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Crise no turismo derruba confiança do consumidor no setor, mas ainda existem boas oportunidades

Crise no turismo derruba confiança do consumidor no setor, mas ainda existem boas oportunidades

Quem apostar em vendas na Black Friday, somente promoções não vão adiantar, é preciso mostrar confiabilidade. Veja análise do Reclame AQUI no setor de turismo

Será que toda a crise ocorrida com a venda de pacotes promocionais no último ano abalou a confiança do consumidor no setor? Em recente pesquisa aplicada pelo Reclame AQUI, ao serem questionados sobre o quanto confiam no setor, 42,7% dos consumidores afirmaram que consideram o setor pouco ou nada confiável, e 36,9% confiável ou pouco confiável. 

Esse nível de confiança é o que está fazendo com que os consumidores não busquem promoções no momento e, na Black Friday, passagens aéreas/pacotes, não estejam entre os principais itens de intenção de compra.

No entanto, existem boas oportunidades para as empresas que cuidam bem do seu atendimento e das relações com os clientes.

Na pesquisa que o Reclame AQUI aplicou na plataforma nos dias 22 e 23 de outubro com mais de 2,4 mil consumidores para entender o nível de confiança dos consumidores no setor de turismo em 2023, 74% dos participantes ainda afirmaram que ainda não planejaram viagem pra 2024, o que vem ao encontro das últimas pesquisas de intenção do Reclame AQUI para a Black Friday 2023: desde agosto, a média de interesse em comprar passagens aéreas ou viagens na sexta-feira especial fica na casa dos 5%. E fruto da desconfiança gerada por tanta instabilidade no setor em 2023. Pé atrás com 2024.

O Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, analisa que, no fim das contas, baseado na pesquisa, houve mais experiências positivas com o setor, do que negativas.

“Não está nos planos desses consumidores antecipar viagens. Porém, dos 60% que afirmaram ter viajado em 2023, 75,5% disseram que não enfrentaram problemas. A gente vê que as experiências foram mais positivas do que negativas para a maioria que conseguiu viajar em 2023, manifestando que quando tiveram problemas, resolveram com as próprias empresas, mostrando, de certa forma, alto grau de maturidade dessas organizações”, entende Neves.

Dos consumidores que enfrentaram problemas para viajar este ano e responderam à pesquisa, grande parte contratou pacotes promocionais, tanto que a consulta mostra que 29,3%, o maior volume, são de brasileiros que enfrentaram problemas com empresas como a 123Milhas/Hotmilhas/Maxmilhas/Hurb, por exemplo.

Pesquisa aplicada pelo Instituto Reclame AQUI mostra confiança do consumidor no setor de turismo


E do montante que enfrentou algum perrengue de viagem, no geral, mais de 42% disseram que ainda não conseguiram resolver. “A oportunidade para o setor de turismo como um todo está em demonstrar consistência das empresas através de relatos de clientes e reputação em sites como o Reclame AQUI unido a promoções mais conservadoras, como parcelamentos e descontos razoáveis. Isto porque 32,8% das pessoas esperam que os preços baixem em 2024. Este ano, quem não buscou exclusivamente por preço, teve boas experiências, o que pode ficar ainda mais forte no próximo ano”, completa Neves.

Para finalizar, o Cofundador do Reclame AQUI deixa outra dica importante: “Quem apostar em vendas na Black Friday, somente promoções não vão adiantar. É preciso mostrar confiabilidade”.

Tanto que na pesquisa sobre a percepção do turismo, quando o Reclame AQUI pesquisa os que os consumidores consideram importante ao fechar uma viagem com uma empresa do setor de turismo, os pontos de maior relevância elencados são: confiabilidade da empresa (26,1%), avaliações de outros consumidores (reviews) (18,2%) e tempo de atuação no mercado (13,4%).

O dado vem ao encontro das pesquisas de monitoramento que o Reclame AQUI tem aplicado na plataforma a respeito da Black Friday, as avaliações de outros consumidores sobre os produtos (reviews) e o fato de empresas/marcas precisarem se mostrar confiáveis está entre as principais condicionantes apontadas pelos consumidores para fechar negócio.

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