Vale reclamar no cadastro de terceiros? No Reclame AQUI, pode sim! Entretanto, existem algumas exceções quando falamos sobre instituições financeiras. Isso porque a Lei do Sigilo Bancário impede que instituições financeiras prestem esclarecimentos para terceiros.
Por esse motivo, a categoria “Reclamação de terceiros” analisa situações em que o cadastro não está em nome do titular da conta, contrato, cartão ou serviço. Quer entender melhor essa categoria? Descubra com o Blog RA:
Leia AQUI: Quando pedir moderação de conteúdo no Reclame AQUI?
Instituições financeiras
O Reclame AQUI permite que a reclamação também seja feita por pessoas que não são titulares da compra ou do serviço contratado.
Entretanto, com exceção à regra, quando se trata de serviços bancários e financeiros, somente o titular pode receber os esclarecimentos sobre o problema reclamado. Isso porque a Lei do Sigilo Bancário, assegura o sigilo das informações.
Quando a instituição financeira identifica que o reclamante não é o titular da conta, a moderação deve ser solicitada após a avaliação da reclamação. Dessa forma, a reclamação permanece ativa com a nota de avaliação anulada para que a empresa não seja prejudicada na reputação.
Ação realizada na categoria: Anulação da avaliação para a reputação da empresa
Boas práticas de solicitação da moderação
Vale lembrar que algumas boas práticas devem ser consideradas antes de solicitar a moderação de conteúdo. Sendo assim, todos os esclarecimentos devem ser formalizados no campo de resposta pública da empresa. Dessa forma, é preciso estar claro que a reclamação foi publicada por terceiros.
Prazo de análise da categoria: 5 dias úteis a partir da data de solicitação da empresa
Em casos em que o consumidor contradiz o posicionamento da empresa, deixando claro que é o titular do serviço, será considerado divergência de informação, e a moderação será negada.
É importante esclarecer também que a solicitação deve acontecer em até 30 dias da data de publicação da reclamação.
Leia AQUI: Tudo que você precisa saber sobre a resposta de uma reclamação x moderação de conteúdo
Quer entender mais detalhes dessa categoria?
Leia o Manual de Moderação do Reclame AQUI
Esse conteúdo faz parte de uma série especial sobre Moderação de Conteúdo. Curtiu? Compartilhe e ajude outras empresas a entender o funcionamento da Moderação de Conteúdo do Reclame AQUI.
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