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Dia dos Namorados: saiba mais sobre a 3ª data mais importante para o mercado nacional

Preparar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados é fundamental mas focar no pós-venda é ainda mais importante! Vem ler +

Já preparou o seu e-commerce para faturar mais no Dia dos Namorados? Se a resposta for não, você está perdendo tempo. Afinal de contas, essa é uma das datas comerciais mais importantes do ano. A previsão da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, (CNDL) é que, em 2022, o período movimente R$ 18,06 bilhões.

Roupas, perfumes, maquiagens, cosméticos, calçados e chocolates estão entre os presentes mais procurados. E o melhor: boa parte dos consumidores costuma fazer compras pela internet. No entanto, para conseguir converter, é fundamental planejar as ações do período e, principalmente, preparar o atendimento ao cliente.

Gostou da ideia e quer saber como a sua empresa pode aproveitar o Dia dos Namorados? Continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre o assunto. Olha só!

imagem ilustrativa dia dos namorados
Dia dos Namorados: saiba mais sobre a 3ª data mais importante para o mercado nacional

Quando é comemorado e como surgiu o Dia dos Namorados?

No Brasil, o Dia dos Namorados acontece no dia 12 de junho. Nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, a data mais romântica do ano é comemorada em 14 de fevereiro em homenagem ao dia de São Valentim — o Valentine’s Day. O santo foi um bispo no século III e ficou conhecido por celebrar uniões clandestinas em um período de guerras em que o casamento era proibido.

Por aqui o santo casamenteiro é outro: o Santo Antônio. Ele ganhou essa fama porque costumava falar sobre a importância do amor e do casamento em boa parte das suas celebrações. E como o dia de Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho, comemorar o Dia dos Namorados na véspera faz mais sentido para nossa tradição, né?

Apesar desse apelo romântico, a data não foi criada apenas para celebrar o amor. Na verdade, o Dia dos Namorados foi uma ideia de um publicitário para levantar o comércio em um período de vendas fracas.

A data a ser comemorada precisava ser em junho. E como o Brasil não tinha o costume de comemorar o Valentine’s Day em fevereiro mesmo, o dia 12 entrou oficialmente para calendário comercial em 1949 como Dia dos Namorados.

Qual é a importância da data para o mercado?

O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Mas com o crescimento da Black Friday e do Dia do Consumidor, em alguns anos, a celebração dos apaixonados já chegou a perder posições. Por outro lado, houve um período em que o Dia dos Namorados foi a estrela entre as datas sazonais.

De acordo com a 43ª edição da pesquisa Webshoppers, feita pela Ebit/Nielsen, em 2020, o Dia dos Namorados foi o período mais lucrativo para o e-commerce com faturamento 91% maior que em 2019. Houve também um crescimento de 63% no número de pedidos e 17% no valor do ticket médio.

E as expectativas de vendas em 2022 são bem animadoras, viu? Lá no início mencionamos que a previsão de faturamento do comércio em geral é de R$ 18,06 bilhões, lembra? Pois bem, o levantamento da CNDL ainda revela os principais produtos que os apaixonados pretendem comprar para presentear. Veja alguns:

  • 37,4% roupas;
  • 34,2% perfumes, cosméticos e maquiagem;
  • 22,9% calçados;
  • 19% jantar;
  • 18,6% bombons e chocolates;
  • 16,3% flores;
  • 15,5% acessórios como bijuterias, óculos, relógios, cintos etc.;
  • 14,1% joias e semijoias;
  • 12,6% bebidas;
  • 10,4% celular;
  • 9,4% livros;
  • 6,7% ida ao motel/hotel;
  • 6% vale-presente;
  • 5,9% tratamento estético;
  • 5,8% eletrônicos como TV, notebook e tablet;
  • 4,9% viagem;
  • 4,2% eletrodomésticos como geladeira, micro-ondas e fogão;
  • 3,3% jogos e videogames;
  • 2,5% dinheiro.

E olha: a Nielsen traz outra informação bem interessante a respeito do valor gasto nesses presentes. Conforme a pesquisa, a previsão é que o ticket médio fique em torno de R$ 481 — um aumento de 74% em relação a 2021.

No entanto, à medida que as vendas aumentam, a demanda por atendimento também. Logo, o número de reclamações no período costuma subir. E para evitar transtornos, é importante preparar o e-commerce para o período. É sobre isso que vamos falar a seguir.

