Sabemos que criar uma identidade visual com o público é de suma importância para qualquer marca e, sem sombra de dúvidas, interfere diretamente no relacionamento entre empresa e consumidor.

Isso porque, a identidade visual também pode ser considerada como um dos pontos de comunicação mais importantes nesse relacionamento, visto que, os elementos que a compõem são capazes de influenciar até mesmo na decisão de compra do consumidor.

Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre o tema, qual sua importância para as marcas e até mesmo como a página de reclamação da empresa pode ser destacada no Reclame AQUI com estratégias de identificação com o público. Acompanhe:

Para começar, o que é identidade visual?

Identidade visual, como o nome já diz, é um conjunto de elementos que representam a identidade da marca. 

É comum que faça parte desse conjunto, o logo, design, paleta de cores, tipografia, objetos, símbolos ou imagens características e únicas que diferenciam aquela empresa das demais.

Ou seja, é todo trabalho visual que uma empresa cria para se identificar e posicionar no mercado, criando uma espécie de assinatura institucional, conexão com seu público e identificação.

Exemplos de elementos visuais que compõem a identidade visual do Reclame AQUI:

Elementos da identidade visual do Reclame AQUI
Elementos da identidade visual do Reclame AQUI.

Veja mais: Saiba o que é branding e como isso influencia na sua empresa

Por que é tão importante?

Além de agregar profissionalismo a uma marca, a identidade visual é fundamental para firmar a personalidade, compromisso e conquistar espaço no mercado, uma vez que essa é a maneira da empresa se apresentar ao consumidor e como será reconhecida por ele.

Da mesma maneira que temos um nome, uma imagem e uma assinatura, a identidade visual de uma marca se assemelha a essas características que criamos ao longo dos anos, e que de certa forma nos definem.

Contudo, a maneira como a marca é lembrada, sua reputação, experiência que proporciona aos consumidores e todo o conjunto de elementos visuais, fazem parte da identidade dela, e são essenciais para essa marca ser a “primeira coisa que o cliente lembra” quando se depara com componentes semelhantes, como cores, elementos e mais.

Faz o teste aí:
Qual a primeira marca vem a sua mente quando você se depara com as cores roxa, laranja ou vermelha? 😉

Isso significa que criar uma identidade e trabalhar no conceito da marca, é basicamente aumentar a presença e necessidade da marca no dia a dia do público.

💡 Dica: Na hora de desenvolver a identidade visual, marca e branding da sua empresa, invista em profissionais capacitados que estudem seus valores e missão e transformem em comunicação.

Como trazer a identidade visual da sua marca para o Reclame AQUI?

O Reclame AQUI se tornou a maior plataforma de pesquisa de reputação e relacionamento entre marcas e consumidores da América Latina, com cerca de 30 milhões de acessos por mês.

Hoje, é ponto de parada oficial na hora da pesquisa de reputação de uma marca, tanto antes do cliente fechar uma compra ou quando precisa de ajuda para resolver um problema.

Por este motivo, a página de cada empresa cadastrada é um ponto de comunicação com o consumidor, e o RA desenvolveu uma solução chamada Brand Page, que permite que a página seja uma extensão oficial das marcas e impacte positivamente o consumidor, tanto com elementos que reforcem a identidade visual, quanto com conteúdos estratégicos.

Exemplos de empresas que personalizaram suas páginas.

É claro que grandes marcas já entenderam isso, e hoje utilizam suas páginas personalizadas para aumentar a identificação com o público, se destacando da concorrência e empregando estratégias de marketing.

Veja os cases de sucesso aqui.

Gostou? Saiba como personalizar sua página e trazer a identidade visual da sua marca para impactar consumidores no Reclame AQUI 👇

Leia também: 3 livros sobre Marketing de Conteúdo para ler e vender mais!

Deixe uma resposta