Em alguns casos, as empresas podem receber reclamações no Reclame AQUI de pessoas não autorizadas pelos consumidores titulares.

Para essas situações, é possível encaminhar uma solicitação de moderação para o Reclame AQUI fazer a análise do conteúdo da reclamação.

Mas, de qualquer forma, existem algumas regras que precisam ser destacadas para esse tipo de moderação. Veja portanto como funciona a moderação para reclamação de terceiros. 🙂

Aprenda também: Reclamação de outra empresa: como solicitar moderação?

Pontos de atenção para essa categoria

Como mencionamos, terceiros são pessoas que não são autorizadas pelos titulares para escreverem uma reclamação no Reclame AQUI.

Entretanto, caso haja o conhecimento ou a autorização prévia do titular da relação de consumo, isto é, caso o titular autorize a publicação da reclamação por um terceiro, não há infração das regras do site Reclame AQUI.

A exceção da regra

Nesse caso, a exceção da regra diz respeito aos bancos e instituições financeiras, que são regidos pela lei do sigilo bancário.

Essa lei garante ao titular da relação de consumo com essas instituições o sigilo de suas informações. Dessa forma, caso haja alguma reclamação de terceiro envolvendo algum banco, as empresas desse segmento podem encaminhar a moderação para ser analisada.

Sendo assim, para bancos e instituições financeiras, as reclamações devem sempre ser publicadas pelos titulares da relação de consumo.

Vale a leitura: Duplicidade: aprenda como funciona esta categoria de moderação no RA

Boas práticas antes de solicitar moderação e prazos

Sempre que possível, recomendamos, portanto, que as empresas entrem em contato para confirmar se o titular autorizou que o conteúdo da reclamação fosse publicado.

Como uma boa prática, essa ação, portanto, é sempre válida antes das empresas encaminharem a moderação para a categoria de “Reclamação de terceiros”.

Vale lembrar que as empresas que receberem de fato uma reclamação de terceiros devem encaminhar o pedido de moderação em até 30 dias da data da publicação.

Já em relação ao prazo de análise, ele é feito pela equipe do Reclame AQUI em até 2 dias úteis. Sendo aceita a moderação, a reclamação é desativada do site.

FAQ: Tire mais dúvidas sobre o Reclame AQUI!

Gostou do conteúdo? Divulgue e compartilhe para outras empresas ficarem por dentro dessa categoria de moderação. 🙂

Deixe uma resposta