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O Reclame AQUI aceita reclamação trabalhista? Descubra mais sobre a categoria de moderação

O Reclame AQUI aceita reclamação trabalhista? Descubra mais sobre a categoria de moderação

O Reclame AQUI aceita reclamação trabalhista? Descubra mais sobre a categoria de moderação

A reclamação trabalhista é desativada desde que o problema ocorra dentro do regime CLT, sendo um relato postado por funcionários e ex-funcionários da empresa 

O Reclame AQUI ajuda muita gente, isso não é novidade para ninguém! A plataforma nasceu para intermediar problemas que acontecem nas relações de consumo e prestação de serviço entre consumidores e empresas. 

Dessa forma, reclamações trabalhistas infringem os Termos de Uso do site, e não são permitidas em nossa plataforma.

Entretanto, algumas situações podem dificultar o reconhecimento de uma reclamação trabalhista. O Blog RA explica a diferença entre reclamação trabalhista e prestação de serviço, e como o Reclame AQUI atua em cada um dos casos. Saiba mais:

Leia AQUI: Quando pedir moderação de conteúdo no Reclame AQUI?

Prestação de serviço x Reclamação trabalhista: reconheça as diferenças

Mesmo que a reclamação de um funcionário seja legítima, o Reclame AQUI atua com a moderação da reclamação quando o consumidor aborda problemas que aconteceram dentro do regime CLT de contratação. Entre os problemas, o consumidor pode abordar:

  • Processos seletivos de empresa;
  • Pagamentos trabalhistas (FGTS, salário, benefício, férias, valores de rescisão, vale transporte e  etc.);
  • Direitos trabalhistas;
  • Ambiente de trabalho;
  • Demissões.

Ação realizada na categoria:  A reclamação trabalhista é desativada do perfil da empresa

Quando a reclamação não será desativada?

Para as situações que envolvem prestação de serviço/fornecedores, entre as partes, é considerado que foi estabelecido um contrato comercial. Dessa forma, o Reclame AQUI mantém a reclamação do consumidor ativa, sem chances de moderação. 

A mesma regra é válida para reclamações sobre grupo societário ou até mesmo problemas que abordem modelos de negócio como filiais e franquias. 

Para as situações acima, a empresa deve responder o consumidor com os esclarecimentos necessários. 

Prazo de análise da categoria: 5 dias úteis a partir da data de solicitação da empresa

Critérios de análise da moderação:

Vai solicitar a moderação de uma reclamação trabalhista? Empresa, atente-se às regras:

  • A solicitação de análise deve acontecer em até 15 dias da data de postagem do conteúdo; 
  • A solicitação pode acontecer quando a reclamação tiver em qualquer status, até mesmo respondida ou avaliada. 
  • Na descrição da solicitação, é necessário detalhar em qual parte do texto é especificado que se trata de um contrato CLT.

Quer entender mais detalhes dessa categoria?

Leia o Manual de Moderação do Reclame AQUI

Esse conteúdo faz parte de uma série especial sobre Moderação de Conteúdo. Curtiu? Compartilhe e ajude outras empresas a entender o funcionamento da Moderação de Conteúdo do Reclame AQUI.

Leia AQUI: A reclamação está na empresa errada? Entenda como solicitar moderação

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