Não conseguiu marcar presença no Fórum E-commerce Brasil 2023, mas conferiu pelas redes sociais que o Reclame AQUI esteve lá? O texto de hoje é um resumo da participação da maior plataforma de reputação, pesquisa e confiança nesta edição do evento
O Fórum E-commerce Brasil 2023 reuniu especialistas, empresários e entusiastas do comércio eletrônico para gerar insights sobre temas relacionados ao e-commerce. E é claro que o Reclame AQUI esteve presente nos três dias de evento para falar sobre a participação fundamental do site nas estratégias de qualquer e-commerce.
Ao todo, centenas de empresas, de pequenas a globais, passaram no nosso estande para conversar com o nosso time de especialistas. Nestes momentos, foi possível discutir como evoluir as práticas comerciais com soluções inovadoras e a experiência do consumidor.
Sendo assim, o Reclame AQUI, durante o Fórum E-commerce Brasil 2023, provou que consegue impulsionar as marcas em cinco diferentes pontos, destacando a empresa da concorrência e influenciando a jornada do consumidor.

Consumidor confia em consumidor
O destaque foi para a RA Trustvox, a única solução brasileira de coleta e divulgação de reviewsparceira oficial do Google, ideal para e-commerces. A ferramenta coleta avaliações de consumidores com a garantia de que são verdadeiras e as divulga estrategicamente no site institucional da empresa, na página do Google e dentro do Reclame AQUI.
Reclame AQUI além do estande…
Edu Neves, cofundador e CEO do Reclame AQUI, fez uma palestra no estande do Pagar.me. Além disso, o Edu Neves também participou do podcast Papo de CEO com Dario Perez e conversou com Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Em uma outra oportunidade, o Santiago Edo, CEO da Harmo, também contribuiu para o debate, afirmando que a reputação online está ligada com o local business. Juntos, os dois se tornam um indicador de confiança, provocando e influenciando a decisão de compra do consumidor.

O tema central das trocas durante o evento foi a mudança no comportamento dos consumidores, que não é mais linear como no funil de vendas tradicional. Atualmente, os clientes pesquisam diversas vezes e consultam diferentes conteúdos antes da tomada de decisão.
Confira alguns insights abaixo
– Trazer os reviews de consumidores para dentro das estratégias da empresa é tão essencial quanto qualquer ferramenta de atendimento;– A propaganda estimula o consumo, mas a decisão de compra não se resume a isso;
– Com as redes sociais, o consumidor participa da construção das marcas;
– A confiança do consumidor é estabelecida nos momentos de crise e não na perfeição do serviço;
– O cliente que teve uma solução fácil para um problema é mais fiel do que aquele que nunca enfrentou problema com uma marca;
– As marcas atualmente têm dois desafios: estarem presentes em tudo e serem as preferidas sempre;
Você também esteve no Fórum E-commerce Brasil 2023?
Comente abaixo quais são as suas percepções sobre o maior evento de comércio eletrônico do Brasil. Além disso, se você foi ao nosso estande, talvez tenha conseguido levar para casa uma carinha das reputações de pelúcia para casa!

Então, poste uma foto no Instagram e marque o perfil @raparaempresas. Por fim, nós vamos adorar te ver mais uma vez e relembrar qual foi a carinha que você conseguiu!
E até o próximo Fórum E-commerce Brasil!