e/ou outras ferramentas, caso as tenha contratado.
Apesar da nota do consumidor do RA Chat não somar com a nota de reputação da empresa no Reclame AQUI, servindo somente para fins de monitoria como falamos anteriormente, através do HugMe é possível visualizar as notas e feedbacks dos consumidores para identificar pontos de melhoria.
Veja esses dados interessantes da pesquisa que realizamos com alguns clientes:

Utilize o RA Chat como ferramenta chave
Como empresa, é importante acompanhar como o consumidor deseja ser atendido, principalmente nos dias atuais e com a correria do dia a dia, quanto mais rápido, prático e dinâmico o atendimento, melhor para o consumidor, e consequentemente, para a reputação da marca.
Além disso, disponibilizar uma ferramenta de chat para acesso fácil do consumidor, viabiliza a recompra, a pesquisa de satisfação e a fidelização. #ficaadica
Veja aqui alguma empresas que utilizam a ferramenta:
Braspress Transportes Urgentes
A sua empresa já possui chat? Conta para a gente a sua experiência aqui embaixo nos comentários 😄
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