Dia dos Namorados - Veja dicas do Blog Reclame AQUI
Dia dos Namorados – Veja dicas do Blog Reclame AQUI

Como aproveitar o Dia dos Namorados para vender mais?

Todas as datas comemorativas apresentam oportunidades para alavancar o faturamento. Mas para conseguir isso, é necessário preparar o comércio eletrônico para receber os clientes apaixonados. A seguir, vamos dar algumas dicas para vender mais no Dia dos Namorados.

Planeje as vendas

A etapa de planejamento inclui definição de metas e objetivos e elaboração estratégias para alcançar bons resultados de vendas. Uma boa dica para projetar o faturamento do período é fazer uma análise histórica.

Ao verificar o desempenho da empresa nos anos anteriores, é possível ter uma noção da demanda do período. Além do mais, você consegue identificar falhas para corrigi-las nos próximos anos.

Vamos supor que a sua loja ficou com o estoque defasado já no fim de maio. Isso significa que o planejamento não foi bem feito e que você precisa um melhor abastecimento, não é mesmo? Com base nessa e em outras informações, você pode aperfeiçoar os processos para garantir melhores resultados.

Leia também: Como alcançar alta performance em vendas no e-commerce.

Proporcione boas experiências ao cliente

Navegabilidade, preços, velocidade de carregamento da página, frete/prazos de entrega competitivos, variedade nas formas de pagamento etc. Tudo isso contribui para que o consumidor tenha boas experiências no seu e-commerce.

Quanto melhor for essa percepção, maiores são as chances de converter e fidelizar. Sendo assim, proporcione boas experiências aos clientes em todas as etapas da jornada de compra.

Para aumentar a visibilidade do e-commerce, por exemplo, é legal apostar em estratégias de SEO e incluir snippets de avaliações para conquistar boas posições no ranqueamento orgânico.

Para aumentar o tempo de permanência na página e auxiliar no processo de decisão de compra, é válido investir em reviews. Os reviews são aqueles comentários acompanhados por notas de 0 a 5 estrelas que consumidores reais atribuem ao produto, sabe?

Essas opiniões ajudam outros consumidores a tomar decisões de compra. Então, incluir o campo no seu e-commerce é uma boa estratégia para aumentar as vendas.

Saiba mais: Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Conheça o seu cliente

A lógica é simples: para proporcionar uma boa experiência, é fundamental entender muito bem o comportamento do consumidor. Afinal de contas, é isso que vai determinar o mix ideal de produtos, formas de pagamento mais atrativas, tom de voz e por aí vai.

Sendo assim, invista em tecnologias para coletar e armazenar informações úteis sobre o consumidor como hábitos de consumo, gostos, preferências, idade, gênero, salário entre outros.

Mais: tão importante quanto coletar dados é saber interpretá-los para transformar informações soltas em conhecimento estratégico para o seu negócio.

Vale a leitura: Como usar dados para melhorar o atendimento ao cliente.

Invista em campanhas que contemplem a diversidade

Corações vermelhos, velas, balões, taças de champanhe, vinho, beijos e, claro, casais apaixonados. Todos esses elementos fazem parte da decoração de lojas físicas, propagandas na televisão e campanhas de marketing digital.

No entanto, para destacar a sua empresa é importante fugir do comum e pensar em diversidade. No Dia dos Namorados é interessante representar todas as formas de amor com casais homoafetivos, inter-raciais e de diferentes idades. Além de gerar identificação com a marca, campanhas assim são legais para promover o respeito entre as pessoas.

Vale a leitura: Empresas abraçam cada vez mais a diversidade humana.

Faça promoções

Já falamos que o consumidor está disposto a gastar um pouquinho mais esse ano, lembra? Pois bem, mesmo assim, ninguém abre mão de fazer aquelas pesquisas e comparações na internet.

Isso acontece porque o consumidor é muito sensível aos preços. Pelo menos, é isso que mostra a pesquisa de fidelidade no e-commerce feita pelo Instituto Reclame AQUI. De acordo com o levantamento, mais de 55% dos clientes já trocaram de loja porque acharam o produto mais barato em outro lugar. Em vista disso, é importante cuidar da precificação para garantir valores competitivos.

E lembra da etapa do planejamento que citamos lá em cima? Quando você planeja tudo direitinho e compra com antecedência, é possível negociar com os fornecedores para conseguir preços mais legais e repassar a economia ao consumidor. Daí, todo mundo ganha.

