A FAQ não morreu! Apesar de ser uma ferramenta “antiga” e não mais usada como já foi em um passado não tão remoto, ainda é a estratégia ideal para esclarecer dúvidas e solucionar problemas mais simples.

O que é FAQ?

Trata-se de um acrônimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, literalmente traduzida como “perguntas mais frequentes”.
Dentro de um ambiente empresarial, FAQ é uma lista de perguntas e respostas constantemente usadas sobre um tópico específico.
O formato é frequentemente usado em artigos, sites, listas de e-mail e fóruns online, onde as questões comuns tendem a se repetir.
O objetivo do FAQ é fornecer informações que respondam a perguntas e preocupações frequentes — que partem, normalmente, dos clientes para a empresa.

Pensando no impacto que uma FAQ pode ter nos usuários que estão pesquisando e buscando mais informações sobre as empresas, o Reclame AQUI permite agora que qualquer marca divulgue suas principais dúvidas no próprio fluxo de reclamação do consumidor.

Como assim?

Caso o possível reclamante decida publicar uma reclamação para a página de alguma empresa no site, antes de iniciar a descrição do seu problema e realmente reclamar, ele tem acesso às dúvidas cadastradas por sua instituição, e assim, pode se auto atender, resolvendo seu problema sozinho ou esclarecendo uma dúvida, sem precisar entrar em contato com o seu time de atendimento.

Confira: Como o Boticário transformou um pedido das redes sociais em história especial

O Reclame AQUI também aproveitou a nova funcionalidade, e cadastrou uma FAQ no fluxo de reclamação de suas páginas no site. Confira na imagem abaixo como ela fica disponível para o usuário que decide reclamar:

A estratégia de uso da FAQ focou em tirar as dúvidas frequentes de empresas e consumidores que utilizam o site, e em disponibilizar informações importantes sobre fluxos e processos de forma rápida e fácil, para aqueles que precisam resolver o problema, e sempre completando estes conteúdos com links e passo a passos para facilitar ainda mais a experiência dos usuários.

Leia também: Páginas de reclamações são as mais acessadas por consumidores no Reclame AQUI

Inclusive, está é uma das estratégias que a sua empresa também pode utilizar ao divulgar FAQs no Reclame AQUI.

Como incluir FAQs no fluxo de reclamação?

A Brand Page, solução desenvolvida pelo Reclame AQUI com inúmeras funções de personalização de páginas e visualização de dados, agora possibilita que empresas divulguem uma FAQ com cinco (5) perguntas frequentes durante o fluxo de reclamação do consumidor.

Isso quer dizer que, se um possível reclamante, ao selecionar “Reclamar” na página de uma empresa no site, será impactado pela FAQ cadastrada pela marca, e pode resolver seu problema ou tirar sua dúvida de forma simples e rápida, sem precisar publicar uma reclamação de forma pública.

Esta é uma função que pode ajudar as empresas a evitar reclamações sobre determinados temas, como problemas mais fáceis de solucionar, mas principalmente, melhorar a experiência do consumidor em utilizar o Reclame AQUI e em se relacionar com as instituições.

Quer saber como incluir FAQs no fluxo de reclamação do seu consumidor? Então clique no botão abaixo e saiba como ⬇

Veja mais: Dê mais oportunidade para o cliente falar com você com o Contato Privado

Deixe uma resposta