Oficialmente, a Black Friday 2022 foi até a última sexta-feira (25), mas é lógico que as reclamações não pararam durante o fim de semana. Tem gente que não recebeu o produto no prazo; tem loja que continuou com as promoções, só que o valor estava diferente do anunciado… enfim, o fato é que a data passa, mas alguns problemas vêm depois para o consumidor.
O monitoramento do Reclame AQUI mostra essa evolução. A apuração da Black Friday 2022 se iniciou às 12h da quarta-feira (23), sendo que até às 23h59 de sexta (25) tivemos 10.093 reclamações registradas. Já até o final de domingo eram 15.889 reclamações sobre Black Friday.
O número representa uma leve queda de 1,9% em relação a 2021, quando foram atingidas 16.200 reclamações até o encerramento do fim de semana. O jogo do Brasil, ocorrido na quinta-feira, de fato impactou o início da Black Friday 2022 e o envolvimento do consumidor. Mas a continuidade de algumas promoções durante o sábado e o domingo, somada a problemas derivados das compras realizadas na sexta-feira, deram impulso às reclamações, e elas quase atingiram o patamar do ano anterior.

Ranking de empresas tem movimentação
Ao longo do fim de semana, houve também movimentação no ranking de empresas com mais reclamações na Black Friday 2022 em relação à sexta-feira. As lojas online das Casas Bahia e da Americanas trocaram de posição, alternando o terceiro e o quarto lugar na tabela. O mesmo aconteceu com o serviço de entregas da Americanas e a Shopee, que trocaram a quinta e a sexta posição entre a sexta-feira e o domingo.
Já a loja online do Carrefour, que entrou para o ranking em 10º lugar nas últimas horas da Black Friday oficial, viu um aumento de reclamações no fim de semana. Assim, a empresa encerrou o domingo na 8ª colocação. O McDonalds, por sua vez, passou toda a quinta e sexta fora da tabela, mas acabou entrando em 10º lugar no encerramento do fim de semana. O que motivou essa ascensão da cadeia de fast food foram problemas no uso de cupons da campanha Méqui Friday, além de erros na entrega dos pedidos e mau atendimento, com consumidores reclamando de lanches faltando.

Tendências de consumo também tiveram mudanças
O último boletim da sexta-feira feito pelo Reclame AQUI indicou que esta seria a “Black Friday do lookinho”. A categoria de produtos com mais reclamações era Moda Feminina, representando 7,22% do total de problemas enfrentados pelo consumidor.
Como o Blog do RA apontou, isso mostrava uma mudança de tendência em relação a edições passadas da Black Friday, que focaram mais em itens para casa. Até 23h59 da sexta, a segunda categoria com mais problemas era Celulares e Smartphones (6,81%), outro clássico da data de promoções, que inclusive foi a que rendeu mais problemas em 2021.
No entanto, ao final do domingo, a ordem se inverteu: Celulares e Smartphones estava ocupando a primeira posição entre as categorias mais reclamadas, com 7,91%. Em seguida, Moda Feminina concentrava 7,01% das reclamações.
Mesmo com essa alternância, a ideia de que esta foi a “Black Friday do lookinho” ainda se reforça. Afinal, em 2021 Moda Feminina foi apenas a 7ª categoria com mais reclamações, representando 2,93% do total até o encerramento do fim de semana.
O Reclame AQUI continua monitorando as reclamações relativas à Black Friday 2022 até o início de 2023, acompanhando para ver se as empresas solucionaram os problemas ocorridos na data.
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