O ano de 2023 está sendo de grandes mudanças no Reclame AQUI. Isso porque revimos alguns fluxos e processos internos para melhorar a experiência de todos os usuários da plataforma.
Somos o maior site de pesquisa, reputação e confiança da América Latina e, constantemente, buscamos a evolução dos nossos serviços. Afinal, “o negócio tem que ser bom para os 3: consumidor, empresa e Reclame AQUI”.
Sendo assim, o texto de hoje é para falar sobre essas mudanças no Reclame AQUI. São elas: o prazo máximo para os consumidores avaliarem suas reclamações e a limitação de acessos simultâneos à área logada para as empresas.
Vale ressaltar que essas novidades já foram publicadas no nosso blog, bem como noticiadas em outros canais oficiais do Reclame AQUI. Todavia, resolvemos reuni-las em um único texto para quem ainda não está totalmente por dentro destes assuntos. Vamos nessa?

Agora os consumidores têm 6 meses para avaliar suas reclamações
Uma das mudanças no Reclame AQUI mais notáveis é o prazo máximo de 6 meses para os consumidores avaliarem suas reclamações. O objetivo de estipular esta data limite é incentivar que os reclamantes atribuam notas com mais agilidade e com base no atendimento recebido.
Essa alteração está em vigor desde o dia 01/06/2023 e funciona assim: os 6 meses disponíveis para avaliação só começam a contar a partir da primeira resposta pública da empresa.
Após esse período, a reclamação se torna “Encerrada sem Avaliação”. Sendo assim, a mesma não aceita mais interações públicas, nem da empresa e nem do consumidor.
Entenda o que mudou
Antigamente, não havia prazo máximo para a avaliação do consumidor. Todavia, a nota atribuída ao atendimento era contabilizada na aba de acordo com a data de publicação da reclamação.
Ou seja, avaliações feitas 3 anos depois da publicação da reclamação não entravam para nenhuma das abas reputacionais da empresa.
Já as reclamações postadas antes de junho de 2023 seguem um cronograma para se tornarem “Encerradas sem Avaliação” gradualmente. Veja abaixo.

Além disso, essa mudança no Reclame AQUI também impacta as empresas, que deverão adotar estratégias ainda mais eficientes para engajar o consumidor a avaliar.
E a ampla visibilidade das reclamações e avaliações públicas resulta em benefícios não apenas os usuários do Reclame AQUI, mas também os consumidores em geral, que fazem pesquisas dentro da nossa plataforma.
Para ler mais sobre esta mudança, basta clicar no link a seguir
👉 Mudança no Reclame AQUI: prazo para avaliar uma reclamação é de 6 meses!

Limitação no acesso simultâneo à Área da Empresa
Uma outra importante mudança no Reclame AQUI é a limitação no acesso simultâneo à Área da Empresa. Isso significa que esta novidade é exclusiva para as empresas da plataforma.
A partir de julho de 2023, nossa plataforma vai adotar mais medidas de segurança digital para garantir a proteção de dados de todos os usuários. A primeira delas refere-se à limitação no acesso simultâneo à área logada da empresa.
Primeiramente entenda como é o processo hoje
Hoje em dia, todas as empresas cadastradas no Reclame AQUI possuem um login e uma senha únicos que dão acesso à área logada.
Para quem não sabe, o atendimento das reclamações ocorre dentro desta área logada. Por isso, para empresas com grandes operações, este login e senha únicos costumam ser compartilhados entre várias pessoas.
Mas esse fluxo vai mudar em breve e as comunicações já começaram a ser feitas, visto que o Reclame AQUI entende que as empresas precisam se adaptar a essa nova forma de atender seus consumidores.
O compartilhamento de login e senha não é uma prática segura. E, desde já, combater ações que podem ser prejudiciais à marca, às empresas e aos consumidores é um dos focos da nossa plataforma, além de promover um ambiente mais saudável e confiável para empresas e consumidores.
Então, a partir de julho, será permitido que 3 pessoas no máximo entrem no perfil da empresa utilizando o mesmo login e senha ao mesmo tempo. Esse número é temporário e, ainda em 2023, a quantidade de acessos simultâneos vai ser alterada mais uma vez.
O que não vai ser alterado
O Reclame AQUI continuará sendo uma plataforma pública para todos os usuários, empresas ou consumidores.
As empresas continuarão tendo acesso gratuito à área logada para fazer a tratativa das reclamações e melhor atender os seus clientes. Esta novidade servirá apenas como uma barreira a mais de segurança e proteção.
Vale ressaltar que os objetivos da mudança nos acessos simultâneos à área logada estão de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Já publicamos duas matérias sobre este assunto no nosso blog, não deixe de conferir.
👉 Reclame AQUI traz mais segurança digital para empresas cadastradas
👉 Limitação de acesso simultâneo no Reclame AQUI: mais segurança para a sua empresa!
O que você achou das mudanças no Reclame AQUI?
Por fim, as mudanças nos processos do Reclame AQUI contribuem para aumentar o nível de confiabilidade e confiança da plataforma.
Estas novidades promovem o Reclame AQUI como um ambiente mais justo, transparente e seguro, se consolidando como uma plataforma confiável para consumidores e empresas resolverem seus problemas.
Todas as movimentações atraem mais usuários para fortalecerem a posição do Reclame AQUI como um site valioso e poderoso na defesa dos direitos do consumidor.
2 comentários »
Olá, Ligia!
Quero parabenizar pelas atualizações, mas na minha opinião 6 meses para interação da reclamação é muito tempo.
O ideal seria no máximo 3 meses.
Que o reclame aqui continue assim, ficando cada vez melhor, pois assim os consumidores não entram em frias de espresas não confiáveis.