blog reclame aqui

Live commerce: um show de influencers e frustrações

Que as empresas têm investido cada vez mais no live commerce, você já sabe. O Reclame AQUI estudou as tendências de marketing para 2022 e cravou que esta prática continuaria sendo uma delas! Por isso, é claro que muitos consumidores, principalmente os mais conectados, seriam impactados pelas transmissões de conteúdo em tempo real nesta Black Friday.

Entenda: Live Commerce: Saiba mais sobre a tendência

Grandes empresas, como e-commerces e marketplaces, começaram suas lives esta semana, antes do início oficial do maior evento de vendas do ano. Todavia, outras também deixaram para fazer a divulgação de suas maiores promoções nesta sexta-feira (25).

Veja como foram algumas das principais transmissões que rolaram até agora:

Contratação de influenciadores digitais para impulsionar o número de visualizações

Na quinta-feira, ou seja, véspera da BF 2022, a Americanas realizou o Show da Black Friday, que contou com a apresentação de Felipe Neto, show de Juliette e a presença de outros 15 influenciadores. Do mesmo modo, no dia 23/11, a Amazon também fez sua live de Black Friday com a presença de um time de influenciadores do ramo de esportes, como os Desimpedidos, Jukanalha, entre outros.

Levando em conta as visualizações dos canais do YouTube e outras redes sociais em que estes conteúdos foram divulgados, podemos afirmar que milhares de pessoas foram impactadas com estas ações, promoções, descontos e informações.

Todavia, as visualizações nem sempre se convertem em negócios fechados. Não sabemos se foi o caso das marcas citadas acima, mas um levantamento feito na manhã desta sexta-feira (25) pelo Instituto Reclame AQUI com 1.033 visitantes do site de reclamações mostrou que 76,8% dos entrevistados ainda não haviam feito suas compras.

Não é só de entretenimento que uma live commerce vive

Uma das características da live commerce é justamente o uso do entretenimento para atrair e segurar o público em seu canal. Afinal de contas, um conteúdo apenas com números, preços e promoções não retém a atenção das pessoas por muito tempo, não é mesmo?

Mas, além disso, o anúncio dos descontos precisa atingir a expectativa do público. Os eventos de live commerce podem dar a impressão de que os varejistas têm oportunidades imperdíveis a oferecer ao público. Porém, a tradição da Black Friday brasileira mostra que as promoções por aqui não costumam ser agressivas. Por isso, mesmo com campanhas que apelam para o entretenimento e grandes nomes da internet brasileira, as empresas devem estar atentas para não frustrar a expectativa dos consumidores.

Consumidores tanto da Amazon quanto da Americanas, cujas lives aconteceram antes desta sexta, apontam problemas com os descontos anunciados.

Sendo assim, é importante ressaltar que o live commerce deve estar integrado a uma estratégia promocional à altura, de forma a não causar distorções no que o público espera dos descontos.

Confira informações do nosso boletim mais atualizado de Black Friday 2022

Nesse sentido, o Reclame AQUI está monitorando em tempo real as reclamações recebidas na nossa plataforma. Até as 6h de hoje (25), data oficial do evento, os consumidores já tinham registrado 5.447 queixas. Em sua maioria, as insatisfações são sobre “Propaganda Enganosa”, representando 17.12% do total.

Por isso, este ano, lançamos o Detector de Site Confiável, uma ferramenta do Reclame AQUI em parceria com a plataforma de proteção Axur que ajuda na hora de identificar se um site que te chamou atenção é falso. Não deixe de visitar a nossa home e verificar essa nossa grande novidade!

Outras informações sobre a BF22
Outras informações sobre a BF22

Continue lendo: Deu a largada! Sinais para ficar atento nas compras de Black Friday 2022

Deixe uma resposta

%d