E para incentivar o aumento do ticket médio, vale fazer campanhas de descontos progressivos, frete grátis para compras acima de determinado valor, brindes, entre outros.

Para se inspirar: Conheça o Case Boca Rosa e veja algumas estratégias de marketing que funcionam

Monte kits especiais

Em vez de vender apenas um perfume, por exemplo, você pode oferecer uma caixa com vários itens de perfumaria como hidratante, sabonete, óleo de banho etc. Essa é uma boa estratégia para aumentar o ticket médio e até melhorar o giro de itens parados no estoque.

E olha: lembre-se também das embalagens, viu? Como os consumidores compram os produtos para presentear, é necessário pensar no embrulho. Vale até personalizar caixas e cartões com a logo da sua empresa. Além de facilitar a vida do consumidor, essa é uma forma de divulgar a marca.

Ajude os compradores que deixam tudo para última hora

Quem pretende comprar o presente pela internet sabe que precisa se programar para o produto chegar antes da comemoração, não é mesmo? O problema é que nem todo mundo pensa nisso. Muitos consumidores deixam tudo para última hora e precisam recorrer às lojas físicas para não frustrar o parceiro.

Para conquistar os atrasadinhos de plantão, é interessante pensar em programas de entrega diferenciados. Em caso de fretes para a mesma cidade, por exemplo, vale oferecer pontos de retirada, entregas via motoboy ou apps de transporte para agilizar tudo. Além de aumentar as vendas, essas facilidades costumam conquistar o coração do consumidor. Logo, a estratégia também é uma boa estratégia para fidelização de clientes.

Cuide do atendimento ao cliente

Por natureza, o e-commerce proporciona experiências de compra mais autônomas. O consumidor entra no site, escolhe o produto, faz o pagamento e recebe a encomenda em casa sem nunca precisar falar com um atendente humano.

Mesmo assim é necessário deixar colaboradores a disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar o consumidor a caminhar pelo funil de vendas. Pense bem: se o cliente não se sentir seguro e confortável durante esse contato, ele não finaliza o processo de checkout.

Sendo assim, contrate colaboradores temporários se for necessário, treine a equipe e ofereça um atendimento impecável. Esse é o melhor cartão de visitas para sua empresa e pode gerar mais vendas que propagandas milionárias, viu?

Aprofunde-se no assunto: A importância do atendimento ao cliente e dicas para sua marca.

Lembre-se do pós-vendas

A jornada do consumidor não termina após o checkout na loja virtual. Afinal de contas, depois disso vêm as pesquisas de satisfação, a coleta de reviews, as ações de relacionamento e até solução de conflitos em caso de problemas na entrega, trocas, devoluções, estorno e por aí vai.

O fato é que, durante as sazonalidades, é comum que o aumento nas vendas resulte no crescimento do número de reclamações no Reclame AQUI. E para fazer uma boa gestão de reputação, é fundamental oferecer um bom atendimento pós-vendas na plataforma.

E olha: a página não serve apenas para resolver conflitos, viu? Oferecer atendimento no Reclame AQUI permite que você colete dados sobre o comportamento do cliente e entenda melhor como anda a experiência dos seus consumidores.

Mais: além de reverter o quadro de insatisfação de alguns compradores, o espaço serve para nutrir relacionamentos e até converter consumidores indecisos.

Basta analisar a jornada do consumidor no Reclame AQUI para entender a importância da plataforma para a reputação da empresa. Visitar a página da marca na plataforma já virou hábito entre os consumidores que pretendem fazer compras na internet. Essa pesquisa garante negócios mais seguros, entende?

Uma empresa que presta um bom atendimento, portanto, transmite maior credibilidade e conquista mais clientes. Então, não se esqueça do pós-vendas, combinado?

Para otimizar ainda mais o processo e organizar o fluxo de atendimento, vale até investir na API do Reclame AQUI para integração de dados. Com a ferramenta, você pode responder às postagens pelo CRM da sua empresa.

Imagem ilustrativa Dia dos Namorados
Imagem ilustrativa Dia dos Namorados

Por fim, preparar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados é fundamental para vender mais e garantir boas experiências aos consumidores. No entanto, tão importante quanto atrair clientes e converter, é garantir um bom atendimento no pós-vendas. Afinal de contas, esse momento é crucial para a fidelização.

💡 Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal saber como gerenciar crises sem interferir nos índices de reputação? Leia o artigo a seguir e conheça 3 formas de atender o Reclame AQUI sem gerar reclamações.

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