O HugMe, plataforma de atendimento e monitoramento de redes sociais do Reclame Aqui, fez uma análise das principais menções no Twitter entre os dias 9 e 10 de junho, último final de semana antes do Dia dos Namorados, e encontrou 88.742 resultados. Os termos “solteiro” ou “solteira” foram citados 2 vezes mais que “namorando”. Além do dia 12, o mês de junho deste ano disputa atenção entre a Copa do Mundo e a Festa Junina. Mas o Mundial foi 5 vezes mais citado que a famosa festa folclórica.
Outro dado descoberto pela ferramenta foi que devemos ter mais gente que vai ficar em casa no sofá do que sair para jantar. “Netflix” foi citado 50% mais do que “restaurante”.
Ao buscar por “presentes mais criativos”, o monitoramento descobriu que eles vão ser os mais beneficiados com a originalidade do que elas. Com um aumento de 9% em relação ao ano passado, a busca por “presente criativo para namorado” foi um dos assuntos pesquisados pelo HugMe. Em contraponto, a busca por “presente criativo para namorada” diminuiu 37% em relação a 2017.
Mais: Não esqueça de atender seu cliente também no Twitter
O que procuram no Dia dos Namorados?
A intenção de compra dos casais também é revelada ao pesquisar por produtos mais mencionados. Entre elas estão restaurantes, roupas, cartões e flores, que foi 14 vezes mais citado do que chocolate.
Também foi realizada uma enquete no Instagram do Reclame Aqui nos dias 11 e 12 de junho com mais de 1 mil participações. 34% dos consumidores já aproveitaram o último final de semana para comemorar a data e 65% não têm planos de presentear o parceiro(a). Outro dado é que aqueles que fizeram uma compra online saíram no prejuízo, uma vez que 70% relataram que sua encomenda ainda não chegou.
Leia: Como as redes sociais podem ser uma grande aliada da sua empresa