É, Simone, chegou o Natal e no meio de tantos eventos e acontecimentos deste segundo semestre de 2022, fica o questionamento do que fizemos até aqui.
Mas se olharmos para as intenções de compras do final de ano, tudo indica que está sendo bem abaixo do esperado – e sem tanta previsão de melhora.
Em pesquisa realizada pelo Reclame AQUI nos dias 15 e 16 de dezembro e que contou com a participação de 10 mil usuários na plataforma, 75,5% dos consumidores não irão presentear outras pessoas neste Natal (e nós aqui torcendo para que os outros 24,5% sejam nossos amigos e familiares. Risos de nervoso).
Entre os motivos da negativa para os presentinhos, mais de 47% dos respondentes afirmaram que está sem dinheiro para presentes e está achando tudo muito caro.




Além da Black Friday, que acabou tendo um desempenho bem abaixo do normal (ainda mais rolando em plena Copa do Mundo), a época natalina também não tem animado muito os brasileiros para idas às compras.
De acordo com o Edu Neves, Cofundador e CEO do Reclame AQUI, a inflação tem influenciado esse espírito mais econômico e menos empolgante por parte dos consumidores:
“Ficou claro na pesquisa que as pessoas estão enxergando os preços mais altos em relação a 2021, e também por conta de todo o processo inflacionário que a gente passou e que começa a ganhar força novamente com índices positivos por mais meses seguidos”, destaca Edu.
Não tá fácil pro brasileiro esse final de ano heim?!
Parte dos consumidores ainda pensam em presentear na data
Mas nem todas as esperanças ainda foram perdidas. Entre os usuários que responderam que irão presentear este ano, seja um familiar, amigo ou ele mesmo, 31,4% desejam investir entre R$ 100 e R$ 300 no presente.
“Em relação a valores dos presentes, os tickets mais altos já foram comprados, e quem já comprou disse que foi acima de R$ 1.000, cerca de 27% das pessoas. Mas os tickets menores continuam sendo a maior parte das pessoas, ou seja, diante dessa situação, o consumidor está indo bem temeroso pra suas festas de fim de ano e muito inseguro em relação ao futuro. Ou seja, mais uma vez o varejo deve sofrer, analisa Edu.
A inflação deu as caras também para quem vai presentear alguém no Natal. Mais de 79% consideram que a inflação influenciará o valor dos presentes e a quantidade de pessoas presenteadas e 42,3% pretendem pagar as comprinhas no cartão de crédito.
Mas não pense que o revolucionário PIX também não apareceu nas preferências do público. 28,1% dos consumidores que responderam a pesquisa pretendem pagar os itens à vista através de PIX.
Edu avalia: “O parcelamento no cartão volta a ser importante nas compras de maior ticket, e o PIX volta com força, provavelmente, pelo aquecimento dos bolsos com o 13º salário e para as compras de menor valor, então os descontos e preços melhores serão pagos por PIX”.
E se você acha que o brasileiro aproveitou a Black Friday para antecipar esses custos, não foi bem assim que refletiu a nossa pesquisa.
Pelo menos 72,5% da turma que decidiu abrir a carteira no Natal irão comprar as lembrancinhas na semana do Natal, além de 52,2% preferirem comprar os itens pela internet.
“Todo esse corre-corre faz com que as pessoas deixem tudo para a última hora. É como indica a pesquisa, muita gente ainda vai às compras esta semana e muitos na véspera, o que é bem interessante, 14% na compra de véspera”, conclui Edu.
Resta saber se os presentes chegarão a tempo da Ceia de Natal (pode-se criar “um clima terrível” entre os familiares e amigos).
E por aí, vai rolar presentinho no Natal ou você faz parte do bonde que só vai cantar Simone sem botar a mão na carteira?
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