blog reclame aqui

Black Friday: conheça as principais reclamações no RA desde 2013

O Reclame AQUI realiza a cobertura da Black Friday desde o ano de 2012, com o mapeamento das principais reclamações desde 2013.

Neste post, você confere quais foram as principais reclamações sobre a Black Friday durante os últimos anos.

Histórico de reclamações da Black Friday:

2013: nesse ano, o Reclame AQUI recebeu 8,5 mil reclamações, e as principais foram:

– Problemas para acessar os sites

– Falta de estoque dos produtos anunciados

Sobre essa edição, fizemos uma pesquisa para saber a expectativa para a próxima edição da data: apenas 26% dos entrevistados pretendiam participar novamente da Black Friday em 2014, e 28% disseram que não iriam participar. Outros 45% ainda não sabiam se iriam participar.

2014: foram 12 mil reclamações, até a publicação deste post, foi a edição com o maior número de reclamações registradas para a Black Friday. Veja quais foram os principais problemas:

– Problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras

– Maquiagem de preços

– Sumiço de produtos do carrinho virtual

2015: para essa edição, foram registradas 4,4 mil reclamações, em meio à crise econômica e à desconfiança dos consumidores. Acompanhe!

– Propaganda enganosa, 36,2%

– Problemas para finalizar a compra, 9,1%

– Divergência de valores, 7,1%

2016: foram 2,9 mil reclamações, menor número desde o acompanhamento do Reclame AQUI. Veja quais foram as principais queixas:

– Propaganda enganosa, 22%

– Divergência de valores, 15,1%

– Problemas para finalizar a compra, 12%

2017: nessa edição, 3,5 mil reclamações foram registradas em uma Black Friday que decepcionou. Esse ano também registrou um aumento nas reclamações, depois de 2 anos em queda:

– Propaganda enganosa – 13,5%

– Problemas com finalização da compra – 9,6%

– Divergência de valores  – 8,8%

2018: a Black Friday do ano passado registrou um total de 5,6 mil reclamações e se moldou aos gostos dos consumidores brasileiros. Acompanhe quais foram as principais queixas:

– Propaganda enganosa – 14,2%

– Divergência de valores – 7,6%

– Problemas na finalização de compra – 7,6%

Leia também: Black Friday: a sua reputação vai influenciar o consumidor no momento da compra!

Black Friday 2019

Para a edição de 2019, o Reclame AQUI fará o mesmo acompanhamento e vai apresentar em tempo real os números atualizados dos principais problemas e das empresas mais reclamadas no período.

Fique por dentro do Blog Reclame AQUI para saber mais informações. 🙂

Fonte: Reclame AQUI Notícias

Deixe uma resposta

%d