Em pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI, 53% dos consumidores que pretendem presentear no Dia dos Namorados vão pagar o presente à vista
Será que o clima mais ameno de junho virá acompanhado de solidão para alguns consumidores no Dia dos Namorados, que acontece no próximo dia 12 de junho?
AQUI não é site de fofoca, mas de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI muitos consumidores deixarão de comprar presente no Dia dos Namorados pelo simples fato de não ter a quem presentear.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de maio e contou com a participação de 8 mil consumidores.

Entre 81% dos pesquisados que não irão comprar algum produto na data, 33% afirmam que os itens e presentes na data estão caros e este é o motivo para não investir no dia dos namorados.
Este dado é muito similar ao levantamento de 2022, onde 31,2% dos consumidores afirmaram não ter dinheiro para comprar na data.
Já outros 32% responderam que em 2023 não tem uma pessoa para dar o mimo. Os últimos 27% pesquisados declararam não ligar para datas comemorativas.
Já para os 19% respondentes que irão comprar na data, os dados da pesquisa revelam as preferências para celebrar o dia dos apaixonados.
Nem tudo está perdido: presentes à vista para os casais apaixonados
Para aqueles que decidiram presentear a pessoa amada na data, 35,7% dos consumidores escolheram investir na categoria de roupas, calçados e bolsas. Em 2022, 33,8% também foram nessa categoria de presentes. Seria o medo de não acertar o presente do amado ou amada?
Mas os românticos de plantão também apareceram: em segundo lugar, na preferência do público, 16,7% dos pesquisados vão apostar em um jantar romântico.
Será que você, será um dos apaixonados contemplados por um belo jantar? Esperamos que sim!
Em relação aos valores para comprar o presente, 46% pretendem investir entre R$100 e R$300 reais no mimo e 25% não querem ultrapassar os R$100.
O desejo do consumidor pode ser uma oportunidade para empresas?
Mas não é só de compras para o Dia dos Namorados que vive o consumidor.
Algumas vantagens, proporcionadas pelas próprias lojas, podem impactar positivamente na data (já fica a dica, empresas!): 36,8% estão esperando descontos nas lojas, e outros 30,1% mantêm a esperança de conseguirem frete grátis para compras pela internet.
As compras online também aparecem como a preferida do público: 49% pretendem comprar em sites e lojas online e 41% preferem lojas físicas.
É sempre importante lembrar que, por se tratar de uma data comemorativa, o prazo de entrega das compras pode mudar. Por isso, verifique com a loja desejada qual será o prazo estimado e praticado pela empresa para que o consumidor receba o produto a tempo.
Comparado a 2022, 54,1% optaram por comprar online. Esse resultado, um pouco maior do que o visto neste ano, pode ser pelo impacto da pandemia ainda presente na vida dos consumidores.
Novidades também aparecem na forma de pagamento
O cartão de crédito sempre aparece como um dos queridinhos do público: 45% irão usar o seu cartão de crédito para fazer as compras para o Dia dos Namorados.
Mas, mesmo com este número relevante, a maioria ainda decidiu comprar à vista: 53% dos pesquisados vão pagar no ato, e o PIX aparece como opção escolhida pela maioria dos consumidores. 21% vão comprar via PIX, 18% escolheram o pagamento em dinheiro físico e 14% através do cartão de débito.
E aí, o que achou da pesquisa realizada pelo Reclame AQUI? Conta pra gente se vai rolar presente no Dia dos Namorados ou vai curtir a data de outra forma?
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