Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

Geração Z: saiba o que os “nativos digitais” esperam da sua marca

Você já se sentiu confuso quando ouviu falar sobre as Gerações X, Y e Z? Acabamos de passar pelos “millennials” e atualmente estão nascendo os representantes da Alpha. É, de fato, muita informação, mas acredite: diferenciar as pessoas conforme os recortes geracionais aos quais elas pertencem é uma oportunidade valiosa para as empresas se concretizarem no mercado.

As empresas precisam ficar atentas aos seus consumidores do futuro

Primeiramente, é importante explicar que este texto refere-se especificamente à Geração Z, ou seja, jovens que nasceram entre 1995 e 2010. As datas podem variar um pouco de acordo com cada estudo, mas, de modo geral, estamos tratando sobre o primeiro grupo de nativos digitais.

Saiba mais: Como as últimas gerações se comunicavam? Esse infográfico vai te mostrar!

Vale lembrar que o blog do Reclame AQUI está recheado de matérias e artigos sobre o comportamento e o consumo social. Estes conteúdos também englobam as particularidades das outras gerações. Não deixe de dar uma lida nas nossas produções caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto.

Continue lendo: Geração Alpha: saiba tudo sobre quem vai influenciar seu negócio

Características da Geração Z

A Geração Z já representa 30% da população, é independente de grandes marcas, hiperconectada à internet e aos meios eletrônicos e ecologicamente responsável. É o que afirma a pesquisa “Família, Futuro e Diversão: conheça as portas de acesso para a Geração Z” com os seguintes dados:

  • 55% dos respondentes disseram não ligar para as marcas. Isso significa que ter um nome conhecido no mercado não é o suficiente para garantir o sucesso do negócio. Agora as empresas precisam encontrar maneiras de atrair esses jovens consumidores e de se esforçarem para fidelizá-los, mostrando que o seu trabalho, propósito e valor estão de acordo com as demandas sociais atuais;
  • 64% afirmaram que gostam de um vídeo institucional quando ele é autêntico e transmite a verdade sobre a empresa. Ou seja, a publicidade tradicional que conhecemos já não está impactando a Geração Z como nos recortes geracionais anteriores. Estes jovens, por estarem constantemente conectados ao mundo virtual, aprenderam um novo jeito de consumir conteúdo (então, a sua empresa está ficando para trás se ainda não estiver marcando presença nas redes sociais ou produzindo vídeos para YouTube);
  • 85% de quem respondeu a pesquisa disse estar disposto a doar parte do seu tempo para alguma causa, sendo a preservação do meio ambiente um dos principais temas. Esta é a hora de entender que os nossos recursos naturais são finitos e, se a sua marca não olhar para esse assunto com carinho o quanto antes, não se destacará entre a Geração Z.

Não temos dúvida: a importância e a influência destes jovens vão crescer cada vez mais. Isso porque, conforme chegam à fase adulta, entram no mercado de trabalho e, consequentemente, adquirem autonomia econômica para comprar e tomar suas próprias decisões.

E tudo isso apresentado até agora pode mudar drasticamente a sua atual estratégia de marketing, caso a empresa não esteja de acordo com estes pensamentos da Geração Z.

Foi pensando nisso que eu separei algumas dicas para você no próximo tópico. Vamos juntos?

Características da Geração Z
Saiba como chamar a atenção da Geração Z nos tópicos abaixo

Como atrair e reter a confiança da Geração Z?

Confira algumas ações eficientes que a sua empresa pode começar a implementar desde já para se destacar e permanecer na ativa!

Invista em produção de conteúdo online

Como dito anteriormente, a Geração Z é hiperconectada e consome conteúdos em diversos formatos, mas predominantemente pelo meio digital. Por isso, a comunicação da sua empresa deve estar também no online.

Outro ponto de atenção é garantir que estes materiais estejam de acordo com práticas de SEO. Dessa maneira, será mais facilmente encontrado nos sites de busca, como o Google e similares.

Por fim, não se esqueça de que o conteúdo vai sempre ser o grande diferencial. Produza algo relevante, que agregue à vida desses jovens, ajudando a criar uma conexão com a marca, além de prezar pela transparência. Nessa hora, também pondere a contratação de algum influencer que esteja de acordo com os valores e propósitos da marca.

Valorize a experiência do seu cliente

Ao ter conquistado a confiança de um integrante da Geração Z, garanta que sua jornada de compra seja satisfatória até o fim. Esta é uma das maneiras mais eficazes de fideliza-lo a sua marca. Cuide para que saia tudo certo com a entrega ou então aposte em serviços omnichannel, os quais integram o mundo físico ao digital, pois este grupo adora experiências sensoriais.

Esteja em constante aprendizado

Definitivamente, os jovens da Geração Z se preocupam com o que estão consumindo e são exigentes por qualidade. Não fique para trás: esteja em constante evolução sobre o seu negócio e sobre a maneira que tem se comunicado com o mundo (principalmente em relação a se posicionar frente às questões sociais). Este é um jeito de adaptação para se manter relevante e em atividade.

Conta para a gente: a sua empresa já estava olhando para estas questões? Se sim, fique à vontade para compartilhar sua experiência nos comentários. 💚

1 comentário »

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: