Os selos de verificação autenticados podem indicar segurança e confiança de um site ou empresa. Aprenda mais sobre os selos auditados pelo Reclame AQUI
Desde o boom das redes sociais até o crescimento exponencial do comércio eletrônico, a necessidade de autenticar identidades e garantir a veracidade das informações nunca foi tão importante. Afinal de contas, da mesma forma que a internet facilitou a vida da gente, também gerou oportunidades para pessoas mal-intencionadas disseminarem fake news e aplicarem fraudes.
Os selos de verificação entram nesse contexto como uma espécie de carimbo de confiança para proteger os consumidores de golpes, sabe? Aliás, esse check mark é utilizado por diversas plataformas, como Instagram, TikTok, Google Ads e até no Reclame AQUI com o selo RA Verificada.
Continue a leitura para saber mais!
O que é um selo de verificação?
Basicamente, um selo de verificação é um símbolo ou ícone atribuído a contas, websites, produtos ou conteúdos para indicar que foram autenticados e considerados legítimos por uma autoridade ou entidade confiável.
Frequentemente, o selo é representado por um ícone de check mark (✅) para confirmar que determinado perfil pertence àquela pessoa ou organização. Veja só alguns exemplos de plataformas que usam a estratégia:
- Instagram;
- Facebook;
- TikTok;
- X (antigo Twitter);
- YouTube;
- Gmail;
- Google Ads;
- Reclame AQUI.
Para que ele serve?
O principal objetivo do selo de verificação é proporcionar segurança, credibilidade e confiança aos usuários. Afinal de contas, a ferramenta diferencia fontes autênticas de perfis fakes, entende?
Será que vale a pena investir?
Sim! O selo de verificação — que, de maneira geral, é pago — funciona como um carimbo de confiança. Isso porque o processo de confirmação de identidade é bem sério para garantir a segurança dos usuários.
Se você entrar na página de uma loja nas redes sociais e visualizar a insígnia de verificação, por exemplo, significa que a plataforma confirmou a identidade do perfil. Em outras palavras, o consumidor, de fato, vai interagir com a loja legítima.
Qual é a importância de ter esse selo na página da empresa no Reclame AQUI?
O Reclame AQUI você já conhece muito bem, não é mesmo? Só para reforçar, somos um ecossistema completo que reúne os principais conteúdos de opinião gerados pelo consumidor. É um espaço de transparência que dá voz ao cliente. É por isso que o site é um dos canais de pesquisa preferidos do consumidor.
Aliás, como o Reclame AQUI já faz parte da jornada do consumidor, as marcas podem usar o espaço de maneira estratégica. Nesse contexto, dá para transformar as relações com o público em oportunidades de fortalecimento de reputação, aprimoramento dos seus serviços, fidelização de clientes e maior visibilidade no mercado.
O selo de verificação entra como uma camada extra de segurança. Isso porque ele mostra ao consumidor que, de fato, aquela página é gerenciada pela marca em questão. Além disso, o processo de auditoria do Reclame AQUI testa o funcionamento dos canais de atendimento para conceder o selo.
E olha: o consumidor fica de olho no selo, viu? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI, 67,7% dos clientes só concluem uma compra quando a marca tem o selo de verificação na plataforma.
Logo, ter uma página verificada pelo Reclame AQUI garante diversos benefícios aos consumidores e empresas, como:
- credibilidade e confiança;
- proteção contra fraudes;
- combate a desinformação;
- visibilidade e relevância.
Alerta: O golpe do falso emprego tem queda no número de reclamações, mas ainda preocupa os consumidores
Como funciona o Selo RA Verificada?
O Selo RA Verificada foi criado pelo Reclame AQUI para comprovar que a empresa existe e que os canais de atendimento funcionam.
E o melhor: além de conferir veracidade a página da empresa na plataforma, o selo de verificação também pode ser divulgado em outros canais de comunicação da marca, como site e e-mail marketing.
Só para esclarecer, a solução está disponível para todos os planos da RA Brand Page. Mas olha: não basta pagar para adquirir o selo, viu? Na verdade, a marca precisa ser aprovada pelo nosso processo de verificação para obtê-lo. E não para por aí: após concedido, a marca passa por verificações mensais para a manutenção do RA Verificada.
Para explicar melhor, vamos listar quais são as informações analisadas nesse processo! Olha só!

Reputação
Apenas empresas com reputação “RA1000”, “Ótimo”, “Bom” e “Sem Reputação Definida” podem receber o selo RA Verificada.
Mas olha: não adianta ter esse status apenas no ato da contratação, viu? Se em qualquer momento a empresa passar a ter a reputação “Suspensa”, “Em análise”, “Ruim” ou “Não Recomendada”, o selo é suspenso automaticamente.
O selo permanece se a reputação estiver como “Regular”.
Vale a leitura: Veja a diferença entre o selo RA1000 e o Selo de Verificação do Reclame AQUI.
Canais de atendimento
Ao cadastrar a sua empresa na plataforma, é necessário informar quais são os canais de atendimento disponíveis, como telefone, chat, e-mail etc. Durante o processo de auditoria, nossa equipe entrará em contato com esses canais para verificar se eles, de fato, funcionam.
Imagine só uma empresa que fornece um telefone que nem existe. Ou então um número chama até cair durante o horário de funcionamento. Esse é um indício de que a empresa não oferece canais eficientes para o consumidor entrar em contato, entende? Nesse caso, a marca seria reprovada no nosso processo de verificação e não conquistaria o selo RA Verificada.
Dados da empresa
O processo de verificação também considera as informações do CNPJ da empresa. Tudo para concluir se a empresa atua de forma regular. Os dados checados são:
- regularidade do CNPJ;
- nome fantasia e razão social;
- data de fundação;
- tipo de sociedade;
- situação fiscal;
- localização;
- ramo de atividade.
Saúde financeira
De modo geral, comportamentos financeiros de risco podem indicar que a empresa terá dificuldades de cumprir com suas obrigações no futuro. Sendo assim, também verificamos a existência de protestos e cheques sem fundo para aprovar apenas as marcas com a saúde financeira em dia.
Moral da história: seja uma empresa verificada pelo Reclame AQUI
Os selos de verificação são indispensáveis para a proteção e confiança no ambiente digital. Afinal de contas, para os consumidores, o check mark proporciona uma experiência online mais segura. Por outro lado, para as empresas, a solução pode garantir maior visibilidade.
Nesse contexto, o Selo RA Verificada merece atenção especial porque comprova que a empresa existe, tem boa reputação e que os canais de atendimento funcionam. Sendo assim, a insígnia pode gerar mais confiança para a marca, seja no Reclame AQUI, site, entre outros canais de comunicação.
Gostou da ideia e quer conquistar o selo de verificação do Reclame AQUI? Então, contrate agora mesmo a RA Brand Page e seja uma empresa RA Verificada!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
