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Marketing

Marketing Digital: quais as principais tendências para 2021?

Veja as principais tendências para o Marketing Digital em 2021 para a estratégia da sua marca.

 

 

Não tem como pensar em tendências para o Marketing Digital em 2021 sem lembrar dos impactos causados pela pandemia do Covid-19.

No entanto, nem todos esses impactos foram negativos, pois algumas transformações foram essenciais para o avanço tecnológico dentro das empresas.

Uma das principais transformações causadas pela pandemia (e que dita as regras do jogo para o que podemos esperar do Marketing Digital em 2021) é o comportamento do consumidor.

No último ano, as transações online tiveram uma alta considerável e o download de aplicativos de lojas ou delivery cresceram significativamente.

O resultado disso é o faturamento das empresas online que teve um crescimento de 47% no 1º semestre de 2020, sendo a maior alta dos últimos 20 anos, segundo a pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen publicada pelo site de notícias G1.

Além disso, a pesquisa mostra que 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet neste período.

Do mesmo modo, o consumidor ficou ainda mais exigente e pesquisou melhor antes de comprar.

O reflexo disso ficou claro logo no inicio da pandemia, quando em apenas um dia o Reclame AQUI recebeu 1 milhão de acessos de consumidores buscando informações sobre uma marca ou ajuda com algum problema.

Isso significa, em 2021 as tendências do Marketing Digital precisam levar em consideração o atendimento ao cliente, confiança, reputação das marcas e principalmente como proporcionar as melhores experiências ao consumidor.

Pensando isso, separamos algumas tendencias que você precisa conhecer e incluir na sua estratégia de Marketing Digital em 2021. Acompanhe:

Experiência do cliente

2021 é o ano da experiência do cliente. Essa tendência já vem sendo apontada por especialistas há anos, mas agora mais do que nunca é hora das marcas entenderem que o que vende mesmo é a percepção que o consumidor tem da marca, e não o produto em si.

Os clientes se envolvem emocionalmente com a marca, tem histórias, sentimentos e levam suas experiências muito a sério.

Por isso, as marcas devem identificar as dores, conhecer bem seu cliente e investir cada vez mais em ações que tornem esse relacionamento forte e transparente.

Lembre-se que o consumidor quer sentir que faz parte de algo, por isso usar lives ainda pode ser uma boa ideia, apostar em interações nas redes sociais também mas, acima de tudo, garantir que os problemas do cliente foram resolvidos.

Produção de conteúdo

A Produção de Conteúdo continua em alta ainda mais em 2021. Nos últimos tempos, as estratégias de Marketing de Conteúdo foram aderidas por grande parte das empresas.

No entanto, para 2021, a tendência é que esses conteúdos sejam cada vez mais profundos, ricos e que sejam capazes de educar de fato quem os consome.

Ou seja, não basta apenas se preocupar em produzir um grande número de conteúdos e publicar nas redes, as marcas devem identificar o que o consumidor precisa consumir e ser capaz de criar conteúdos que entreguem valor a persona.

Divulgar esse material onde seu consumidor está é uma ótima estratégia, e esse lugar é o Reclame AQUI. Com milhares de acessos de consumidores por dia, o RA permite que as empresas personalizem a página e destaquem conteúdos informativos para engajar quem pesquisa.

Essa é uma oportunidade de sanar dúvidas, conquistar a confiança do consumidor que está em uma jornada de compra, ou entregar a solução para quem tem um problema.

Saiba mais aqui: Use o RA para Marketing de Conteúdo da sua marca

Atendimento ao cliente

Ao contrario do que muitos imaginam, atendimento ao cliente tem relação direta com o Marketing das empresas e, por isso, é uma tendência em 2021.

A verdade é que o atendimento ao cliente é o ponto de contato mais importante entre a marca e o consumidor, e pode ser visto como oportunidade de fidelização e novos negócios.

Então, a ideia é investir em atendimento humanizado, e integrar a equipe com as demais da empresa, afinal o atendente será sempre responsável para que a cultura da empresa fique clara ao consumidor.

Inteligência artificial

Como esperado, cada vez mais a tecnologia e Inteligência Artificial devem estar presentes dentro de cada estratégia do Marketing Digital.

Além disso, as previsões dos especialistas é de que o Machine Leearning e o 5G também estejam em alta.

A ideia é que as campanhas sejam cada vez mais segmentadas e que novas tecnologias e integrações como as do Google Analytics possam melhorar resultados, fazendo com que estejam mais presentes ainda em cada ação.

Por um outro lado, os serviços de segurança na internet também precisam receber uma atenção especial.

Reputação das empresas

Mais do que nunca, manter uma boa reputação e mostrar que uma empresa faz um bom trabalho vale mais do que investir milhões em propaganda.

Por isso, a reputação da sua marca no mercado é uma estratégia eficiente para gerar mais confiança e, consequentemente, mais lucro.

Para realizar ações eficientes, contrair uma boa reputação no mercado e mostrar que sua marca se preocupa em fazer um bom trabalho, é preciso seguir as tendencias anteriores.

Veja mais: Desenvolva a sua reputação com as soluções do Reclame AQUI

Por fim, com um bom atendimento, produção de conteúdo de valor, investimento em tecnologia e melhores experiências para o consumidor, sua marca pode conseguir melhores avaliações em sites como o Reclame AQUI, que sempre está em evidencia em sites de busca.

Isso significa que o Reclame AQUI está presente em todos os momentos da sua marca, e na hora de pensar em estratégias de Marketing Digital não é diferente.

Preencha o formulário abaixo e saiba como as soluções do Reclame AQUI se encaixam nas suas estratégias.

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