O mundo corporativo está sempre cheio de gurus, cursos, coaches e conversas regadas a cafezinhos onde sempre aprendemos um pouco. Mas muitas vezes, quando estamos relaxando e de onde menos esperamos, vem uma lição. Como um livro infantil pode nos chamar a atenção para Customer Success?

A publicação “Ter Um Patinho É Útil” é voltada para crianças e conta a história de um menino que encontra um pato de borracha e brinca com ele usando a imaginação, fazendo dele um chapéu, um apito, um cachimbo, levando-o para qualquer lugar.

Quando a história termina, você pode ler o livro também no sentido contrário. Além de as páginas mudarem de cor, uma outra história começa, contada com as mesmas ilustrações, mas do ponto de vista do pato.

E é aí que somos pegos de surpresa. São duas experiências diferentes, sentimentos diferentes, a do menino com o pato e a do pato com o menino, e definições de felicidade distintas conforme o significado de um na vida do outro. Mas ao trazermos para a nossa realidade de clientes e marcas, temos aí um exemplo lúdico de Customer Success, uma forma diferente de como as empresas precisam pensar nisso.

Se um cliente procura a sua marca, ele quer atenção e ser bem atendido, recebendo um tratamento legal, tirar suas dúvidas do início ao fim. E se precisar do seu vendedor após pagar e receber o produto, ele quer aquele mesmo atendimento diferenciado novamente. Como seus vendedores tratam os consumidores até a venda? E como é depois dela? Não pode haver diferença, precisa ser sempre igual, com a mesma qualidade e atenção para que a experiência de compra seja completa e inesquecível e se construa uma história feliz entre as duas partes.

Em que momento sua marca pensa em Customer Success?

Pensar no sucesso do cliente é pensar na felicidade dele. E como fazer isso? De uma forma simples, se colocar no lugar dele durante todo processo. Desde a forma que você escolheu de vender seu produto, de entregar, de saber se o consumidor gostou e de atendê-lo em qualquer situação pós-venda.

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E parar para pensar se a sua marca faz a diferença na vida do consumidor já é pensar em Customer Success, significa que existe uma preocupação para que ele fique satisfeito com a sua marca. Com processos bem organizados e ações integradas com o marketing, o financeiro, a equipe de atendimento e vendas ele pode se tornar um defensor da sua companhia e fidelizar. Por que não fazer mais e surpreendê-lo?

Customer Success é mais do que um nome bonito, reflete na sua reputação

Customer Success não é um setor, e sim uma filosofia que toda a empresa deve conhecer e ter engajamento para o alcançar o verdadeiro sucesso do cliente. O fator humano – sem desconsiderar a tecnologia, jamais! – é bastante importante nesse processo. Se a sua empresa for feita por pessoas e valorizar bastante esse aspecto, tenha certeza que é o que faz a diferença.

 A equipe bem treinada para solucionar, entender a dor do consumidor e se colocar no lugar dele para resolver com qualidade e não só atender por atender constrói relacionamentos de confiança. E claro, vão ajudar de maneira natural a construir sua reputação. Pense mais nisso.

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