blog reclame aqui

Confira a pesquisa que o Instituto Reclame AQUI fez sobre a Black Friday 2022

A cada dia que passa, estamos mais perto da Black Friday 2022. Nos últimos anos, empresas de todos os tamanhos e segmentos aproveitam o simbolismo da data para fazer pelo menos uma promoção. Por isso, está claro: é melhor se programar para não perder as oportunidades que só o maior evento de compras do ano é capaz de proporcionar.

Leia mais: 10 Tendências para a Black Friday 2022

Primeiramente, é preciso explicar que o Reclame AQUI faz uma cobertura especial sobre este acontecimento todos os anos. Nos últimos meses, postamos diversos artigos sobre a Black Friday, com dicas e tendências para o seu negócio potencializar as vendas e, ainda assim, satisfazer e fidelizar seu cliente.

Saiba mais: Black Friday Arquivos – Blog Reclame AQUI

E nosso trabalho não para por aí… Por meio de uma pesquisa lançada pelo nosso Instituto, estamos ouvindo as empresas para entender o comportamento de cada uma delas e quais são suas estratégias para evitar falhas e melhorar a experiência do consumidor na Black Friday 2022.

Ficou interessado em saber o que já descobrimos? Não se preocupe, a gente vai te contar o que mais chamou nossa atenção! Afinal, não queremos que ninguém fique para trás.

Se prepare para a Black Friday 2022 com a pesquisa do RA
Se prepare para a Black Friday 2022 com a pesquisa do RA

46,4% das empresas que responderam a pesquisa já começaram a se preparar para a Black Friday 2022

E erradas não estão, porque a gente sabe que o impacto da Black Friday começa muito antes da última sexta-feira de Novembro! Depois de um ano ainda colhendo os impactos causados pela pandemia da COVID-19, as expectativas de vendas para as empresas são maiores em 2022, com oportunidade de aquecimento de consumo neste segundo semestre.

Sob o mesmo ponto de vista, uma pesquisa realizada pela Globo revelou que os brasileiros estão mais propensos a fazer compras na Black Friday 2022. Para se ter uma noção, 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algo durante este evento.

Entenda: O que aprendemos com a Black Friday 2021?

Ainda de acordo com esta pesquisa, vendas por meio do e-commerce e canais omnichannel ganham destaque. E é claro que incluímos uma pergunta sobre esse tema, o resultado está no próximo tópico.

36% de quem respondeu as perguntas pretendem investir em e-commerce ou marketplace para impulsionar as vendas

Depois de alguns meses dentro de casa, sem possibilidade de sair para atividades consideradas não essenciais, parece que o brasileiro se acostumou com a praticidade e facilidade do ambiente virtual. Nesse sentido, as empresas precisam investir em e-commerce e outras estratégias que envolvam o mundo online se quiserem continuar no jogo.

Outra alternativa que já precisa estar no radar das empresas é a chamada “omnichannel”. O nome pode até assustar quem lê ou escuta este termo pela primeira vez, mas isso nada mais é do que oferecer uma experiência de compra híbrida para o cliente, como, por exemplo, comprar no site e retirar na loja.

Confira: 6 dicas para uma boa estratégia Omnichannel

49% das participantes usam a reputação do Reclame AQUI ou seus reviews verdadeiros nas campanhas de Black Friday

Não sei se você sabe, mas 97% dos consumidores leem opiniões sobre as empresas antes de comprar um determinado produto ou adquirir um serviço. Ou seja, isso significa que as pessoas não vão confiar na sua marca nesta Black Friday 2022 se você não estiver olhando com carinho para esta questão.

Além disso, trago outros dois dados importantes e que vão te convencer sobre a importância de ter uma boa reputação:

  • Cerca de 90% dos consumidores leem até dez reclamações antes de fechar uma compra no próprio site do Reclame AQUI, de acordo com dados do nosso Instituto;
  • De acordo com um estudo da Spiegel Research Center, a chance de compra de um produto que tem reviews publicados é 270% maior do que os itens que não têm nenhuma avaliação.

Não tem jeito: a palavra-chave é “confiança” quando o assunto é Black Friday 2022. Então, quem avisa amigo é: use seu perfil no Reclame AQUI, o maior portal de reputação, confiança e pesquisa de compras da América Latina, a seu favor agora mesmo.

Não perca: RA Trustvox: a solução brasileira de reviews parceira oficial do Google

Entenda o comportamento das empresas para a Black Friday 2022
Entenda o comportamento das empresas para a Black Friday 2022

Outras informações que descobrimos

  • 30% afirmam ter alcançado o objetivo de vendas na Black Friday de 2021;
  • De 10 a 20% será a média do percentual de desconto na maioria dos produtos das empresas que responderam a pesquisa;
  • E-commerce e marketplace foram os canais que mais geraram vendas durante a BF do ano passado;
  • 39% estão investindo mais nas áreas de marketing e vendas para melhorar a sua Black Friday 2022

Participe da pesquisa e nos ajude a entender melhor o comportamento das empresas!

Esta pesquisa foi feita com 200 empresas, as quais tiveram acesso ao questionário dentro da sua página no Reclame AQUI.

As perguntas vão rodar mais uma vez, por três dias, entre 20 e 22 de Setembro. E te convidamos a participar! Basta acessar a área da empresa dentro do RA. 💚

Você gostou das informações que coletamos? Conta para a gente nos comentários, redes sociais ou por um post na nossa comunidade, caso você faça parte!

Deixe uma resposta

%d