“Tive minha reclamação desativada no Reclame AQUI, e agora?” Se você já passou por essa situação, nós viemos te contar tudo sobre a desativação de uma reclamação na plataforma.
Antes de tudo, é preciso entender que o Reclame AQUI é uma plataforma que nasceu para facilitar a comunicação entre consumidores e empresas. Mas claro, o nosso site possui regras que são válidas para todos, inclusive para o próprio Reclame AQUI.
Essas regras estão disponíveis em nossos Termos de Uso. Por esse motivo, sempre que uma reclamação é desativada, significa que ela não está de acordo com algumas das regras do Reclame AQUI.
Quer entender melhor em quais situações o Reclame AQUI desativa uma reclamação? Confira a seguir:
O Reclame AQUI é muito mais do que um site de reclamações
No Reclame AQUI, dá para reclamar de tudo?
É importante entender que toda reclamação precisa abordar um problema com a empresa, seja uma compra, contratação de um serviço ou algum prejuízo originado pela marca. Isso mesmo, se você teve um problema durante a negociação, atraso na entrega de um serviço, até mesmo acidentes de trânsito com veículo da marca, por exemplo, a reclamação pode ser postada no Reclame AQUI.
O que não pode são reclamações que abordem problemas trabalhistas. Nesses casos, você deve entrar em contato diretamente com a empresa pelos canais de atendimento oficiais para resolver o problema.
Como o Reclame AQUI te ajuda a se livrar de lojas impostoras

Reclamação tem limite?
A gente sabe que na tentativa de solução, a ansiedade toma conta e queremos um contato com a empresa o quanto antes, e aí acabamos postando mais de uma reclamação.
Por isso, outro ponto de atenção, são as reclamações em duplicidade. A duplicidade nada mais é do que uma reclamação sobre a mesma compra publicada mais de uma vez, sobre produto ou serviço relatando o mesmo problema.
Em situações assim, vale uma atenção especial, já que no Reclame AQUI não permite reclamações em duplicidade. Se você precisa responder a empresa, quer esclarecer dúvidas ou buscar mais esclarecimentos, vale realizar uma réplica. Agora, se todo o problema já foi resolvido, o melhor caminho é avaliar a reclamação.
Como a sua experiência pode ajudar a empresa e outros consumidores?
Minha Reclamação foi desativada no Reclame AQUI, e agora?
O Reclame AQUI não faz nenhuma análise prévia do conteúdo da reclamação. Entretanto, sempre que a empresa nos comunica que a reclamação não está de acordo com os Termos de Uso da plataforma, nosso time entra em ação.
O time realiza uma análise considerando todo o texto da reclamação, desde o relato do consumidor até mesmo a consideração final da empresa. Depois dessa análise, caso a reclamação não esteja de acordo com as regras do site, ela será desativada e você receberá um comunicado por e-mail.
Lembrando que as reclamações não podem ser reativadas na plataforma. Então, caso sua reclamação tenha sido desativada, vale ficar de olho e seguir duas regrinhas básicas: nada de reclamações que não abordem problemas com a marca, e nada de reclamações em duplicidade, viu?
Consumidores também podem desativar a reclamação
Além da reclamação ser desativada pelo Reclame AQUI, ela também pode ser desativada pelo próprio consumidor direto na área do consumidor. Sabe quando você percebe que faltou alguma informação importante ou até mesmo esquecer de anexar um documento importante na reclamação? São nesses casos que você pode desativar o conteúdo.
Fazer isso é bem simples, basta acessar a área do consumidor. Em “Minhas reclamações” você pode optar por desativar a reclamação, e selecionar qual conteúdo será desativado. Contudo, é importante lembrar que reclamações sem avaliação não podem ser reativadas, viu?
Ao desativar uma reclamação, ela deixa de ser lida por milhares de consumidores que passam diariamente pelo Reclame AQUI. E caso sua reclamação esteja avaliada, a nota deixa de ser contabilizada na reputação. Por isso, não esqueça, a sua reclamação pode contribuir (e muito) para a solução dos problemas de outros consumidores.